Déficit de 8 pontos foi maior já revertido no último GP na classe rainha do Mundial

Jorge Martín chega ao GP da Comunidade Valenciana precisando reverter um déficit de 21 pontos para ser campeão da temporada 2023. A história, porém, está contra o espanhol, já que o maior atraso já revertido foi de oito pontos

Jorge Martín briga contra a história neste fim de semana de GP da Comunidade Valenciana. Além de perseguir a marca de ser o primeiro piloto independente a conquistar o Mundial de Pilotos na era da MotoGP, o espanhol tem de reverter um déficit de 21 pontos para cima da Francesco Bagnaia para ficar com o título.

Para ser campeão já na corrida sprint, Bagnaia precisa somar quatro pontos mais do que Martín, o que dá a ele seis combinações possíveis de resultados.

Mas a história não está a favor de Martín. Em 74 anos de história do Mundial de Motovelocidade, apenas Wayne Rainey, Nicky Hayden e Jorge Lorenzo foram capazes de reverter um déficit de pontos na corrida final para conquistarem o título de 500cc/MotoGP. Nestes três casos, contudo, a maior diferença revertida foi de oito pontos, justamente na temporada 2006.

Naquele ano, Hayden chegou à Valência na vice-liderança da MotoGP depois de ser tirado da corrida de Portugal por Dani Pedrosa, companheiro de Honda. Valentino Rossi liderava o campeonato, mas tinha sido superado por Toni Elías por só 0s002 no circuito do Estoril, uma diferença de cinco pontos que acabaria por ser determinante.

LEIA TAMBÉM
📌 Bagnaia tem nova chance de título na sprint da MotoGP em Valência. Confira matemática
📌 Classe rainha do Mundial de Motovelocidade decide campeão no último GP pela 20ª vez
📌 Martín x história: só três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha

Nicky Hayden foi quem reverteu o maior déficit na última corrida (Foto: Honda)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No circuito Ricardo Tormo, tudo estava preparado para um título do #46, inclusive a fumaça amarela. Mas, depois de uma largada ruim, o italiano caiu enquanto tentava se recuperar. Valentino até conseguiu voltar para a corrida, mas terminou a prova apenas em 13º. O ‘Kentucky Kid’ foi terceiro, atrás de Troy Bayliss — que substituía o lesionado Sete Gibernau — e Loris Capirossi. Assim, o norte-americano foi o último campeão da era das 990cc, vencendo o Mundial por cinco pontos, aqueles que Elías tomou de Rossi com a inesperada vitória em solo português.

Em 2015, Jorge Lorenzo descontou um atraso de sete pontos, também em cima de Valentino Rossi, para ser campeão da MotoGP. Já em 1992, Rainey recuperou só dois pontos de margem para virar o jogo diante de um lesionado Mick Doohan e ficar com o título das 500cc.

Em todos esses casos, a pontuação disponível na última etapa do ano era menor. Até o ano passado, o máximo de pontos que podia ser conquistado em um fim de semana era 25, mas o número saltou para 37 com a chegada das sprint.

MotoGP volta a acelerar neste fim de semana, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Martín perde fôlego e deixa Bagnaia na cara do gol para bi da MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.