Aleix Espargaró tinha a pole, o bom ritmo e o favoritismo para vencer o GP da Catalunha da MotoGP. Mas, ele não esperava pela ótima largada de Fabio Quartararo, que o ultrapassou logo na primeira curva e abriu a vantagem necessária para cruzar a linha de chegada com tranquilidade em primeiro lugar. Foi a segunda vitória de ‘El Diablo’ na temporada, que segue firme na liderança do campeonato.
Espargaró lutou para ficar com a segunda colocação, já que tinha a pressão dos dois pilotos da Pramac. Mas, num final que parecia tranquilo, o piloto de Granollers cometeu um erro bizarro ao pensar que a corrida havia terminado uma volta antes do final e foi perdendo posições, dando espaço para Jorge Martín ocupar o segundo lugar, à frente de Johann Zarco, seu companheiro de equipe — ou seja, as duas motos da Pramac subiram no pódio em Barcelona.
WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP na temporada 2023
LADO A LADO
▶️ Bastianini x Martín: as opções da Ducati para 2023
Na quarta colocação, apareceu um surpreendente Joan Mir, que largou de 17º e também tirou proveito da bobeada do piloto da casa. Aleix acabou fechando apenas em quinto, absolutamente inconsolável pelo erro que cometeu. Completam o top-10: Luca Marini, Maverick Viñales, Brad Binder, Miguel Oliveira e Álex Márquez.
Na primeira volta, Francesco Bagnaia e Álex Rins acabaram sofrendo quedas após um erro de Takaaki Nakagami. A direção de prova até chegou a investigar a ação do japonês, mas ninguém sofreu punição. O italiano até tentou retornar à corrida, mas abandonou.
A MotoGP volta às pistas no próximo dia 19 de junho, para o GP da Alemanha, em Sachsenring, décima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o GP da Catalunha de MotoGP:
Tal qual aconteceu em todo o fim de semana, um sol de rachar apareceu no domingo em Barcelona. Antes da largada, a temperatura estava em 30°C, com o asfalto chegando a 56°C. A umidade relativa do ar era de 46%, com a velocidade do vento chegando a 13 km/h.
Na saída para a pista, a escolha de pneus foi bastante variada. A maioria dos pilotos optou pelos dianteiros médios, mas as quatro motos da KTM calçaram os duros. Na traseira, a maioria também foi com os médios, enquanto Jack Miller, Johann Zarco, Marco Bezzecchi, Stefan Bradl, Pol Espargaró, Brad Binder, as duas Suzuki e Franco Morbidelli escolheram os duros. Maverick Viñales foi o único que arriscou com o macio.
Antes da largada, porém, Brad Binder, Álex Rins e Joan Mir abandonaram os duros e mudaram para os traseiros médios.
No instante em que as luzes se apagaram na reta do circuito da Catalunha, os espectadores viram Aleix Espargaró largar bem e manter a liderança nos primeiros metros, mas Fabio Quartararo pular na frente logo na primeira curva.
A curva 1, aliás, viu um acidente que tirou de combate um dos candidatos à vitória: Pecco Bagnaia. O revés começou com Takaaki Nakagami, que caiu, tocou a traseira de Pecco e ainda coletou Álex Rins, causando um tombo assustador do piloto da Suzuki.
Assim, Jorge Martín pulou para terceiro, diante de Johann Zarco, Pol Espargaró, Joan Mir, Luca Marini e Maverick Viñales.
Na volta 3, enquanto Quartararo ia abrindo vantagem na ponta, Martín tomou o segundo posto de Aleix. A margem de Fabio já estava na casa de 1s.
Ainda no início da disputa, Joan Mir foi punido com a perda de uma posição por ter ultrapassado durante uma bandeira amarela. A sanção, contudo, pouco abalou a performance do campeão de 2020.
Imprimindo um ritmo fortíssimo neste início de corrida, Quartararo foi se afastando mais e mais e, na sexta volta, já tinha 1s8 de margem para Martín. Terceiro, Aleix ia tentando chegar em Jorge, já com uma boa folga em relação a Zarco. Mir era quinto, diante de Marini, Bastianini, Viñales, Brad Binder e Oliveira.
