Bezzecchi escapa no fim e vence GP da Estíria de Moto2. Gardner erra e acaba em 4º

Marco Bezzecchi andou entre os líderes desde o começo do GP da Estíria, contou com um erro de Remy Gardner e levou a vitória no Red Bull Ring. Arón Canet e Augusto Fernández fecharam o pódio

Valentino Rossi vai deixar a MotoGP no fim de 2021 (Vídeo: MotoGP)

As férias de verão terminaram e a Moto2 voltou com um novo vencedor na temporada 2021. Marco Bezzecchi superou Remy Gardner ao longo da prova e segurou Arón Canet nas voltas finais para vencer o GP da Estíria, a primeira no campeonato neste ano.

O italiano, que é cotado para assumir uma vaga na MotoGP em 2022, esteve sempre entre os primeiros colocados desde o início das atividades no Red Bull Ring e foi um dos líderes desde a largada na Estíria, aproveitando-se de um erro de Remy Gardner para tomar a ponta e não mais soltar.

Marco Bezzecchi escapou no fim e venceu na Estíria (Foto: Reprodução/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Canet foi o segundo, mantendo ritmo forte durante toda a prova. Augusto Fernández voltou a andar bem em 2021 e fechou o pódio no Red Bull Ring. Apesar do erro, Gardner ainda terminou em quarto lugar.

Ai Ogura foi o quinto após cumprir punição por exceder os limites de psita. Celestino Vietti ficou em sexto, seguido por Raúl Fernández, Somkiat Chantra, Xavi Vierge e Marcel Schrötter, que fecharam o top-10.

Com o resultado desta décima etapa de 2021, Gardner agora soma 197 pontos e lidera o Mundial de Moto2 com 35 pontos de vantagem para Raúl Fernández. Bezzecchi ganhou um impulso na disputa e é o terceiro, seguido por Sam Lowes e Fabio Di Giannantonio.

A Moto2 volta a acelerar no próximo domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP da Estíria de Moto2:

A chuva que caiu mais cedo deu uma trégua, alterando as condições do asfalto no Red Bull Ring, o que permitiu que a direção de prova declarasse uma corrida em pista seca. Antes do início da Moto2, a temperatura era de 17°C, com o asfalto chegando em 19°C. A velocidade do vento era de 2 km/h.

Na hora da largada, Remy Gardner até manteve a ponta, mas logo foi superado por Marco Bezzecchi, que tomou a ponta na curva 1. Ai Ogura vinha em terceiro.

A largada do GP da Estíria de Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Na sequência, Gardner atacou para tentar recuperar a ponta na freada da curva 3, mas escapou da trajetória e caiu para terceiro, atrás de Bezzecchi e Raúl. Arón Canet era agora o quarto, à frente de Ogura.

Simone Corsi e Joe Roberts não foram muito longe na corrida deste domingo, com quedas ainda no início da disputa. Barry Baltus foi ao chão no início da volta 2.

Na volta 3, Bezzecchi já sustentava 0s326 de margem para Gardner, que tinha conseguido passar o companheiro de Ajo para ocupar o segundo lugar. Fernández, aliás, também não sustentou o terceiro posto e foi parar atrás de Canet.

Mais atrás, Sam Lowes era quem vinha tentando escalar. O britânico passou Ogura para assumir a quinta colocação, 0s750 atrás de Raúl.

Completadas as seis primeiras voltas, o top-3 vinha mais juntinho, com Fernández ligeiramente mais atrás de Bezzecchi, Gardner e Canet.

Arón Canet passou Raúl Fernández e assumiu o terceiro lugar (Vídeo: MotoGP)

Na sequência, Bezzecchi errou na curva 1 e facilitou o ataque dos rivais, mas foi Canet quem saltou para a ponta, com Gardner se instalando em segundo. Fernández também conseguiu se aproximar da briga pela ponta.

Gardner, então, tomou a ponta, com Lowes passando Raúl, que, na sequência, escapou da posta e foi parar atrás de Ogura e Augusto Fernández.

Ogura conseguiu passar Lowes para assumir o quarto lugar, mas se afastou mais de 1s de Bezzecchi, que vinha em terceiro tentando uma reaproximação com os ponteiros.

