Martín cumpre tarefa do dia e empurra Bagnaia em direção às cordas na decisão

Jorge Martín não tem uma missão fácil na tentativa de virar o jogo e ficar com o título da MotoGP, mas nem por isso jogou a toalha. Depois de perder o primeiro round na classificação e largar atrás do rival, o espanhol golpeou forte neste sábado (25), garantiu a vitória na sprint do GP da Comunidade Valenciana e cortou para 14 pontos a vantagem de Francesco Bagnaia

A temporada 2023 da MotoGP vai terminar de dois jeitos: no gongo ou na decisão do árbitro. Porque Jorge Martín não vai jogar a toalha e entregar a luta de forma nenhuma.

O espanhol chegou à Comunidade Valenciana atrás no placar e sabendo que precisa basicamente de um nocaute para ser coroado campeão do Mundial de Pilotos. Neste sábado (25), o piloto da Pramac aproveitou a guarda aberta de Pecco para golpear forte e empurrar o adversário em direção às cordas.

Invicto até aqui, Pecco agora vê o rival embalado na luta, mas ainda com um respiro de pontos importante. Com 25 em jogo na derradeira corrida de 2023, a vantagem caiu para 14. O cenário está longe de ser desesperador para o italiano de Torino, mas seria um despautério dizer que a combatividade de Jorge não preocupa.

Em termos de equipamento, os dois correm em condições iguais. Fosse essa luta um jogo de videogame, os dois jogadores teriam as mesmas armas, com o desequilíbrio residindo apenas no poder de cada um.

LEIA TAMBÉM
📌 Bagnaia precisa de 5º lugar em Valência para garantir bi da MotoGP. Confira matemática
📌 Classe rainha do Mundial de Motovelocidade decide campeão no último GP pela 20ª vez
📌 Martín x história: só três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha
📌 Déficit de 8 pontos foi maior já revertido no último GP na classe rainha do Mundial

Jorge Martín tenta o título com 14 pontos de atraso (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

E é isso que o GP da Comunidade Valenciana vai colocar em confronto. Até aqui, a força de Martín nas sprint é mais do que conhecida, mas Pecco costuma se sair melhor na prova longa. O italiano vai muito bem em usar a experiência desse tiro curto para se apresentar melhor na hora do long-run.

Além disso, Pecco precisa apenas de um top-5, mesmo que Martín vença a corrida. Em 2023, foram pouquíssimas as vezes em que o irmão de Carola e Filippo não figurou entre os cinco melhores. Nas provas em que não completou, só uma vez Bagnaia não esteve no top-3: quando foi 16º no GP da Argentina, ainda no início do ano.

Claro, os quatro abandonos — Américas, França, Catalunha e Índia — vem à mente, mas Bagnaia já mostrou que sabe manter a cabeça fria. No domingo, ele precisa focar, tomar cuidados não tão excessivos e evitar riscos desnecessários. E fazer isso da segunda colocação do grid é bastante mais fácil.

Ainda lutando duplamente contra a história, Martín vai estar mais exposto, até por não depender só de si mesmo. De nada adianta tomar a ponta e escapar. Ele precisa garantir que mais gente apareça para pressionar Pecco.

Eles vão jogar com estratégias diferentes. E não há dúvidas de que o piloto mais completo é mesmo aquele que vai vencer o campeonato.

A largada para o GP da Comunidade Valenciana, em Valência, está marcada para as 11h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.