Guia MotoGP 2018: Após provar que Ducati pode vencer, Dovizioso parte para terminar o que começou. E como favorito

Andrea Dovizioso foi o homem que mostrou que a Ducati é capaz de vencer. Contra todas as expectativas, o reservado italiano não se intimidou com a chegada do tricampeão Jorge Lorenzo à esquadra vermelha, se colocou bravamente na briga do título em 2017 e agora parte para terminar o que começou. Profundo conhecedor da manhosa moto de Borgo Panigale, Dovizioso já se permite sonhar e deve novamente entrar na batalha pelo campeonato em 2018

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Há um ano, era difícil imaginar que Andrea Dovizioso seria o homem da Ducati. O homem que provaria que a excêntrica moto italiana era capaz de vencer e de se colocar, verdadeiramente, na batalha pelo título. A verdade era que toda a expectativa girava em torno da contratação de gala dos vermelhos: Jorge Lorenzo. O tricampeão chegava com status de astro, badalado e com um enorme salário, só que a realidade se mostrou bem distinta em Borgo Panigale. O trabalhador e centrado piloto de 31 anos não se intimidou com o novo companheiro de equipe, aceitou a condição de coadjuvante, mas virou o jogo.

 
Dovi abriu o campeonato com um bom segundo lugar no Catar, depois de um fim de semana difícil e uma corrida ainda mais complicada. Aí veio o abandono na Argentina e uma sequência de resultados sem grande brilho, até a vitória em pleno circuito de Mugello. Foi quase apoteótica. Talvez um ponto de mudança na confiança e na crença de que era possível sonhar. Ainda que o piloto se recusasse a admitir. 
Andrea Dovizioso é candidato ao título em 2018 na MotoGP (Foto: Ducati)
O #4 emendou mais uma grande atuação na Catalunha, onde venceu depois de sair de sétimo. Andrea já arriscava mais, buscava mais a corrida para si. Só que a virada mesmo surgiu na segunda parte da temporada, com um estrondoso triunfo na Áustria, onde usou a inteligência para segurar Marc Márquez na curva final. Ganhou de novo na Inglaterra. Já era, então, candidato à taça. Viveu mais um período irregular, até subir ao alto do pódio no Japão, após mais uma luta corajosa contra Márquez. E venceu na Malásia logo duas semanas depois.

O problema é que Márquez vinha em um ano consistência também e se colocou à frente em momentos importantes. De qualquer forma, Andrea levou a disputa até a última corrida. Em Valência, faltou o desempenho e uma queda acabou com suas chances.

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ainda assim, ao longo da temporada, Andrea esbanjou inteligência, frieza e coragem ao lidar com o extremo arrojo e velocidade de Márquez, foi consistente o suficiente para se manter na luta até o fim e venceu corridas importantes. Mas, mais que isso, mostrou que a Ducati estava de volta ao páreo. É bem certo que não chegou ao triunfo máximo, mas deixou claro que já não havia mais razão para subestimá-lo. Dovizioso se tornara um competidor de ponta, cujo o título agora parece ser uma questão de tempo.
 
E a Ducati deve mesmo seguir o caminho aberto no ano passado. Isso ficou claro com a performance apresentada na pré-temporada. A Desmosedici deu mais um passo à frente. O #4 não escondeu a satisfação com a performance durante os testes e, sim, mesmo contrariando a própria personalidade, já se permite sonhar. E se vê como candidato ao título.
 
"Normalmente, é difícil testar tudo que você tem imediatamente, mas até agora fizemos tudo perfeitamente: Malásia, Tailândia e Catar. Então, estou realmente feliz com todos os pedaços que a Ducati trouxe no inverno", disse Dovizioso após o fim da pré-temporada. "Podemos confirmar nossa competitividade e rapidez. Somos, inclusive, mais rápidos do que no ano passado", completou. 
 
"Me encanta que me vejam como o homem a ser batido. Nos testes, dá para entender muitas coisas, mas não todas. Temos de esperar a corrida. Pode ser que tenha sido o melhor teste da minha vida", acrescentou um Dovizioso, que agora já se permite sonhar. 
Andrea Dovizioso foi bem nos testes coletivos e impressionou (Foto: Ducati)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Dos testes, dá para concluir que a Ducati tem uma moto veloz em ritmo de classificação, mas também consistente em desempenho de corrida – o que acaba sendo o fator de maior peso para o campeonato. A combinação vencedora anima Andrea, agora um homem mais feliz e confiante na própria capacidade. 

 
Assim, Dovi entra em sua sexta temporada pela Ducati mais forte do que nunca. Provou que a Desmosedici é uma moto vencedora e que, ao menos em suas mãos, é também favorita, assim como ele próprio, agora um dos grandes da MotoGP.

Aos 39 anos, Rossi acelera para se afastar da aposentadoria na MotoGPLorenzo vai para segundo ano na Ducati tentando recuperar performance

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.