Lorenzo vê queda de Márquez e vence fácil corrida marcada por grande duelo entre Pedrosa e Rossi em Aragão

Um dia de comemorações e um pouco de sorte para Jorge Lorenzo. Neste domingo (27) aconteceu o GP de Aragão, e após a queda de Marc Márquez na ponta do pelotão, Jorge Lorenzo teve a vida facilitada, ditou o ritmo da prova e garantiu a vitória em solo espanhol

Se pudesse definir o dia de Jorge Lorenzo seria positivo. Neste domingo (27) aconteceu o GP de Aragão da MotoGP, e se aproveitando de um erro de Marc Márquez, o espanhol ditou o ritmo do pelotão e garantiu o degrau mais alto do pódio com tranquilidade.

O piloto da moto #93 já garantiu vida fácil para seus adversários logo no começo da prova. O piloto, que vinha brigando pela ponta, acabou cometendo um erro na terceira volta, passou reto na curva e acabou no chão. Frustrado, chegou até a brigar com a moto, e abandonou prematuramente a prova.

Pódio da MotoGP em Aragão (Foto:AP)

Quem se aproveitou do erro do bicampeão foi o espanhol da Yamaha, que tomou conta da liderança do pelotão. Apenas mantendo o bom ritmo, ficou lá até o final da prova sem problemas.

Quem garantiu a emoção da prova em Aragão foi Dani Pedrosa e Valentino Rossi. O companheiro de Márquez vinha na segunda colocação perseguindo Lorenzo, quando o italiano começou a se aproximar. Começou então a troca de posições, um sempre superando o outro. No final, Pedrosa ficou em segundo e Rossi, em terceiro.

Quem recebeu a bandeira quadriculada na quarta colocação foi Andrea Iannone, com Andrea Dovizioso logo em quinto. Aleix Espargaró foi o sexto, Cal Crutchlow o sétimo. Bradley Smith, Pol Espargaró e Yonny Hernandéz completaram o top-10 da corrida deste domingo.

Saiba como foi a etapa da MotoGP em Aragão:

Sem ameaça de chuva, o clima na Espanha estava bom para a disputa da MotoGP. Os termômetros marcavam 22ºC de temperatura ambiente e 37ºC na pista. Os ventos sopravam a 14 km/h. O público presente no autódromo era de quase 68 mil pessoas. 

A primeira fila do grid de largada tinha Marc Márquez, Jorge Lorenzo e Andrea Iannone, ou seja, uma Honda, uma Yamaha e uma Ducati. Valentino Rossi estava na segunda fila, no sexto lugar.

Quando as luzes se apagaram, Márquez ficou, sendo ultrapassado por Lorenzo e Iannone. O #93, contudo, logo tratou de deixar Iannone para trás. Rossi manteve a sexta colocação e ainda no primeiro giro subiu para quinto.
Jorge Lorenzo (Foto: AP)
Só que na segunda volta, Márquez passou direto e caiu na curva 12. O sempre sorridente espanhol, ficou visivelmente furioso e teve uma rápida DR com sua Honda.
 
Assim, Iannone foi para segundo, com Pedrosa em terceiro e Rossi em quarto. O #26 superou o representante da Ducati e subiu para segundo. Rossi fez o mesmo. Nisso, Lorenzo abria mais de 2s na ponta.
 
O #46 então começou a pressionar Pedrosa. Iannone mantinha a quarta posição, com Dovizioso em quinto. Enquanto Rossi não se livrava de Pedrosa, Lorenzo abria ainda mais, com 3s de margem. No fundo do pelotão, Alex De Angelis perdia a moto na curva 7 e encerrava sua participação no GP.
Com 15 voltas para o fim, Pedrosa começou a reduzir a vantagem de Lorenzo, trazendo Rossi bem perto. Iannone tinha 1s de atraso para o italiano à sua frente.
 
Os dez primeiros? Lorenzo, Pedrosa, Rossi, Iannone, Dovizioso, Smith, Aleix Espargaró, Crutchlow, Petrucci e Pol Espargaró. Na curva 14, porém, foi a vez de Petrucci cair e colocar o companheiro de equipe Hernández no top-10.
 

Volta após volta, o cenário era o mesmo. Lorenzo firme na liderança e Rossi buscando a ultrapassagem, sem sucesso. Iannone permanecia em quarto, sem ser ameaçado por Dovi.

Pedrosa e Rossi protagonizaram grande batalha (Foto: AP)

Faltando cinco voltas, Rossi, enfim, animou a prova e fez a ultrapassagem sobre Pedrosa. Mas o espanhol não deixou barato e deu o troco imediatamente. Na volta seguinte, a mesma coisa aconteceu em mais duas oportunidades. Pedrosa estava mesmo disposto a segurar o segundo lugar.

Na abertura da penúltima volta, Pedrosa errou na freada da curva 1 e Rossi ultrapassou, mas errou na sequência e o #26 recuperou a posição na curva adiante. 

A última volta foi emocionante. Rossi deu o bote e faturou a posição, dessa vez sem troco. Só que o bravo Pedrosa foi para cima e se recuperou. Na sequência, errou e permitiu nova aproximação do #46, mas ficou firme e fez Rossi recuar na saída da curva para garantir o segundo lugar.

MotoGP, GP de Aragão, corrida:

1 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA 41:44.933  
2 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +2.683  
3 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +2.773  
4 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI +7.858  
5 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +24.322  
6 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +24.829  
7 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +25.367  
8 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +25.503  
9 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +26.452  
10 68 YONNY HERNÁNDEZ COL PRAMAC DUCATI +43.889  
11 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +44.255  
12 45 SCOTT REDDING ING MARC VDS HONDA +48.176  
13 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +49.755  
14 50 EUGENE LAVERTY IRN ASPAR HONDA +50.271  
15 69 NICKY HAYDEN EUA ASPAR HONDA +50.364  
16 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +50.722  
17 76 LORIS BAZ FRA FORWARD YAMAHA +51.997  
18 6 STEFAN BRADL ALE FORWARD YAMAHA +53.406  
19 43 JACK MILLER AUS LCR HONDA +56.859  
20 63 MIKE DI MEGLIO FRA AVINTIA DUCATI +59.607  
21 24 TONI ELIAS ESP FORWARD YAMAHA +1:15.237  
22 17 KAREL ABRAHAM TCH AB HONDA +12 voltas NC
23 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +14 voltas NC
24 15 ALEX DE ANGELIS RSM IODA ART +18 voltas NC
25 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +22 voltas NC

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube