Lesões no pulmão e na coluna exigem que De Angelis seja mantido em observação constante, diz diretor-médico da MotoGP

Diretor-médico do Mundial de Motovelocidade, Michele Macchiagodena afirmou que o quadro de Alex De Angelis precisa ser monitorado de perto, especialmente por conta da contusão pulmonar. Piloto da Ioda sofreu um forte acidente na quarta sessão de treinos livres no Japão

A cobertura completa do GP do Japão no GRANDE PRÊMIO

Diretor-médico do Mundial de Motovelocidade, Michele Macchiagodena afirmou que as lesões sofridas por Alex De Angelis no forte acidente do quarto treino livre vão exigir um acompanhamento cuidadoso. O piloto de San Marino sofreu múltiplas fraturas de vértebra, além de uma contusão pulmonar.
 
Ainda nos primeiros minutos do quarto treino livre, De Angelis sofreu uma queda no trecho entre as curvas 9 e 10 de Motegi, o que resultou na interrupção do treino em bandeira vermelha. Como é padrão no Mundial de Motovelocidade em casos de acidentes mais graves, a queda de Alex não foi exibida na TV.
Alex de Angelis sofreu múltiplas lesões em acidente no Japão (Foto: Ioda)
O titular da Ioda recebeu atendimento ainda na pista e, pouco após ser levado ao centro médico do circuito de Motegi, foi transferido de helicóptero para Dokkyo Hospital, em Mibu. De Angelis foi, então, submetido a uma tomografia, que revelou uma contusão no pulmão.  Além disso, o piloto de 31 anos também fraturou três costelas, as vértebras torácicas T7, T8 e T9, a vértebra lombar L4 e teve fraturas nos processos transversos das vértebras torácicas T2, T4 e T8.
 
 Junto com as fraturas e a lesão no pulmão, De Angelis ainda sofreu uma concussão na cabeça, que, de acordo com o diretor-médico do Mundial de Motovelocidade, vai exigir atenção nos próximos dias.
 
“Tem um trauma torácico com fraturas bilaterais nas costelas, na esquerda e na direita. Ele também sofreu uma concussão na cabeça — a tomografia não mostrou nenhum dano ou sangramento, mas ainda é preciso permanecer em observação pelos próximos dias”, disse Macchiagodena. “Entretanto, o que precisa de mais atenção é o fato de ele ter sofrido uma contusão pulmonar — vamos ter de monitorar isso de perto para garantir que isso não leve a uma restrição respiratória ou qualquer tipo de infecção”, seguiu.
 
“Os primeiros exames também mostraram cinco vértebras fraturadas, das quais três parecem afetar o corpo da vértebra — no momento, não há dano neurológico, mas precisamos garantir que essas fraturas estejam estáveis para que a medula não seja afetada”, explicou. “Por agora, ele precisa ser observado atentamente para podermos determinar se a cirurgia pode ser evitada”, completou Macchiagodena.
 
De acordo com a Ioda, De Angelis não se lembra do acidente por conta da contusão na cabeça. A expectativa da equipe é que o piloto seja transferido para a Itália na próxima semana.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.