Marco Bezzecchi também caiu neste início de disputa, mas até conseguiu subir na moto e voltar. O italiano, porém, logo entrou nos boxes e deu o GP da Catalunha por encerrado.
Na volta 8, mais um revés para Bastianini na temporada: uma queda na curva 5 marcou o segundo abandono consecutivo para o piloto da Gresini, o afastando ainda mais da briga pelo título de 2022. Pouco depois, Fabio Di Giannantonio também caiu, encerrando mais cedo a participação da equipe italiana na disputa.
Na décima volta, Aleix, enfim, quebrou a resistência de Martín e tomou a segunda colocação. Com 15 voltas pela frente, porém, o piloto da casa já tinha 3s3 de atraso para Quartararo, que vinha dominante na disputa.
Apesar do empenho de Aleix em tentar reduzir a vantagem de Fabio, o francês conseguiu se afastar mais ainda, abrindo 3s950 de margem na abertura da 14ª volta. Martín, porém, não tinha perdido contato com o #41 e tinha Zarco tentando voltar à briga.
Com nove voltas para o fim, Martín aproveitou o vácuo na reta para colar e passou Aleix mais uma vez na curva 1, retomando o segundo lugar. Quarto, Zarco vinha tentando chegar na briga pelo pódio.
Pelas imagens, foi possível notar que o pneu direito de Aleix estava bastante desgastado. Ainda assim, o catalão ia tentando manter contato com Jorge na esperança de recuperar o segundo posto em Barcelona.
Com quatro voltas para o fim, Aleix seguiu a receita de grudar em Martín na reta e dar bote na entrada da curva 1, aproveitando bem a agilidade da RS-GP para abrir um pouco de vantagem logo na sequência. Zarco seguia por ali, mas não tão próximo para ameaçar imediatamente o companheiro de Pramac.
Aleix abriu uma boa vantagem e vinha consolidando a posição no fim da corrida, mas cometeu um erro bizarro: achou que a corrida tinha acabado e começou a comemorar, despencando para a quinta colocação.
O piloto da Aprilia voltou aos boxes inconsolável e, além da equipe, da esposa, Laura, e dos filhos, Max e Mia, recebeu o apoio de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, promotora do Mundial, que foi pessoalmente aos boxes oferecer um abraço ao espanhol.
MotoGP 2022, GP da Catalunha, Barcelona, Corrida:
1 | F QUARTARARO | Yamaha | 40min29s360 | 24 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +6.473 | |
3 | J ZARCO | Pramac Ducati | +8.385 | |
4 | J MIR | Suzuki | +11.481 | |
5 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +14.395 | |
6 | L MARINI | VR46 Ducati | +15.430 | |
7 | M VIÑALES | Aprilia | +15.975 | |
8 | B BINDER | KTM | +21.436 | |
9 | M OLIVEIRA | KTM | +26.800 | |
10 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | +30.460 | |
11 | R GARDNER | Tech3 KTM | +32.443 | |
12 | D BINDER | RNF Yamaha | +32.881 | |
13 | F MORBIDELLI | Yamaha | +33.168 | |
14 | J MILLER | Ducati | +34.693 | |
15 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +37.844 | |
16 | M PIRRO | Ducati | +44.533 | |
17 | P ESPARGARÓ | Honda | +46.199 | |
18 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | Abandonou | |
19 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | Abandonou | |
20 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | Abandonou | |
21 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | Abandonou | |
22 | F BAGNAIA | Ducati | Abandonou | |
23 | Á RINS | Suzuki | Abandonou | |
24 | T NAKAGAMI | LCR Honda | Abandonou | |
25 | S BRADL | Honda | Abandonou |
LEIA TAMBÉM
# Viñales sonha com 1-2 da Aprilia na Catalunha: “Vamos nos esforçar ao máximo”
# Pol Espargaró analisa opções e aceita ‘rebaixamento’ para LCR: “Não é um problema”
# Yamaha reitera confiança em Morbidelli e diz: “Nunca pensamos em dispensá-lo”