Augusto Fernández viu a chance de crescer e passou a pressionar Lowes, tomando a quinta colocação do parceiro de Marc VDS pouco depois. Sétimo, Raúl tinha 1s4 de atraso para o britânico.

Canet aproveitou-se de um erro de Bezzecchi para assumir a liderança (Vídeo: MotoGP)

Conforme as voltas foram acontecendo, Gardner foi se afastando dos demais. Com 13 giros para o fim, o australiano tinha 0s771 de diferença para Canet, que, por sua vez, vinha 0s4 à frente de Bezzecchi. Ogura também vinha por perto, sonhando com o pódio austríaco.

Não demorou muito para Marco ir ao ataque, mas na primeira ameaça, Arón bloqueou a passagem. Pouco depois, porém, o piloto da VR46 tomou o segundo posto na curva 1, já 0s81 atrás de Gardner.

Instantes depois, Sam Lowes escapou na curva 1 e despencou para a décima colocação, 8s910 atrás do líder.

Na ponta, Ogura passou Canet para assumir o terceiro lugar, mas ficou pouco por lá, já que o espanhol foi rápido no troco. Na frente, Bezzecchi vinha em ritmo forte para grudar em Gardner mais uma vez.

Com sete voltas para o fim, Bezzecchi tomou a liderança de Gardner na curva 1, levou o troco pouco depois ao abrir a trajetória na curva 3, mas fez uma boa manobra na curva seguinte para recuperar a ponta. Ogura era o terceiro, à frente de Canet, Augusto e Raúl Fernández.

Marco Bezzecchi e Remy Gardner brigaram pela vitória em boa parte do GP da Estíria (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Gardner errou e escapou da pista na curva 4, despencando para a quinta colocação. Assim, Bezzecchi ganhou mais de 0s8 de frente para Ogura, com Canet em terceiro. Ai, porém, foi punido com uma volta longa por desrespeitar os limites da pista.

O japonês do Team Asia ia tentando colar em Bezzecchi e se afastar de Canet, mas a diferença para o espanhol da Aspar não era grande o bastante para manter a posição com a pena.

Com quatro voltas para o fim, Ogura foi pagar a pena e caiu para a quinta colocação. Bezzecchi, então, abriu 9s de margem para Canet, com Augusto Fernández em terceiro.

A tentativa de Canet de encostar em Bezzecchi não vinha dando muito resultado, com o italiano conseguindo sustentar cerca de 0s88 de margem na ponta.

Marco, então, seguiu para receber a bandeirada com 1s171 de vantagem para Canet, com Augusto Fernández completando o pódio. Ogura ainda foi punido por não cumprir devidamente a volta longa e teve o acréscimo de 3s ao tempo de prova.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale

Moto2 2021, GP da Estíria, Red Bull Ring, Corrida:

1M BEZZECCHIVR46 Kalex37:29.46025 voltas
2A CANETAspar Speed Up+1.171 
3A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+3.260 
4R GARDNERRed Bull KTM Ajo Kalex+3.856 
5A OGURATeam Tady Kalex+6.922 
6C VIETTIVR46 Kalex+9.390 
7R FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo Kalex+9.590 
8S CHANTRATeam Tady Kalex+12.217 
9X VIERGESIC Kalex+12.747 
10M SCHROTTERIntact Kalex+12.874 
11J DIXONSIC Kalex+13.532 
12L DALLA PORTAItaltrans Kalex+14.071 
13F DI GIANNANTONIOSpeed UP+14.197 
14S LOWESMarc VDS Kalex+14.536 
15A ARENASAspar Speed Up+18.616 
16T LÜTHIIntact Kalex+19.378 
17T ARBOLINOIntact Kalex+19.660 
18S MANZIForward MV Agusta+22.467 
19M RAMÍREZAmerican Kalex+22.762 
20J NAVARROSpeed UP+25.267 
21L BALDASSARIPONS Kalex+30.121 
22N BULEGAGresini Kalex+37.544 
23B BENDSNEYDERRW NTS+38.095 
24Y MONTELLASpeed UP+39.007 
25S CORSIForward MV Agusta+40.146 
26C BEAUBIERAmerican KalexAbandonou 
27H GARZÓPONS KalexAbandonou 
28H SYAHRINAspar Speed UpAbandonou 
29J ROBERTSAmerican KalexAbandonou 
30B BALTUSRW NTSAbandonou 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar