KTM revela “conversas semanais” com Dorna por mais vagas na MotoGP em 2024

Com cinco pilotos contratos e apenas quatro vagas no grid, a KTM assumiu que conversa semanalmente com a Dorna, promotora da MotoGP, para tentar ampliar o esforço na categoria e manter Brad Binder, Jack Miller, Pol Espargaró e Augusto Fernández e promover Pedro Acosta

Chefe da divisão esportiva da KTM, Pit Beirer revelou que a marca tem conversas semanais com a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, na tentativa de aumentar o número de vagas na MotoGP. A marca austríaca busca alternativas para acomodar os cinco pilotos que têm sob contrato.

A casa de Mattighofen abriu 2023 com Brad Binder, Jack Miller e Pol Espargaró contratados até 2024. O único titular que tinha contrato apenas até o fim do ano era Augusto Fernández, mas a performance do espanhol acabou por render uma renovação, antecipada por Stefan Pierer, diretor-executivo do Grupo Pierer — dono de KTM, GasGas e Husqvarna —, e depois confirmada pelo piloto espanhol.

Pit Beirer destacou que a KTM segue empenhada em busca de mais vagas na MotoGP (Foto: KTM)

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Porém, a KTM concordou em promover Pedro Acosta da Moto2 para a classe rainha em 2024, após o espanhol flertar com uma mudança para a concorrência. Assim, os austríacos hoje têm mais pilotos do que vagas na MotoGP.

Nesse cenário, a KTM passou a buscar alternativas e chegou a buscar três equipes privadas na tentativa de negociar. As conversas com Gresini, LCR e RNF, porém, não deram em nada.

Beirer contou que a KTM chegou a conversar com a Gresini antes de a equipe de Faenza optar por renovar com a Ducati até 2025.

“Houve uma conversa razoável com a Gresini no GP da França”, revelou Beirer em entrevista à publicação alemã Speedweek. “Duas semanas depois, eles chegaram a um acordo com a fábrica atual deles”, seguiu.

“Do ponto de vista deles, isso faz sentido”, comentou.

A marca austríaca também sondou a LCR, mas o contrato da equipe de Lucio Cecchinello com a Honda inviabilizou o avanço de qualquer negociação.

“Não houve uma discussão intensa com Lucio Cecchinello”, garantiu Pit. “Nós só perguntamos sobre a situação contratual dele. Quando nos informaram que ele tinha um contrato com a Honda para 2024, a conversa acabou”, relatou.

“Não queremos negociar com ninguém que tenha um contrato válido para a próxima temporada”, defendeu. “Não apoiamos essa cultura de roubar equipes que estão sob contrato com outras fábricas”, frisou.

A RNF, que hoje é cliente da Aprilia após romper com a Yamaha, também foi sondada pela KTM.

“Recebemos uma resposta clara de Razlan Razali de que ele tem um contrato com a Aprilia até 2024. Isso acabou o assunto”, disse Beirer. “Não vamos tentar arrancar uma equipe de um construtor. Especialmente se essa marca só tiver uma equipe cliente”, justificou.

Com as negativas, o problema da KTM permanece. São cinco pilotos contratados para apenas quatro vagas.

“Nossos esforços, desejos e esforços, ainda estão em curso, com conversas semanais com a Dorna para termos mais lugares”, contou. “Estamos tentando uma quinta vaga. Se nos disserem que o número cinco é estranho, pois só existem equipes com dois pilotos, também usaríamos seis”, garantiu.

“Por isso, estamos tentando com toda a nossa força ter lugares adicionais. As negociações são difíceis”, assumiu. “Mas não queremos desistir dos nossos cinco pilotos, queremos uma vaga adicional”, frisou.

“Essa é a nossa meta neste verão. Até o fim do verão, queremos ter uma solução para manter os cinco pilotos conosco”, avisou.

Ainda, Beirer explicou que a opção da KTM é uma equipe gerida por Aki Ajo, que tem equipes em Moto3 e Moto2.

“Nossa versão favorita seria mais duas vagas na MotoGP por meio de Aki Ajo”, confirmou.

Por fim, Pit confirmou que a KTM não vai desistir de ter mais vagas no grid, já que muitos contratos chegam ao fim em 2024.

“Sei que alguns contratos se encerram no fim de 2024. Vamos, definitivamente, falar disso. Estamos no ponto em que mais um passo na MotoGP faria sentido para nós, pois temos muitos jovens pilotos”, justificou. “A a nossa moto se defendeu muito bem, embora não possamos perder o foco e tenhamos de seguir desenvolvendo a KTM antes de nos espalhamos demais. Talvez a falta de oportunidade nos proteja do perigo de crescermos rápidos demais na MotoGP”, encerrou.

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