Aldeguer vence GP da Grã-Bretanha da Moto2. Acosta assume liderança do campeonato

Fermín Aldeguer sobrou a partir do momento em que assumiu a liderança em Silverstone e venceu pela primeira vez na Moto2 no GP da Grã-Bretanha. Pedro Acosta vai ao pódio e toma liderança do campeonato das mãos de Tony Arbolino

O GP da Grã-Bretanha da Moto2 encerrou o fim de semana de atividades da MotoGP em Silverstone, na manhã deste domingo (6), e Fermín Aldeguer conquistou sua primeira vitória em uma corrida que se provou complicada após uma briga feroz pela liderança na parte inicial. Arón Canet terminou na segunda colocação, 2s5 atrás do vencedor, enquanto Pedro Acosta completou o pódio e tomou a liderança do campeonato de Tony Arbolino.

Joe Roberts terminou na quarta colocação, Manuel González foi o quinto, e Barry Baltus fechou em sexto. Sam Lowes cruzou a linha de chegada no sétimo lugar, com Ai Ogura em oitavo e Somkiat Chiantra em nono. Ex-líder do campeonato, Arbolino demonstrou bastante chateação após completar apenas em décimo.

A briga pela ponta foi feroz na primeira metade da disputa em Silverstone, e sete pilotos abandonaram a prova ao longo das 17 voltas, todos após quedas. Entretanto, Aldeguer aproveitou um duelo entre Canet e Acosta pelo segundo lugar a quatro voltas do fim e disparou na frente, conquistando sua primeira vitória com autoridade na pista inglesa.

A próxima etapa da Moto2 acontece apenas no dia 20 de agosto, com o GP da Áustria, disputado no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira a largada da Moto2 em Silverstone (Vídeo: MotoGP)

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha da Moto2

Alonso López assumiu a liderança logo na primeira volta, enquanto Fermín Aldeguer se postou atrás e deixou Pedro Acosta em terceiro. Na parte de trás do pelotão, um acidente tirou Rory Skinner, Borja Gómez, Taiga Hada e Dennis Foggia da corrida antes da abertura do segundo giro.

Apesar dos danos, a direção de prova optou apenas por uma bandeira amarela no setor 1, e a prova seguiu normalmente. Arón Canet atacou Aldeguer e tomou a terceira colocação, instantes antes de Jake Dixon também cair e abandonar a corrida de casa.

Com 24 motos ainda na pista, o setor 4 também passou a ter a bandeira amarela acionada. Isso não impediu, entretanto, que Acosta atacasse López pela primeira colocação — o líder, porém, deu o troco e retomou o posto. Mais atrás, Aldeguer passou Tony Arbolino e assumiu o quarto lugar.

A briga também se estendia a algumas posições menos privilegiadas do pelotão, e Celestino Vietti atacou Somkiat Chiantra pelo 12º lugar. Logo em seguida, o italiano também passou Ai Ogura e tomou o 11º posto. Na briga entre os ponteiros, Canet passou Acosta e foi para cima de López, assumindo o primeiro lugar com 14 voltas para o fim.

Quatro pilotos caíram logo após a largada em Silverstone (Vídeo: MotoGP)

Darryn Binder acabou punido por direção irresponsável no acidente de Dixon e recebeu uma volta longa, pouco antes de Sergio García ir ao chão e deixar a disputa com 23 carros. Lá na frente, Canet liderava, seguido por López, Acosta, Aldeguer e Barry Baltus.

Com 13 voltas para o fim, Canet abriu distância pela primeira vez em relação a López e viu as duas motos separadas por 0s8. A batalha pelo segundo lugar, por outro lado, se intensificou: Baltus atacou Aldeguer e foi para cima de Acosta, que se defendeu tentando passar López. No fim, Barry até tomou o quarto lugar momentaneamente, mas foi novamente ultrapassado por Fermín.

Neste momento, com 12 voltas para o fim, o top-10 tinha Canet, López, Acosta, Aldeguer, Baltus, Joe Roberts, Arbolino, Manuel González, Ogura e Vietti, nesta ordem.

