Masià conquista título da Moto3 por antecedência com vitória no Catar. Sasaki é 6º
Com uma corrida agressiva, Jaume Masià chegou a ser advertido pelos comissários, mas segurou o rival Ayumu Sasaki e venceu no Catar para garantir o título da Moto3. Diogo Moreira foi derrubado e ficou em 26º
A disputa da Moto3 acabou com uma rodada de antecedência. A corrida em Lusail foi eletrizante, mas também recheada de polêmicas. No fim, Jaume Masià superou os adversários para vencer o GP do Catar e contar com o modesto sexto lugar do rival Ayumu Sasaki para conquistar o título da classe menor do Mundial de Motovelocidade.
A prova, porém, foi marcada por dois incidentes entre os postulantes ao título. Masià forçou a ultrapassagem duas vezes contra Sasaki, ganhando assim uma advertência dos comissários. Nada disso importou no fim, pois o japonês perdeu rendimento nas voltas finais e foi engolido pelo pelotão ao ser atrapalhado pelo outro piloto da Leopard, Adrián Fernández.
Relacionadas
David Alonso foi o segundo colocado no Catar. Deniz Öncü foi o terceiro colocado depois de queimar a largada, pagar duas voltas longas e fazer uma excelente corrida de recuperação. Ricardo Rossi e Vicente Pérez ainda fecharam o top-5.
Sasaki foi sexto, com Matteo Bertelle, Kaito Toba, Daniel Holgado e Collin Veijer encerrando os dez melhores da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O brasileiro Diogo Moreira brigava pela vitória, mas acabou tocado por Ivan Ortolá e caiu. Apesar de voltar para a disputa em Lusail, acabou apenas na 26ª colocação.
A Moto3 volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
Confira como foi o GP do Catar da Moto3:
Achou que está calor só aqui no Brasil? Achou errado! A noite chegou no Catar, mas as altas temperaturas continuaram firmes, com termômetros na casa de 26ºC no ar e 32ºC na pista, além de ventos de apenas 3 km/h.
Na largada, Deniz Öncü foi para o ataque e tomou a liderança antes mesmo da primeira curva, seguido por Ayumu Sasaki e Daniel Holgado. Logo depois, Diogo Moreira, que tinha caído para o quarto lugar, se recuperou e subiu para a ponta.
A primeira vítima do dia foi Joshua Whatley, que caiu nas primeiras curvas e abandonou a prova em Lusail.
Ainda na primeira volta, os comissários avisaram que Öncü queimou a largada. Por conta disso, o turco foi punido com uma dupla volta longa. Na primeira delas, caiu para 17º e cedeu a ponta para Sasaki. Na segunda, foi para 25º.
Enquanto Sasaki liderava, o rival Masià fazia prova de recuperação e já aparecia na quarta colocação.
No início da terceira volta, porém, tudo mudou. Moreira pegou o vácuo na reta principal e tomou a liderança. No embalo, Masià também superou Sasaki e foi para o segundo lugar.
Ainda na terceira volta, o momento importante para a briga pelo título. Masià forçou uma ultrapassagem sobre Sasaki na curva 6, espalhou e os dois perderam posições, com o espanhol caindo para sexto e o japonês para oitavo.
A briga pela liderança, porém, era intensa. David Alonso tomou o posto, depois foi superado por Holgado e Moreira. O espanhol, no entanto, se recuperou e passou o brasileiro. Mais atrás, Masià era quarto, seguido por Sasaki.
Na abertura da quinta volta, Masià se aproveitou do vácuo e subiu para segundo lugar, mas foi superado por Ivan Ortolá logo depois, deixando Holgado ainda na liderança.
Como de costume, o final da reta principal foi ponto de ultrapassagem. Ortolá mergulhou por dentro e passou Holgado para tomar a dianteira, com Masià acompanhando de pertinho. Depois, Sasaki foi bem e subiu para terceiro.
Mais atrás, José Antonio Rueda foi punido por direção irresponsável na corrida e precisou pagar uma dupla volta longa de punição.
Na volta 7, nova polêmica. Masià mais uma vez forçou a passagem contra Sasaki e empurrou o japonês para fora, dando a liderança para David Muñoz. Masià caiu para quarto, Sasaki para sexto.
