Honda revela como Marc Márquez quebrou placa de titânio no braço: tentando abrir janela

Alberto Puig ainda destacou que equipe e piloto não assumiram riscos desnecessários ao ensaiar uma volta no GP da Andaluzia

Tentar abrir uma janela custou caro para Marc Márquez. Alberto Puig, chefe da Honda, explicou que um acidente doméstico causou a quebra da placa de titânio em seu braço direito.

O hexacampeão tem passado por um longo período de recuperação. Tudo começou no GP da Espanha, quando teve forte queda e fraturou o úmero, precisando passar por operação. Dois dias mais tarde, voltou a Jerez para tentar correr a segunda etapa do ano. No sábado, veio a desistência.

Na última semana, o espanhol precisou passar mais uma vez pela sala de operação por ter danificado a placa parafusada em seu braço devido ao estresse, com a previsão de retorno para Misano, em setembro. Com isso, perde mais três etapas.

“Na última sexta-feira, Marc passou por outra operação no úmero do braço direito. Um acidente doméstico, abrindo uma janela, foi o que causou o problema. Logo ficou provado que a placa havia quebrado. Provavelmente, um excesso de estresse nessa zona fez com que isso acontecesse. É assim que está agora”, disse Puig.

Marc Márquez segue sua recuperação (Foto: Reprodução)

“Marc foi a Jerez seguindo as indicações dos médicos que, em nenhum momento, pensaram que esta placa poderia quebrar. Foi o que nos disseram e é por isso que Marc foi para Jerez e a Honda lhe deu a moto. Do contrário, ele não teria ido e a equipe não teria fornecido a RC213V. Mas as coisas aconteceram e agora é essa a situação”, continuou o dirigente.

“A única coisa positiva é que isso aconteceu em sua casa e não em Brno ou na Áustria, na moto, pois as consequências poderiam ter sido bastante graves. A partir de agora, Marc entra em um período de recuperação, de ver como a fratura evolui e o tempo nos dirá quando vai estar pronto para voltar”, completou.

“Era tipo 7h30 [2h30 no horário de Brasília], ele acordou um pouco mais cedo. Eu estava dormindo e ele me acordou já com seu braço quebrado. [Marc] Apenas queria passear com os cachorros, relaxar, mas quando abriu uma grande porta francesa quebrou o braço”, explicou o irmão Álex.

“Ele me acordou e também ao fisioterapeuta que estava em casa para ajudar na recuperação. Depois, ligou para Emilio [Alzamora, empresário], ligaram para o [Dr. Xavier] Mir, e aí foi direto para o hospital. Foi um pouco estranho, mas pode acontecer”, completou o mais novo do clã Márquez.

Com a baixa de Marc, a Honda já anunciou quem assume a RC213V para o fim de semana: Stefan Bradl. A escolha pelo alemão é natural, uma vez que é o piloto de testes da HRC.

Esse é o pior início de temporada da carreira do espanhol. Em 2011, seu quarto ano no Mundial de Motovelocidade quando ainda corrida na Moto2, abandonou as duas primeiras etapas e terminou em 21º na terceira. Ao final do campeonato, subiu 11 vezes ao pódio, mas também perdeu as duas últimas corridas por lesão. O saldo final foi vice-campeão.

Em um campeonato reduzido de apenas 14 etapas, Marc vê sua campanha pelo hepta comprometida. As cinco corridas zeradas equivalem a pouco mais de 1/3 do campeonato – 35,7%, e tem 50 pontos de desvantagem para o líder Fabio Quartararo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.