Lorenzo vence Márquez na linha de chegada em final espetacular no GP da Itália. Motor trai Rossi

Jorge Lorenzo conseguiu segurar a pressão de Marc Márquez e conquistou a vitória no GP da Itália. Andrea Iannone segurou Dani Pedrosa e garantiu o último degrau do pódio. Falha com motor forçou Valentino Rossi a abandonar em Mugello

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O som do silêncio foi a trilha sonora do GP da Itália deste domingo (22). A eufórica torcida italiana foi silenciada na oitava volta da corrida, quando Valentino Rossi teve de abandonar a briga pela vitória com Jorge Lorenzo por conta de um problema com o motor da Yamaha.

 
Apesar de ser uma situação atípica, a falha no propulsor da YZR-M1 aconteceu duas vezes neste domingo. No warm-up desta manhã, Lorenzo sofreu com o mesmo problema, mas a casa de Iwata trocou o propulsor que tinha sido usado em Jerez de la Frontera.

Antes da largada, Lin Jarvis, diretor da Yamaha, descartou preocupação com os motores, destacando a confiabilidade da M1. Mas não foi bem o que se viu.

Chegada apertada no GP da Itália de MotoGP (Foto: Getty Images)
A classificação da MotoGP depois do GP da Itália
Sem Rossi, Marc Márquez avançou para o segundo posto e passou a liderar à caçada a Lorenzo. Ainda em dificuldades com a aceleração da RC213V, o #93 demorou para chegar, mas a disputa esquentou para valer no fim da corrida.
 
Na última volta, Marc assumiu a ponta, levou o troco e recuperou, e entrou na reta na frente. Com uma M1 mais afiada, Lorenzo acelerou fundo e superou o rival por 0s019.
 
A diversão da corrida também ficou por conta da Ducati. Depois de uma saída ruim, Andrea Iannone conseguiu se recuperar e passou a pressionar Andrea Dovizioso pelo terceiro posto.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com a briga, Dani Pedrosa conseguiu encostar para entrar na brincadeira e foi promovido ao quarto posto no erro de Dovizioso, que escapou da trajetória. O #26, então, passou a atacar Iannone, mas não conseguiu segurar o italiano e a força da Desmosedici #29. Dovizioso, por outro lado, não conseguiu remar após o erro e acabou em quinto.

 
Maverick Viñales não tirou proveito da primeira fila do grid e acabou despencando na largada. O piloto da Suzuki reagiu e recebeu a bandeirada em sexto, à frente de Bradley Smith.
 
Danilo Petrucci acabou em oitavo, seguido por Aleix Espargaró e Michelle Pirro, o último na lista dos dez melhores.
Apesar de Rossi ter pedido que os fãs respeitassem os outros pilotos, o Dr. foi ignorado por parte da torcida, que tratou de vaiar Lorenzo em alto e bom som.
 
Com o resultado, Lorenzo chegou aos 115 pontos e abriu dez de vantagem para Márquez. Rossi segue em terceiro, agora com 37 pontos a menos que o companheiro de Yamaha. Pedrosa e Viñales completam o top-5.

Saiba como foi o GP da Itália de MotoGP:
 
O sol da Toscana voltou a dar as caras neste domingo para esquentar a MotoGP. Pouco antes da largada da MotoGP, a temperatura estava na casa dos 26ºC, com o piso alcançando a marca de 48°C. A velocidade dos ventos era de 3 km/h.
 
Pela primeira vez desde 2008, Valentino Rossi tinha a pole em Mugello, à frente de Maverick Viñales e Andrea Iannone, que tem seu melhor resultado na MotoGP — um segundo lugar — no circuito de propriedade da Ferrari.
 
Neste fim de semana, a Michelin levou para a Itália os pneus dianteiros macios, médios e duros, e traseiros macios e médios. No grid, os pilotos do top-3 tinham a mesma combinação: duro na frente e macio atrás. Aliás, Márquez e Crutchlow foram os únicos a optar pelo composto médio na dianteira.
 
A manhã da Yamaha começou tumultuada, com Lorenzo apresentando um problema atípico com o motor da YZR-M1 no warm-up. O time de Iwata trocou o propulsor e segue confiante de que não terá maiores problemas.
 
Neste domingo, 100.640 se reuniram em Mugello para acompanhar o Mundial, praticamente vestindo o traçado de amarelo. Na hora da largada, Rossi manteve a frente, com Lorenzo logo saltando para segundo.
 
Sem demora, o espanhol passou o companheiro de Yamaha por dentro na San Donato, com Aleix aparecendo em terceiro. Márquez vinha na sequência, à frente de Smith e Dovizioso. Viñales saiu mal e caiu para 12º.
 
Na reta, Rossi usou o vácuo e passou Lorenzo, que seguiu colado. Na primeira curva, o #46 abriu demais na San Donato, permitindo a passagem de Lorenzo, que logo tentou se afastar. Aleix seguia em terceiro. 
 
Rossi reagrupou rapidamente, reduzindo a diferença de Lorenzo. Aleix já tinha 0s5 de atraso para o #46, mas via Márquez chegando.
Valentino Rossi ficou pelo caminho em Mugello (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na abertura da volta seguinte, Valentino colou em Jorge na reta e tentou colocar por dentro, mas não conseguiu chegar na San Donato. Enquanto isso, Márquez passou Aleix e já tinha 0s8 de atraso para a dupla da Yamaha.

