Quartararo caça Ducati e escapa para vencer GP de Doha. Zarco bate Martín e é 2º

Fabio Quartararo parecia quieto no meio da corrida em Doha, mas superou os rivais da Ducati para conquistar a primeira vitória na temporada. Johann Zarco e Jorge Martín fecharam o pódio em Losail

Jorge Martín arrancou aplausos do paddock por pole na MotoGP (Vídeo: MotoGP)

O GP de Doha da MotoGP parecia mais uma prova da Moto3, com o pelotão agrupado e muitas trocas na liderança. Depois de muitas disputas, Fabio Quartararo assumiu a liderança a quatro voltas para o final, disparou na frente conseguiu a primeira vitória na temporada, a segunda consecutiva para a Yamaha no campeonato. Johann Zarco e Jorge Martín fecharam o pódio em Losail.

Álex Rins ficou com a quarta colocação, seguido por Maverick Viñales, vencedor da primeira etapa do campeoanto. Francesco Bagnaia, Jack Miller, Joan Mir, Brad Binder e Alex Espargaró fecharam o top-10 no Catar.

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Johann Zarco superou Jorge Martín na volta final e ficou em 2º (Foto: Pramac)

Com o resultado da corrida em Doha, Zarco chegou aos 40 pontos e assumiu a liderança do Mundial, quatro pontos à frente de Quartararo. Viñales caiu para terceiro, seguido por Bagnaia e Rins. No Mundial de Construtores, a Yamaha lidera, assim como no Mundial de Equipes.

A MotoGP retorna às pistas em 18 de abril para o GP de Portugal, em Portimão, terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade.

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Saiba como foi o GP de Doha de MotoGP:

A temperatura seguiu caindo com o passar das horas. A MotoGP alinhou para a última das corridas noturnas da temporada com os termômetros medindo 21°C, com o asfalto chegando em 22°C. Diferente do previsto, porém, a temperatura do vento tinha diminuído um pouquinho e estava em 16 km/h.

Neste fim de semana, a Michelin disponibilizou pneus macios, médios e duros, com os traseiros e o dianteiro médio construídos em versão assimétrica, com a borracha mais resistente do lado direito do calçado. Quando foram para o grid, os pilotos tinham uma escolha quase uniforme, com a maioria optando pelo macio dianteiro, com exceção das quatro KTMs de Danilo Petrucci, Iker Lecuona, Brad Binder e Miguel Oliveira, que escolheram o médio. Na traseira, todos escolheram os macios.

Quando as luzes se apagaram na reta de Losail, o pole Jorge Martín repetiu a dose da semana passada e largou muito bem, mantendo a ponta, à frente de Zarco, Aleix Espargaró, Rins e Oliveira, que fez uma saída espetacular. As Yamaha andaram para trás na largada em Doha, com Quartararo caindo para sétimo e Viñales, nono.

A largada do GP de Doha da MotoGP (Vídeo: MotoGP)

Só na segunda corrida da carreira, Martín imprimiu um ritmo forte no primeiro giro para escapar das garras de Zarco, abrindo cerca de 0s2. Aleix e Rins vinham bem próximos dos ponteiros, mas o pelotão atrás tampouco estava distante.

Ainda na volta 3, Aleix lançou um ataque na direção de Rins, mas o catalão não conseguiu manter a linha e perdeu a posição, voltando para o quarto posto. Álex, então, grudou em Zarco, tentando tomar a segunda posição.

Mais atrás, Francesco Bagnaia passou Fabio Quartararo e assumiu o oitavo lugar no GP de Doha. Viñales vinha em décimo, à frente de Binder, Pol Espargaró e Franco Morbidelli.

Dupla da Pramac domina o início da corrida em Losail (Vídeo: MotoGP)

No fim da volta quatro, Rins conseguiu passar Zarco por dentro no miolo da pista, mas o troco foi praticamente imediato, contando com a força do motor Ducati na reta de Losail. O piloto da Suzuki não entregou os pontos, passou de novo, mas errou e viu o francês passar de novo. Na curva 6, Álex atacou mais uma vez e, desta vez, fez valer.

Enquanto isso, Martín foi tentando se afastar, chegou a abrir 0s6, mas a diferença caiu rápido, com Rins entrando na pressão pela liderança. Sem conseguir passar, o piloto da moto #42 perdeu o segundo posto para Zarco mais uma vez. De novo na reta, com a potência da moto de Bolonha.

Atrás, Bagnaia subiu para sexto, à frente de Miller. Quartararo caiu para oitavo, à frente de Oliveira e Viñales.

Johann Zarco e Álex Rins travaram um bom duelo no início do GP de Doha (Vídeo: MotoGP)

Rodando mais rápido que todo mundo, cravando uma volta rápida atrás da outra, Bagnaia foi escalando o pelotão e passou Mir para ser o quinto. Atrás, Viñales deixou Oliveira para trás e assumiu o nono posto.

Rins atacou mais uma vez e conseguiu recuperar o segundo posto de Zarco, 0s462 atrás de Martín, que seguia sem ser incomodado na liderança.

No final do nono giro, Zarco retomou a segunda posição de Rins, já 0s389 atrás de Martín. O primeiro pelotão seguia compacto, como nove pilotos: Martín, Zarco, Rins, Aleix, Bagnaia. Mir, Miller, Quartararo e Viñales. Décimo, Binder tinha 1s4 de atraso para o vencedor do GP do Catar.

