Yamaha registra novo caso de Covid-19 e isola cinco funcionários em Valência

Um integrante da equipe de Maverick Viñales foi diagnosticado com Covid-19 em um teste feito na sexta-feira (6). A Yamaha, então, colocou outros quatro integrantes do time em quarentena por precaução, incluindo o chefe Massimo Meregalli

As notícias ruins não param para a Yamaha. Em meio à polêmica da punição por irregularidades nos motores utilizados no GP da Espanha, a montadora de Iwata agora vai ter de lidar com um considerável desfalque na equipe, já que cinco funcionários foram colocados em quarentena após um deles testar positivo para Covid-19.

Na noite de sexta-feira (6), a Yamaha confirmou que um integrante da equipe de Maverick Viñales contraiu o novo coronavírus. O caso foi identificado em um teste extra realizado no mesmo dia e, assim, o funcionário deixou o circuito imediatamente para cumprir isolamento.

A equipe, então, rastreou os contatos deste integrante e, por precaução, já que os demais testes de PCR deram negativo, colocou outros quatro integrantes em quarentena, incluindo Massimo Meregalli, o chefe da equipe.

Maverick Viñales escapou da quarentena obrigatória (Foto: Yamaha)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“A Yamaha Motor Co, Ltd. e a Monster Energy Yamaha MotoGP lamentam anunciar que cinco integrantes da equipe, incluindo o chefe Massimo Meregalli, vão ficar de fora do GP da Europa deste fim de semana e do GP da Comunidade Valenciana da próxima semana”, comunicou a fábrica de Iwata em nota à imprensa.

A fábrica dos três diapasões explicou que adotou um protocolo rigoroso, que exige que os funcionários façam um teste extra de PCR na sexta-feira e foi justamente aí que o caso positivo foi diagnosticado. Pelo protocolo em vigor, o acesso ao paddock é permitido apenas mediante teste negativo realizado na semana da corrida.

“O grupo da Yamaha segue protocolos muito restritos de Covid-19. Por iniciativa própria, o grupo tem um teste de PCR obrigatório que deve ser feito por todos os membros da equipe, incluindo os pilotos, toda sexta-feira durante os fins de semana de corrida”, explicou. “Na tarde de sexta-feira, 6 de novembro, um dos membros da equipe que trabalha com Maverick Viñales testou positivo para Covid-19. Ele deixou imediatamente o circuito Ricardo Tormo e começou a fazer o auto isolamento exigido pelo protocolo oficial da MotoGP”, seguiu.

“Após uma análise de risco completa, outros quatro integrantes da equipe, que testaram negativo na sexta-feira, 6 de novembro, mas que foram considerados com risco de contágio, ficarão de quarentena até segunda-feira, 16 de novembro”, anunciou. “Nenhum dos cinco funcionários será substituído no GP da Europa. Os quatro integrantes que testaram negativo, inclusive o chefe Meregalli, seguirão em contato próximo com a equipe no circuito Ricardo Tormo para oferecer o melhor apoio à equipe presente no traçado”, detalhou.

Inicialmente, Viñales chegou a temer que teria de cumprir quarentena, mas o espanhol não foi considerado um caso de risco de contágio.

“Por causa do rigor com que a Monster Energy Yamaha MotoGP aderiu as medidas de precaução da Covid-19 tanto dentro quanto fora da pista, nenhum outro funcionário foi considerado em risco, nem os pilotos Maverick Viñales e Valentino Rossi. Dito isto, todos os membros vão aumentar a vigilância e mais testes de PCR serão agendados”, falou. “Apesar da óbvia inconveniência causada por este mais recente desafio, os esforços da equipe de corrida vão continuar dependendo da colaboração e do espírito positivo da organização Yamaha na MotoGP”, encerrou.

Esta não é a primeira vez que a pandemia altera o dia a dia da equipe. Antes do GP da França, um membro da Yamaha testou positivo para Covid-19 e a marca acabou colocando outros cinco funcionários em isolamento. Em meados de outubro, foi Valentino Rossi quem contraiu o novo coronavírus. O piloto italiano só vai voltar à moto neste sábado, depois de dois testes negativos.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Europa, antepenúltima etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

LEIA TAMBÉM
Com Portugal, Indonésia e Rússia na reserva, MotoGP tem calendário provisório para 2021
Mir lidera MotoGP com menor pontuação após 11 corridas em 27 anos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.