Oliveira leva punição de volta longa por acidente na sprint da MotoGP no Catar

Os comissários da Federação Internacional de Motociclismo consideraram que Miguel Oliveira fez uma manobra irresponsável no incidente que causou a queda de Aleix Espargaró e Enea Bastianini

Acidente na primeira volta envolveu diversos pilotos (Vídeo: MotoGP)

Miguel Oliveria sofreu uma punição de volta longa por ser considerado o culpado pelo assustador acidente na primeira volta da sprint, realizada no último sábado, no circuito de Lusail.

Neste domingo (19), momentos antes do início do GP do Catar, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) escreveu em seu comunicado que o português da RNF Aprilia fez uma “pilotagem irresponsável” e, por isso, recebeu a punição com base no Artigo 3.5.5 do Regulamento da MotoGP.

O forte incidente aconteceu na curva 6, quando Oliveira tentou uma manobra arriscada e causou um “strike”, resultando na queda de Aleix Espargaró, Brad Binder e Enea Bastianini. Devido ao forte impacto da batida contra o solo, o português fraturou a escápula direita e precisou ser levado ao hospital local.

Além dele, Espargaró também levou a pior e sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda. Embora lesionado, o espanhol da Aprilia disputou a corrida principal em Lusail, que terminou com a vitória de Fabio Di Giannantonio.

Miguel Oliveira sofreu uma fratura na escápula direita no acidente na sprint do Catar (Foto: RNF)

Já Miguel não teve a mesma sorte e, antes mesmo de fazer os exames no hospital, foi vetado do GP do Catar. Devido à gravidade da fratura na escápula direita, Oliveira, possivelmente, não terá condições físicas para participar do GP da Comunidade Valenciana, última etapa da temporada 2023 da MotoGP.

Ou seja, a punição de volta longa deverá ser paga na primeira sprint em 2024, quando Oliveira deverá estar apto a competir no Mundial de Motovelocidade.

MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.