GUIA 2020: Último remanescente dos ‘aliens’, Rossi fecha era na MotoGP
Último remanescente do chamado grupo de ‘aliens’ da MotoGP, Valentino Rossi vai para a temporada 2020 em clima de adeus. Próximo da SRT, o #46 vai fazer seu último tour com o uniforme de fábrica da Yamaha
A Yamaha, então, contratou Quartararo para o time principal a partir de 2021, para formar par com Maverick, mas deixou Rossi livre para decidir, até o meio do ano, se segue na MotoGP ou não. O plano, porém, não contava com a pandemia do novo coronavírus.
Por conta do necessário isolamento social e das muitas barreiras migratórias em vigor ao redor do mundo, a MotoGP passou o primeiro semestre paralisada. Em boa parte deste período, o próprio Valentino Rossi ficou trancado em casa, já que a Itália precisou impor um severo lockdown após ignorar os primeiros sinais da crise de saúde que se avizinhava.
Limitado apenas a treinos físicos, Rossi começou a negociar com a SRT e admitiu definir o futuro antes de entrar na pista. As negociações, entretanto, não foram tão simples quanto o imaginado. A equipe malaia se mostrou mais do que disposta a acolher o #46, mas apresentou algumas barreiras para a transferência da equipe técnica que, em boa parte, acompanha Valentino desde os tempos da Honda.
Ainda assim, o #46 nunca fez segredo dos bons olhos para que olhava para a estrutura comandada por Razlan Razali. E, é preciso lembrar, o piloto conta com o suporte da Yamaha, que se comprometeu a dar uma moto do ano e apoio de fábrica.
Apesar dos sinais positivos vistos aqui e ali ― especialmente uma declaração de Alessio Salucci, o Uccio, melhor amigo de Rossi, indicando o iminente acerto com a SRT ―, o futuro segue extraoficial. A expectativa, porém, é de um anúncio na Espanha.
Seja como for, 2020 é o fim de era. Resta saber se é o fim da era Rossi na Yamaha ou da era Rossi na MotoGP.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.