 
Mais atrás, Viñales ia escalando o pelotão e aparecia em nono. Início ruim também para Iannone, que caiu para 11º.
 
Rodando ligeiramente mais rápido que Lorenzo, Rossi encostou de novo na reta, colocado por dentro para tentar de novo na curva um. Quinto melhor na freada da San Donato no sábado — segundo dados da Brembo —, Jorge retardava a freada para segurar o companheiro, o melhor no quesito de acordo com a fornecedora.
 
Perseguindo os ponteiros, Márquez apertou o passo e começou a reduzir o atraso, que era e 0s478 na quarta volta.
 
Enquanto isso, Rossi, de novo, colou em Lorenzo na reta, desta vez tentando por fora. De novo, o #99 se manteve na frente. Márquez ia chegando, com Dovizioso passando Aleix pelo quarto posto.
 
Depois de aproximar um pouquinho, Márquez viu a diferença em relação a Valentino aumentar mais uma vez, chegando 0s544.
 
Sempre na longa reta da Toscana, Rossi encostava bem em Lorenzo, mas ainda sem conseguir passar. O italiano, aliás, deu uma errada na quinta volta e permitiu que Jorge abrisse mais de 0s5. Márquez aproveitou e se aproximou de novo.
 
Rossi voltou a se recompor e colar em Jorge, abrindo em relação a Márquez outra vez. Desta vez, o italiano não ia deixar o companheiro de equipe escapar.
 
Márquez seguia em terceiro, com Dovizioso impondo um ritmo forte e chegando. Pedrosa era o sexto, com Iannone e Viñales logo atrás. Andrea, aliás, usou toda a potência do motor Ducati para engolir a pobre GSX-RR #25.
 
Rodando mais rápido, Valentino evitou a fuga de Lorenzo, mas não conseguia um ponto bom de ultrapassagem. E olha que ele tentou na Scarperia. Atrás, Pedrosa passou Aleix pelo quinto lugar. 
 
Com a boa disputa na ponta, Márquez ia ficando para trás, sem conseguir reduzir a margem em relação a Rossi. Dovizioso, por outro lado, também não conseguia chegar, enquanto Pedrosa já tinha 2s8 de atraso para o rival da Ducati.
 
No oitavo giro, Rossi tentou colar mais uma vez, mas Lorenzo seguiu se mantendo na frente, agora escapando um pouquinho do alcance do rival. 
A chegada da MotoGP foi apertada (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com 15 voltas para o fim, Rossi teve um problema com a YZR-M1 e passou reto, mas conseguiu voltar para a pista. Aos poucos, a fumaça branca começou a sair da traseira da Yamaha, calando Mugello.

 
Assim, Lorenzo ganhou folga no topo da tabela, 0s812 à frente de Márquez, que não parecia ter qualquer capacidade de reação. Dovizioso era o terceiro, à frente de Iannone, Pedrosa e Viñales.
 
No 11º giro, Márquez vinha colando em Lorenzo, descontando boa parte da vantagem do rival.
 
Enquanto isso, Valentino voltava aos boxes da Yamaha visivelmente abatido, mesmo clima que tomava conta da equipe.
 
Com o passar das voltas, Márquez ia tentando chegar em Lorenzo, mas a aproximação maior aconteceu na quinta volta, quando a diferença caiu de 0s1.
 
Mais atrás, Iannone e Dovizioso engataram um duelo, que, desta vez, não terminou de todo mal. O #29 fez uma manobra limpa e tratou de se afastar o companheiro.
 
No giro seguinte, Dovi encostou e conseguiu passar, retomando o terceiro posto, mas sem conseguir se afastar. Ligado, Pedrosa ia encostando nos dois.
 
Pouco depois, Dovi escapou da linha na San Donato e permitiu a passagem de Pedrosa, perdendo mais de 1s em relação ao espanhol.
 
Com quatro voltas para o fim, Márquez chegou junto e passou Lorenzo, mas errou a tangencia e acabou superado.
 
Pouco depois, Marc fez uma nova tentativa, mas, de novo, não conseguiu manter a linha para permanecer na frente.
 
Na abertura do último giro, Márquez colocou de lado de novo, mas sem conseguir passar. Metros depois, Marc foi de novo e passou, desta vez segurando Jorge. 

MotoGP, GP da Itália, Mugello, final:

 
1 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA 41:36.535 23 voltas
2 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +0.019  
3 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI +4.742  
4 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +4.910  
5 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +6.256  
6 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +8.670  
7 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +13.340  
8 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +14.598  
9 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +18.643  
10 51 MICHELE PIRRO ITA  DUCATI +22.298  
11 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +27.936  
12 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +35.712  
13 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +38.032  
14 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +40.094  
15 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +59.811  
16 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI +1:04.397  
  46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA NC  
  45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI NC  
  43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA NC  
  19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI NC  
  76 LORIS BAZ FRA AVINTIA DUCATI NC  
             
POLE VALENITNO ROSSI ITA YAMAHA 1:46.504 177.2  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 1:47.687 175.3 km/h
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:47.639 175.4 km/h
MELHOR VOLTA ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 1:46.489 177.3 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 26ºC | pista: 48ºC
 
#GALERIA(5672)
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.