Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
MotoGP

Bagnaia é primeiro italiano a vencer classe rainha com moto da Itália em 50 anos

Com a conquista do título de 2022, Francesco Bagnaia encerrou uma seca de 50 anos de conquistas 100% italianas, já que o último piloto nascido na Itália a vencer a classe rainha com uma moto fabricada no país tinha sido Giacomo Agostini em 1972

Francesco Bagnaia é o primeiro italiano a vencer com moto italiana em 50 anos (Foto: Ducati)

Francesco Bagnaia é o primeiro italiano a vencer com moto italiana em 50 anos (Foto: Ducati)

 

Francesco Bagnaia conquistou um título verdadeiramente histórico neste domingo (6). Além de encerrar uma longa seca da Ducati, o piloto de Torino também colocou abaixo um enorme jejum italiano. Demorou 50 anos para que um piloto da Itália voltasse a vencer o título da classe rainha correndo com uma moto feita na Itália.

Até hoje, o último título conquistado por um italiano em uma moto italiana tinha sido o de 1972, quando Giacomo Agostini venceu as 500cc a bordo da MV Agusta.

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna
▶️ Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP

Francesco Bagnaia repetiu feito que tinha sido alcançado pela última vez por Giacomo Agostini (Arte: MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além disso, a conquista de Pecco é a primeira de um italiano na MotoGP desde o título de Valentino Rossi na MotoGP em 2009. É uma espécie de passagem de bastão, já que o jovem piloto é pupilo do multicampeão que se aposentou no ano passado.

Uma das principais marcas, porém, é o fim do jejum de 15 anos da Ducati. Francesco é apenas o segundo piloto da história a conquistar o título pela casa de Borgo Panigale, igualando o feito de Casey Stoner em 2007.

GRANDE PRÊMIO preparou cobertura especial da decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)