Fernández vence GP da Europa de infortúnios de candidatos ao título da Moto3
Raúl Fernández aproveitou os azares dos postulantes ao título, dominou quase de ponta a ponta e garantiu a primeira vitória no Mundial de Motovelocidade. Sergio García e Ai Ogura completaram o pódio
Raúl Fernández fez exibição de gala no GP da Europa da Moto3. Na corrida deste domingo (8), o piloto soube aproveitar as oportunidades para assumir a primeira colocação, abrir respiro confortável e conquistar a vitória em Valência.
O competidor da Red Bull KTM Ajo dominou quase de ponta a ponta para cruzar a linha de chegada com pouco mais de 1s5 de vantagem para o restante do pelotão e assegurar a primeira vitória no Mundial de Motovelocidade.
Relacionadas
Sergio García deu bote certeiro na última volta para cruzar a linha de chegada na segunda colocação e estrear no pódio no campeonato 2020. Ai Ogura se manteve forte na briga pelo título ao completar o top-3 em Valência.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Quem teve um grande revés foi Albert Arenas. O líder da classificação conseguiu se esquivar de um acidente ainda na primeira volta, mas acabou vítima indireta. O piloto da Aspar teve de ir aos boxes e pouco depois retornou a pista, mas recebeu bandeira preta e foi excluído da disputa por direção irresponsável.
Os demais postulantes ao título tiveram dia de azares no circuito Ricardo Tormo. Quando liderava, Celestino Vietti se envolveu em um acidente e terminou a disputa na última colocação, enquanto John McPhee e Jaume Masià não viram a bandeira quadriculada.
Com o resultado desta antepenúltima prova da temporada 2020, Arenas segue na liderança do Mundial com 157 pontos, só três a mais do que Ogura. Vietti é o terceiro, 20 atrás do líder. Arbolino é o quarto, com Masià fechando um top-5 coberto por 24 tentos.
No Mundial de Construtores, a Honda lidera com 281 pontos, só quatro a mais que a KTM. A Leopard comanda o Mundial de Equipes, à frente de Aspar e VR46, que seguem na briga pelo título.
Saiba como foi o GP da Europa de Moto3:
Tal qual indicaram os meteorologistas, o domingo amanheceu com condições climáticas completamente diferentes dos dois dias anteriores. Depois de dias bastante nublados, o domingo tinha céu azul, apesar das muitas nuvens claras no céu, mas as temperaturas seguiam baixas, com os termômetros medindo 17°C e o asfalto chegando a 16°C.
Na hora da largada, Celestino Vietti saltou para a ponta, com Alonso López se instalando em segundo pouco depois. John McPhee não saiu bem e despencou para nono ainda nos primeiros metros no Ricardo Tormo.
No começo da volta 2, López tomou a liderança de Vietti, mas ficou pouco por lá, já que Raúl Fernández deu o bote pouco depois. Alguns metros adiante, na curva 4, Vietti caiu no meio do bolo. Como efeito dominó, López atingiu a traseira de Arenas e caiu. Líder do Mundial, Albert quase foi junto, mas apesar de ter evitado a queda, acabou com algum problema na moto e for forçado a parar nos boxes.
Assim, Fernández tomou a ponta, com Tony Arbolino aparecendo para ocupar a segunda colocação, à frente de Darryn Binder, Ai Ogura e Sergio García.
Fernández, aliás, não só tomou a ponta, mas também abriu uma vantagem enorme, especialmente para os padrões Moto3: 2s6.
Na volta 5, McPhee caiu na curva 1, mas escapou de lesões mais sérias. Ainda assim, era fim de prova para o piloto da SRT.
No mesmo giro, Arenas voltou para a pista depois de a Aspar arrumar a KTM. O espanhol era o último colocado.
Vice-líder do campeonato, Ai Ogura foi alertado pelos mecânicos de que Arenas, Vietti e McPhee tinham sido nocauteados. Era uma boa oportunidade para ganhar pontos e esquentar a briga pelo título.
Com Raúl mais e mais distante, o foco de atenção mudou para o segundo lugar. Arbolino defendia bem a posição, mas era pressionado por García, Ogura e Binder, que formavam o segundo pelotão.
Vencedor das últimas duas corridas, Jaume Masià não foi muito longe na etapa 1 de Valência. O piloto da Leopard caiu na curva 4 e saiu dolorido após uma série de cambalhotas. O espanhol era o quarto no Mundial e seguia vivo na briga.
