Di Giannantonio é punido com 3s por infração na pressão do pneu e perde pódio em Valência

Fabio Di Giannantonio infringiu pela segunda vez a regra da pressão mínima e, por isso, foi punido com 3s no resultado final do GP da Comunidade Valenciana. Assim, piloto da Gresini caiu para a quarta colocação

Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio perdeu o pódio no GP da Comunidade Valenciana deste domingo (26). O piloto da Gresini foi punido com 3s por rodar com o pneu abaixo da pressão mínima orientada pela Michelin e, por isso, caiu para a quarta colocação.

Desde o GP da Grã-Bretanha, a MotoGP passou a monitorar a pressão dos pneus, exigindo que os pilotos fiquem acima do mínimo permitido na maior parte da disputa. Apesar de ser uma infração técnica, o campeonato adotou punições graduais. No caso da primeira ofensa, uma advertência; na segunda, 3s; na terceira, 6s; e na quarta, 12s.

No caso de Di Giannantonio, foi a segunda violação. A primeira foi registrada no sábado, durante a corrida sprint. Assim, a punição de 3s o derrubou da segunda para a quarta colocação, já que ele ficou mais de 50% abaixo do exigido.

“O painel de comissários da MotoGP impôs uma punição de 3 segundos para ser adicionada ao resultado da corrida no GP da Comunidade Valenciana, de acordo com o Acordo 3.2.1 do Regulamento de Provas do Mundial de Motovelocidade”, diz o texto da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). “Seguindo o protocolo de punições por pressão de pneus da MotoGP, e por ser uma segunda infração na temporada, a punição apropriada neste caso é de 3s adicionados ao tempo final”, completou.

LEIA MAIS
📌 Bagnaia quebra ‘maldição’ e renova título estampando #1 pela primeira vez em 25 anos
📌 Bagnaia mostra poder de reação para fugir do inferno e garantir bicampeonato da MotoGP
📌 Ducati ratifica fase brilhante e faz com Bagnaia o que faltou com Stoner: bi da MotoGP
📌 Bagnaia entra para lista de bicampeões da MotoGP com taça em Valência. Veja ranking

Fabio Di Giannantonio (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chefe da equipe de Di Giannantonio na Gresini, Frankie Carchedi se desculpou com o piloto pela violação.

“Só quero pedir desculpas ao meu garoto, que se formou hoje com estilo!”, escreveu Carchedi no Twitter. “Ontem nós acertamos na pressão do pneu dianteiro. Hoje, para garantir, coloque 0.2 bar mais alta. Por só duas voltas, 0.001 na dianteira foi baixo demais”, completou.

Além de Di Giannantonio, Brad Binder também foi punido, mas, como se trata da primeira violação, o sul-africano recebeu apenas uma advertência.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.