Bagnaia é primeiro italiano a vencer classe rainha com moto da Itália em 50 anos

Com a conquista do título de 2022, Francesco Bagnaia encerrou uma seca de 50 anos de conquistas 100% italianas, já que o último piloto nascido na Itália a vencer a classe rainha com uma moto fabricada no país tinha sido Giacomo Agostini em 1972

Francesco Bagnaia conquistou um título verdadeiramente histórico neste domingo (6). Além de encerrar uma longa seca da Ducati, o piloto de Torino também colocou abaixo um enorme jejum italiano. Demorou 50 anos para que um piloto da Itália voltasse a vencer o título da classe rainha correndo com uma moto feita na Itália.

Até hoje, o último título conquistado por um italiano em uma moto italiana tinha sido o de 1972, quando Giacomo Agostini venceu as 500cc a bordo da MV Agusta.

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna
▶️ Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP

Francesco Bagnaia repetiu feito que tinha sido alcançado pela última vez por Giacomo Agostini (Arte: MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além disso, a conquista de Pecco é a primeira de um italiano na MotoGP desde o título de Valentino Rossi na MotoGP em 2009. É uma espécie de passagem de bastão, já que o jovem piloto é pupilo do multicampeão que se aposentou no ano passado.

Uma das principais marcas, porém, é o fim do jejum de 15 anos da Ducati. Francesco é apenas o segundo piloto da história a conquistar o título pela casa de Borgo Panigale, igualando o feito de Casey Stoner em 2007.

GRANDE PRÊMIO preparou cobertura especial da decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.