Miller engrena com vitórias seguidas e assume protagonismo na temporada da MotoGP

Se é verdade que o australiano decepcionou no início da temporada 2021, é igualmente válido dizer que ele agora assumiu o papel que se esperava dele

Jack Miller comemorou o segundo triunfo no ano com um Shoey (Vídeo: MotoGP)

Tardou mais do que o esperado, mas Jack Miller enfim assumiu o protagonismo na MotoGP. Neste domingo (16), ao vencer de forma sólida o tumultuado GP da França, o australiano engatou a segunda vitória consecutiva e mostrou que é, sim, uma força a ser considerada em 2021.

A potência de Miller não é exatamente uma surpresa. Ao longo de toda a pré-temporada, o piloto da Ducati esteve entre os ponteiros, mas o início de ano irregular tinha tirado um pouco da animação em torno do nome de Jack.

Jack Miller sai mais forte de Le Mans (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

No início do mês, porém, Miller tratou de aplacar as críticas ao vencer o GP da Espanha e agora, em Le Mans, mostrou ― nas condições mais complicadas enfrentadas pela MotoGP neste ano ― que tem tudo que é preciso para liderar o esforço da Ducati na classe rainha.

“Até agora, parece que a Ducati é a moto mais forte em todos os circuitos e em todas as condições”, disse Miller. “Talvez eles não tenham o piloto mais forte, mas espero me manter nesta mesma linha e ir crescendo corrida a corrida”, comentou, um pouco sarcástico.

Miller tem as criticas que recebeu atravessadas na garganta, mas sabe que o início de ano não correspondeu à expectativa que ele próprio criou. E por uma razão um tanto quanto simples: ele sabe que pode fazer mais.

Ao longo dos últimos anos, a Ducati tem melhorado pouco a pouco a Desmosedici, mas sentia que faltava um piloto mais impetuoso, daí a substituição de Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci por Jack e Francesco Bagnaia.

Mais experiente entre a nova dupla de Borgo Panigale, Miller meio que herdou o posto de líder e foi incumbido da responsabilidade de liderar a Ducati. No início do campeonato, porém, foi Pecco quem fez a função.

Agora, contudo, Miller recupera terreno. É verdade que ele é apenas o terceiro entre os pilotos Ducati na tabela de classificação ― atrás de Bagnaia, o vice-líder, e Johann Zarco, o terceiro colocado ―, mas as vitórias vieram dele.

Jack Miller e Fabio Quartararo têm sido os protagonistas do campeonato deste ano (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Vencer duas corridas seguidas é um sonho para mim, especialmente depois de uma corrida tão difícil, onde eu até mesmo recebi a punição dobrada da volta longa e acabei na brita. Então conseguir este resultado é realmente extraordinário”, reconheceu. “A corrida foi realmente longa e dura mentalmente. Tentei manter a concentração e ficava dizendo a mim mesmo para manter a calma. Desta forma, controlei bem os pneus e os poupei até o final, controlando a vantagem em relação a Zarco, que estava se aproximando no final. Foi, realmente, uma vitória fantástica”, comemorou.

O Mundial segue agora para a Itália. Mugello estará de portões fechados por conta da pandemia de covid-19, mas, ainda que de longe, Jack vai sentir a pressão e o impulso dos Ducatisti. E ninguém tem razão para duvidar que ele vá corresponder.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.