No mesmo giro, Moreira caiu no último setor ao ser torcado por Ortolá, mas conseguiu retornar para a disputa em 26º. Por conta disso, o espanhol foi punido com duas voltas longas.
Por conta das duas manobras duras, os comissários deram um aviso de condução perigosa para Masià. Enquanto isso, na frente, Holgado liderava com Sasaki em segundo, Alonso em terceiro e o líder do campeonato apenas em quarto.
Na metade da corrida, Sasaki reassumiu a liderança ao superar Holgado. Na reta principal, porém, o espanhol reagiu e retomou a liderança, com Masià no embalo subindo para segundo.
A 6 voltas para o fim, mais mudanças. Sasaki foi para o ataque e superou Masià e Holgado em sequência, tomando a liderança. O rival espanhol, porém, caiu para o quarto lugar depois de briga com Alonso.
No giro seguinte, Sasaki tomou a ponta na curva 5, mas Holgado respondeu na curva 6 e depois ainda fechou a porta do japonês. Masià também entrou na briga e subiu para a segunda colocação.
Na abertura da volta 13, Masià retomou a liderança ao mergulhar no final da reta principal, mas Sasaki foi no embalo e subiu para a segunda colocação. Os dois rivais, inclusive, trocaram de posição algumas vezes no giro.
Logo depois, Sasaki foi para o ataque e passou para a ponta. Masià, porém, não deu folga e retomou o posto. O japonês levou a pior e caiu para a quinta posição, mas depois foi a nono ao ser levemente tocado por Adrián Fernández.
Na penúltima volta, o drama de Sasaki aumentou. O japonês caiu para a décima posição, enquanto o rival seguia firme na liderança em Lusail ao segurar Holgado e Ricardo Rossi.
Sasaki ainda conseguiu se recuperar na penúltima volta e foi para a sétima colocação.
Depois das muitas punições, Öncü abriu a última volta na segunda posição ao superar Ricardo Rossi e David Alonso na reta principal. O colombiano, porém, reagiu e foi a segundo logo depois.
As brigas atrás deram a vantagem necessária para Masià. O espanhol apenas administrou o ritmo para vencer em Lusail e ser campeão da Moto3, contanto com o sexto lugar de Sasaki. Alonso e Öncü fecharam o pódio.
Moto 3 2023, GP do Catar, Lusail, Corrida:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | DIFERENÇA |
1 | J MASIÀ | Leopard Honda | 16 VOLTAS |
2 | D ALONSO | Aspar GasGas | +0.068 |
3 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +0.163 |
4 | R ROSSI | Sic58 Honda | +0.285 |
5 | V PÉREZ | BOE KTM | +1.553 |
6 | A SASAKI | IntactGP Husqvarna | +1.566 |
7 | M BERTELLE | Snipers Honda | +1.725 |
8 | K TOBA | Sic58 Honda | +1.846 |
9 | D HOLGADO | Red Bull KTM Tech3 | +1.943 |
10 | C VEIJER | IntactGP Husqvarna | +2.019 |
11 | R FENATI | Snipers Honda | +3.634 |
12 | D MUÑOZ | BOE KTM | +4.003 |
13 | J KELSO | PrüstelGP CFMoto | +4.060 |
14 | T FURUSATO | Team Asia Honda | +4.166 |
15 | I ORTOLÁ | MTA KTM | +4.228 |
16 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +4.707 |
17 | A FERNÁNDEZ | Leopard Honda | +5.139 |
18 | S NEPA | MTA KTM | +5.221 |
19 | S OGDEN | VisionTrack Honda | +5.589 |
20 | X ARTIGAS | PrüstelGP CFMoto | +7.934 |
21 | R YAMANAKA | Aspar GasGas | +8.140 |
22 | S AZMAN | MSI KTM | +22.445 |
23 | D SALVADOR | CIP KTM | +22.622 |
24 | L FELLON | CIP KTM | 33.718 |
25 | M AJI | Team Asia Honda | +34.010 |
26 | D MOREIRA | MSI KTM | +41.722 |
27 | F FARIOLI | Red Bull KTM Tech3 | Não completou |
28 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | Não largou |