García atacou Arbolino e conseguiu assumir a segunda posição, mas levou o troco quase que imediatamente. Ogura, então, aproveitou para pular para terceiro.
Na corrida deste domingo, os limites da pista vinham sendo ignorados pelos pilotos, o que causou uma série de punições da volta longa. Romano Fenati, por exemplo, foi um dos sancionados, enquanto Dennis Foggia teve de cumprir a pena duas vezes depois de não pagar a primeira advertência.
Apesar de estar em último, Arenas vinha no meio do bolo e aproveitou para sinalizar para Binder para que colocasse na traseira para ser puxado até o pelotão. A ideia, porém, não foi das mais inteligentes. O espanhol levou uma bandeira azul, uma indicação clara para abrir caminho para o sul-africano e, pouco depois, recebeu bandeira preta e foi desclassificado por direção irresponsável.
Na volta 14, foi Tatsuki Suzuki quem encerrou a participação na corrida com uma queda. O japonês não se machucou, mas saiu irritado. Pouco depois, Foggia caiu na curva 8 e abandonou.
No pit-lane, o Team Asia ia empenhado em alertar Ogura para aproveitar a boa chance. Depois de avisar sobre a queda dos rivais pelo título, a equipe foi ainda mais clara e escreveu ‘ataque’ no pit-board do japonês.
Com sete voltas para o fim, a vantagem de Fernández na ponta tinha caído para 1s888, com Arbolino e García coladinhos, mas focados na caçada.
Ai, então, ouviu o conselho do time e foi ao ataque, tomando o segundo posto de García. O piloto da Estrella Galicia 0,0, porém, recuperou a posição pouco depois.
Ogura fez uma nova tentativa e recuperou o terceiro lugar, mas não conseguiu encontrar brechas para atacar Arbolino. O piloto da Snipers, por sinal, seguia reduzindo a vantagem de Fernández, que, com três voltas para o fim, era de 1s5.
Sergio seguiu insistindo e conseguiu recuperar a posição, devolvendo Ogura ao quarto lugar. Quinto, Binder já vinha mais de 10s atrás do pelotão à frente.
Na volta final, García atacou Arbolino e tomou o segundo posto, com Ogura aproveitando para subir para o terceiro lugar. E foi nessas posições que eles viram a bandeirada.
LEIA TAMBÉM
+ Yamaha registra novo caso de Covid-19 e isola cinco funcionários em Valência
+ Com Portugal, Indonésia e Rússia na reserva, MotoGP tem calendário provisório para 2021
Moto3 2020, GP da Europa, Valência, corrida
1 | R FERNÁNDEZ | Red Bull KTM Ajo | |
2 | S GARCIA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +0.703 |
3 | A OGURA | Asia Honda | +1.005 |
4 | T ARBOLINO | Snipers Honda | +1.037 |
5 | D BINDER | CIP KTM | +13.392 |
6 | C TATAY | Avintia KTM | +13.424 |
7 | S NEPA | Aspar Team KTM | +16.719 |
8 | J ALCOBA | Gresini Honda | +16.824 |
9 | F SALAC | Snipers Honda | +16.964 |
10 | A SASAKI | Red Bull KTM Ajo | +17.088 |
11 | R ROSSI | RBA KTM | +17.344 |
12 | A MIGNO | VR46 KTM | +17.467 |
13 | R FENATI | Max Racing Husqvarna | +17.589 |
14 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +18.191 |
15 | G RODRIGO | Gresini Honda | +18.358 |
16 | R YAMANAKA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +18.441 |
17 | Y KUNII | Asia Honda | +19.128 |
18 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +19.583 |
19 | D PIZZOLI | Facile Energy KTM | +27.457 |
20 | B BALTUS | Prüstel KTM | +27.836 |
21 | M KOFLER | CIP KTM | +31.328 |
22 | K PAWI | SRT Honda | +31.661 |
23 | C VIETTI | VR46 KTM | +1:20.533 |
N ANTONELLI | SIC58 Honda | NC | |
K TOBA | Red Bull KTM Ajo | NC | |
T SUZUKI | SIC58 Honda | NC | |
D FOGGIA | Leopard Honda | NC | |
J MASIÀ | Leopard Honda | NC | |
J MCPHEE | SRT Honda | NC | |
A LÓPEZ | Max Racing Husqvarna | NC | |
A ARENAS | Aspar Team KTM | DSQ |