Pouco depois, Miller partiu para o ataque. Empurrado pelo potente motor Ducati, o australiano jantou Mir e Aleix Espargaró na curva 16. Joan aproveitou e também deixou o piloto da Aprilia pelo caminho.

Pelotão da MotoGP mostrou muito equilíbrio em Losail (Vídeo: MotoGP)

1s7 atrás do líder, Viñales era o dono do melhor ritmo da corrida. Restavam 12 das 22 voltas do GP de Doha.

Com 11 voltas para o fim, Rins levou um belo de um susto ao perder a frente da GSX-RR. O espanhol conseguiu evitar o tombo, mas não teve como se defender de Bagnaia, que tomou a terceira colocação pouco depois.

Ao passo em que o pelotão ia se pegando, Martín seguia firme e forte na ponta, agora com 0s422 de vantagem para Zarco. Mais atrás, Mir atacou Miller, tocou no rival da Ducati na curva 10 e tomou a posição.

Miller e Mir tiveram um novo toque na sequência, o campeão não teve condições de se defender na reta e ainda foi superado por Aleix e Viñales. O toque entre Jack e Joan foi revisado pela FIM.

Miller e Mir se enroscaram no GP de Doha (Foto: Reprodução)

Mais atrás, Álex Márquez e Iker Lecuona caíram em momentos diferentes e abandonaram a disputa.

Quartararo também aumentou o ritmo em Doha, passou Rins e assumiu a quarta colocação. Aleix era o sexto, seguido por Miller, Viñales, Mir e Pol Espargaró.

A cinco voltas do fim, Zarco se aproximou de Martín na briga pela liderança, mas logo foi superado por Quartararo no miolo do circuito e o piloto da Yamaha subiu para a ponta. Na reta principal, porém, o espanhol se recuperou e deixou o francês pelo caminho. Mais atrás, Viñales superou Zarco pelo terceiro posto.

No giro 20, Viñales foi advertido por abusar dos limites de pista, mas sem punição. Na frente, Quartararo passou a abrir vantagem enquanto o companheiro de time se enroscava com a dupla da Pramac e Rins.

Na volta final, ainda teve Zarco superando o companheiro Martín na disputa pela segunda posição. Nenhum deles, porém, foi capaz de chegar perto de Quartararo, o vencedor em Doha.

Faltando sete voltas para a bandeirada, Martín seguia na liderança sem ser ameaçado, 0s370 à frente de Zarco. Bagnaia, por sua vez, ia resistindo à pressão de Quartararo pelo terceiro posto. Pecco, porém, passou da freada na curva 1 e caiu para a sétima colocação no GP de Doha.

Quem também vinha escalando era Viñales. Com cinco voltas para o fim, o espanhol passou Rins por dentro na curva 4 e assumiu o quinto posto. Lá na ponta, Quartararo tomou o segundo posto de Zarco, com Maverick passando Miller pela quarta posição.

No fim da volta 18, Martín recebeu o primeiro ataque direto e perdeu a liderança para Fabio, mas o troco foi quase imediato, com o espanhol retomando fácil na reta aproveitando o vácuo. O francês pressionou e conseguiu mais uma vez, aproveitando a velocidade de curva da YZR-M1. Viñales era terceiro.

Uma vez na ponta do GP de Doha, Quartararo apertou o passo e tratou de abrir vantagem. Era o único jeito de escapar da força do motor da Desmosedici na reta de mais de 1 km de Losail. Enquanto isso, Zarco passou Viñales e recuperou o terceiro posto.

Faltando só dois giros em Doha, a diferença entre Quartararo e Martín era de 0s571, com Zarco ainda pressionado por Viñales pelo terceiro posto.

Na 21ª volta, Mir passou Aleix, mas errou pouco depois e despencou no grid.

Para o giro final, Quartararo abriu mais de 0s8 de vantagem, praticamente assegurando a vitória. Martín, porém, vinha bem pressionado por Zarco, que conseguiu passar nos metros finais para receber a bandeirada com 0s043 de frente para o companheiro de Pramac em Doha.

Ex-Gresini na Moto3, Martín dedicou o primeiro pódio da carreira a Fausto Gresini, que morreu no início do ano, vítima da Covid-19.

MotoGP 2021, GP de Doha, Losail, Corrida:

1F QUARTARAROYamaha42:23.99722 voltas
2J ZARCOPramac Ducati+1.457 
3J MARTÍNPramac Ducati+1.500 
4A RINSSuzuki+2.088 
5M VIÑALESYamaha+2.110 
6F BAGNAIADucati+2.642 
7J MIRSuzuki+4.868 
8B BINDERKTM+4.979 
9J MILLERDucati+5.365 
10A ESPARGARÓAprilia Gresini+5.382 
11E BASTIANINIAvintia Ducati+5.550 
12F MORBIDELLISRT Yamaha+5.787 
13P ESPARGARÓHonda+6.063 
14S BRADLHonda+6.453 
15M OLIVEIRAKTM+8.928 
16V ROSSISRT Yamaha+14.246 
17T NAKAGAMILCR Honda+16.241 
18L MARINIAvintia VR46 Ducati+16.472 
19D PETRUCCITech3 KTM+16.779 
20L SAVADORIAprilia Gresini+38.775 
21A MÁRQUEZLCR HondaAbandonou 
22I LECUONATech3 KTMAbandonou 

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