Bagnaia cutuca até Martín errar na MotoGP, corta vantagem e prepara virada em Misano

Francesco Bagnaia perdeu a ponta logo na largada, mas não aliviou a pressão em cima de Jorge Martín um minuto sequer para aproveitar uma bobeada do espanhol, tomar a ponta e vencer a sprint pela quarta vez na temporada. Agora, com só quatro pontos de atraso na classificação do Mundial de Pilotos, o #1 arma uma nova vitória na tabela. E em um dia que provavelmente será histórico para a Ducati

Quanto mais a temporada 2024 da MotoGP avança, mais parece que o campeonato será definido apenas na última corrida, no GP da Comunidade Valenciana. Neste sábado (21), Francesco Bagnaia voltou a vencer e cortou a vantagem de Jorge Martín no topo do Mundial de Pilotos para só 4 pontos.

Correndo em casa, Pecco está em vantagem ao longo de todo o fim de semana. Além de liderar a sexta-feira em Misano, o #1 cravou a pole com uma volta recorde — 1min30s031 — e garantiu a vitória na sprint, a quarta dele nas corridas curtas na temporada 2024.

Relacionadas


Mas o triunfo não veio por uma demonstração de superioridade, mas por uma mostra de força e paciência. Dono da pole, Bagnaia não saiu bem e perdeu o comando da disputa para Martín logo de cara. O titular da Pramac abriu vantagem logo de início, mas foi caçado pelo rival.

Pecco insistiu tanto que conseguiu chegar no adversário e ainda aproveitou uma distração resultante de um aviso de infração aos limites de pista para tomar a ponta e de lá não mais sair.

LEIA TAMBÉM
🏁 MotoGP 2023 x MotoGP 2024

Francesco Bagnaia venceu a sprint e cortou para só 4 pontos a vantagem de Martín (Foto: Michelin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Desde a introdução das sprints, a corrida curta é uma vantagem de Martín, mas, em 2024, o cenário é mais equilibrado. Das 14 disputadas até aqui, Jorge venceu 5, contra 4 de Bagnaia. Nos GPs, porém, a força de Francesco é um tanto maior, com o placar em 6 a 2 para o #1.

Além da tradicional força aos domingos, o GP da Emília-Romanha tem alguns incentivos extras: além de ser a corrida de casa de Pecco — que costuma treinar em Misano e no Rancho VR46 (localizado a 17 km da pista) —, é também o 100º GP dele na classe rainha. Mas, mais do que isso: aquele que já é o piloto mais importante da história da Ducati tem a oportunidade de assegurar para si a marca de alcançar a 100ª vitória da marca de Bolonha na era da MotoGP, um feito alcançado antes apenas por Honda e Yamaha.

Ou seja, motivação não vai faltar. Mas tampouco vai faltar velocidade. Ao longo dos dias, e assim como já tinha feito no GP de San Marino e da Riviera de Rimini — primeira passagem por Misano na temporada —, Bagnaia mostrou que está muito bem encaixado com o circuito Marco Simoncelli.

“Tentei de tudo para estar 100% na minha pilotagem. E, felizmente, consegui pilotar no meu 100%”, comentou o italiano, que ainda não está 100% recuperado do acidente com Álex Márquez em Aragão. “Errei a largada de novo e ultrapassar Jorge foi muito, muito difícil. Usei o erro dele para liderar e, a partir daí, tudo foi muito mais fácil para o pneu dianteiro”, relatou.

Bagnaia se mostrou impressionado com o bom ritmo exibido em Misano neste sábado.

“O ritmo hoje foi incrível. Há uma semana, rodar em 1min31s2, 1min31s3 era inacreditável, mas nós fizemos toda a corrida abaixo de 1min31s2, então isso é inacreditável”, exaltou. “Estou muito feliz. Obrigado ao meu time que, mais uma vez, fez um trabalho incrível. E obrigado a todos os fãs que estão aqui conosco”, encerrou.

Martín, por sua vez, avaliou que a distração com o aviso para respeitar os limites de pista lhe custou a liderança da prova, mas reconheceu a força de Bagnaia. Ainda assim, o #89 se vê mais forte para o GP de domingo.

“Eu, com certeza, não consegui manter a concentração quando recebi o aviso dos limites de pista”, assumiu. “Cometi um pequeno erro que foi chave para perder a corrida”, avaliou.

“Ficando na frente, eu poderia ter um pouco mais de possibilidades, mas Pecco foi imbatível hoje”, admitiu. “Acho que, para amanhã, talvez eu seja um pouquinho mais forte. Vamos achar o caminho para voltar a vencer”, encerrou.

A largada do GP da Emília-Romanha, em Misano, 14ª etapa da temporada da MotoGP, está marcada para este domingo, às 8h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.