Bastianini faz magia acontecer em Silverstone e volta das férias com novo fôlego na MotoGP
Depois de vencer a corrida sprint, Enea Bastianini se colocou afiado também neste domingo (4) e fechou o fim de semana do GP da Grã-Bretanha com a primeira vitória em corrida longa da temporada. Agora, o #23 está a 49 pontos do líder
Ao que tudo indica, Enea Bastianini recebeu a carta de aceitação e esteve em Hogwarts durante as férias da MotoGP, pois voltou à ativa fazendo a magia acontecer. Neste domingo (4), o italiano mostrou força e fechou um fim de semana quase 100% — faltou só a pole-position — com uma vitória no GP da Grã-Bretanha.
Fã da saga Harry Potter, Bastianini teve um dia daqueles em Silverstone. Afinal, a bandeirada para a primeira vitória em GP na temporada 2024 veio das mãos dos irmãos James e Oliver Phelps, atores que deram vida a Fred e George Weasley nos filmes da franquia. Os gêmeos até apareceram no parque fechado, onde Enea brincou de fazer um Feitiço da Levitação tal qual um legitimo integrante da Grifinória.
Relacionadas
Nos livros, os membros da casa fundada por Godrico Grifinória tem um lema que veste perfeitamente a Bastianini: “Casa onde habitam os corações indômitos”. Pois na pista de Northamptonshire, o #23 esteve verdadeiramente indomável.
No segundo — e último ano — com a equipe de fábrica da Ducati, Bastianini conseguiu espantar todo o azar que o acompanhou no ano passado, mas, até então, ainda que estivesse mostrando um bom desempenho, não tinha alcançado o topo do pódio. Até Silverstone.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na prova inglesa, tanto no sábado quanto no domingo, Enea teve de encarar Jorge Martín. E saiu vitorioso nas duas oportunidades, ostentando mais uma vez aquela performance dos tempos de Gresini que lhe rendeu a vaga ao lado de Francesco Bagnaia.
“Foi um fim de semana perfeito”, resumiu Bastianini. “Só me faltou a pole, mas acho que hoje foi perfeito também. Sofri um pouco na primeira fase da corrida, pois cometi um erro, mas quando ultrapassei Aleix Espargaró, foi um pouco mais fácil para mim. Quando estou sozinho, consigo me sair melhor”, seguiu.
“Jorge estava em seu melhor hoje. Ele cometeu um erro e eu consegui ganhar”, comentou. “É incrível vencer com esse capacete ‘vintage’”, comentou, se referindo ao layout comemorativo pelos 75 anos do Mundial.
O italiano de Rimini encerrou o fim de semana em Silverstone somando 37 pontos, o que o promoveu à terceira colocação do Mundial de Pilotos — à frente de Marc Márquez —, com 49 pontos a menos do que Martín, que retomou a liderança do campeonato. Com 370 pontos ainda em disputa, Enea está mais do que vivo na briga pela Torre dos Campeões.
Ainda assim, Bastianini não quer se deixar levar.
“Acho que, agora, as minhas sensações são muito boas. Mas também estava bem em outros GPs, mas estava atrás e tinha de me recuperar. Era sempre difícil, mas com um ritmo muito bom. Hoje foi mais fácil, pois eu estava na frente”, comentou. “Acredito que posso fazer um bom final de temporada, mas não tenho de pensar em chances de ser campeão. Mas em ser constante e estar sempre na frente”, ponderou.
“Saio de Silverstone mais perto do que eu cheguei. Mas não é o que me importa agora. Isso vai me importar no futuro, mas tenho de ir corrida a corrida, e ver se poderei seguir assim nas próximas semanas”, encerrou.
A MotoGP volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.