Tentando entrar no grupo dos dez primeiros, Sam Lowes apertou o ritmo e anotou a volta mais rápida no giro seguinte, com 2min05s447. O ritmo acabou premiado com a nona colocação, após duas ultrapassagens seguidas sobre Ogura e Vietti. O japonês, entretanto, retomou o 9º lugar instantes depois.

A briga pela ponta entre Canet e López (Vídeo: MotoGP)

Lá na frente, Canet seguia abrindo vantagem e já tinha 1s de distância para o segundo colocado — àquela altura, Pedro Acosta. Naquele momento, a maior briga acontecia entre Baltus e López, que duelavam pelo quarto posto. A pressão do belga pareceu surtir efeito, e Alonso sofreu uma queda no giro seguinte. Com o abandono, Barry assumiu a posição.

A distância de Canet foi rapidamente dizimada por Aldeguer, que tomou a ponta com 8 voltas para o encerramento da corrida. Relegado ao segundo posto, Arón passou a se defender de Acosta, que abriu bons 1s2 de vantagem em relação a Roberts. Assim, os três primeiros formavam um pelotão único, enquanto Arbolino — líder do campeonato — sofria e não passava de 8º.

Com 6 voltas para o fim, Canet foi punido pela direção de prova por ultrapassar em bandeira amarela e precisou ceder uma posição, o que rendeu a Acosta uma passagem grátis ao segundo lugar. Mais atrás, Arbolino perdeu mais uma colocação e caiu para nono, atrás de Ogura.

Canet atacou Acosta e tomou a segunda colocação de volta, mas a briga custou aos dois: Aldeguer aproveitou e abriu 1s de vantagem na liderança, com apenas 4 voltas restantes até a bandeirada. O pelotão se estabilizou atrás do quarto colocado Roberts, que liderava o segundo bloco. Baltus pressionava, mas também precisava se preocupar com a aproximação de Manuel González.

Aldeguer venceu pela primeira vez na Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Canet apertou o ritmo com 3 voltas restantes e diminuiu a vantagem de Aldeguer para 0s9, ao mesmo tempo em que abriu 1s1 em relação a Acosta. O 3º lugar do espanhol, inclusive, o credenciava à liderança do campeonato, já que Arbolino lutava para segurar Chantra e se manter em nono.

Mostrando que estava no controle, Aldeguer abriu a última volta com o giro mais rápido, 2min04s956, e os 2s6 de vantagem em relação a Canet o davam tranquilidade para contornar as últimas curvas. O líder não foi mais ameaçado até o fim, enquanto Acosta segurou o pódio com tranquilidade, assumiu a liderança do campeonato e ainda viu Chantra tomar o nono lugar de Arbolino.

Moto2 2023, GP da Grã-Bretanha, Silverstone:

1F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro17 voltas
2A CANETPONS Kalex+2.546
3P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+3.883
4J ROBERTSItaltrans Kalex+6.460
5M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+7.162
6B BALTUSRW Kalex+7.574
7S LOWESMarc VDS Kalex+7.623
8A OGURATeam Asia Kalex+9.138
9S CHANTRATeam Asia Kalex+12.280
10T ARBOLINOMarc VDS Kalex+13.094
11J ALCOBAGresini Kalex+16.571
12C VIETTIFantic Kalex+16.708
13F SALACGresini Kalex+16.828
14A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+18.835
15D BINDERIntactGP Kalex+29.061
16L TULOVICIntactGP Kalex+29.556
17B BENDSNEYDERSAG Kalex+38.437
18A ESCRIGForward+40.838
19M RAMÍREZForward+42.853
20Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+45.139
21I GUEVARAAspar Kalex+1:05.750
22K NOZANEVR46 Master Camp Kalex+1:10.688
23A LÓPEZSpeed UP BoscoscuroNC
24S GARCIAPONS KalexNC
25J DIXONAspar KalexNC
26R SKINNERAmerican KalexNC
27T HADASAG KalexNC
28B GOMEZFantic KalexNC
29D FOGGIAItaltrans KalexNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.