Lenda da MotoGP, Carlo Ubbiali morre em Bérgamo aos 90 anos

Dono de nove títulos mundiais, o ex-piloto de MV Agusta e Mondial morreu nesta terça-feira (2) na Itália em decorrência de problemas respiratórios

O Mundial de Motovelocidade perdeu uma de suas lendas nesta terça-feira (2). Detentor de seis títulos nas 125cc e três nas 250cc, Carlo Ubbiali morreu em Bérgamo, na Itália, em decorrência de problemas respiratórios. O ex-piloto tinha 90 anos.

De acordo com o jornal ‘L’Eco di Bergamo’, Ubbiali estava internado desde o início de maio no hospital Papa Giovanni.

Carlo Ubbiali faz parte do rol das Lendas da MotoGP (Foto: Reprodução/MotoGP)
Paddockast #63 | COMO JORDAN, QUEM MERECE DOCUMENTÁRIO SOBRE O ADEUS?
Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Nascido em Bérgamo em 1929, Ubbiali participou da primeira temporada do Mundial de Motovelocidade, em 1949, e foi o primeiro piloto a verdadeiramente dominar as categorias de 125cc e 250cc. Carlo conquistou a primeira vitória em 1950, foi campeão pela primeira vez no ano seguinte e encerrou a carreira em 1960.

O primeiro título das 125cc, em 1951, foi conquistado com a marca italiana Mondial, mas a derrota para Cecil Sandford no ano seguinte motivou a mudança para a MV Agusta, marca que defendeu até pendurar o capacete.

A estreia nas 250cc aconteceu em 1955, mesmo ano em que o italiano recuperou o título das 125cc. Em 1956, Ubbiali faturou o título das duas categorias, feito que repetiu em 59 e 60.

Carlo nunca chegou à classe rainha e tampouco questionou a política da MV Agusta de classificar os pilotos como competidores apenas de 500cc/350cc ou 250cc/125cc com base em altura e peso. O italiano deixou o Mundial aos 31 anos.

No total, Ubbiali conseguiu 39 vitórias ― 26 nas 125cc e 13 nas 250cc ―, 68 pódios ― 47 e 21, respectivamente ―, mas nunca fez a pole. O italiano venceu os campeonatos da 125cc em 1951, 1955, 1956, 1958, 1959 e 1960, e das 250cc em 1956, 1959 e 1960.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube