Marc Márquez escapa de punição por só 0s036 e mantém pódio no GP do Japão

Marc Márquez escapou da pista na volta final em Motegi enquanto resistia a pressão de Enea Bastianini, mas não teve de entregar a posição por causa da diferença entre os dois no momento do lance

Marc Márquez escapou por um triz de perder o pódio pelo terceiro lugar no GP do Japão de domingo (6). Mesmo saindo da pista na volta final, o titular da Gresini não precisou entregar a posição a Enea Bastianini e, assim, ficou com a lugar no top-3. Mas como?

Na corrida em Motegi, Marc precisou fazer uma prova de recuperação, já que largou apenas em nono. O #93 conseguiu escalar o pelotão, mas precisou resistir à pressão de Bastianini, que pressionou pelo terceiro posto até o fim.

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Na derradeira volta no Japão, Marc escapou da pista na curva 4, mas, ao invés de entregar a posição ao italiano da Ducati, se manteve na frente e recebeu a bandeirada em terceiro. Diferente do que aconteceu na classificação, quando uma escapadela mínima resultou no cancelamento da volta, desta vez o irmão de Álex não foi atingido pela mão pesada dos comissários, ainda que a norma seja ceder uma posição ao pisar no verde no último giro.

Acontece que, no momento em que escapou da pista, Marc tinha uma vantagem de 0s536 para Bastianini. E a diretriz que orienta a entrega de posição também estabelece que isso só deve acontecer se a diferença entre os dois pilotos for de até 0s5.

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Marc Márquez manteve o pódio por um detalhe no regulamento (Foto: Gresini)

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No relatório divulgado após o fim da corrida, o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) explicou em mais detalhes o caso Márquez.

“Para pilotos que disputam de perto uma posição, se uma infração ao limite da pista acontece na última volta (e o comissário determina que afetou o resultado da corrida, quer exista a troca de posição ou não), o piloto envolvido deve demonstrar uma clara desvantagem”, diz o texto. “A diretriz para uma ‘disputa apertada’ é que os pilotos estejam separados por 0s500 ou menos no momento do acidente e na linha de chegada”, acrescenta.

Brad Binder também foi alvo de uma investigação, mas, assim como Marc, escapou de punição, já que no momento em que escapou da pista na curva 4, tinha 0s869 de margem para Marco Bezzecchi e, assim, manteve o sexto posto.

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