Miguel Oliveria sofreu uma punição de volta longa por ser considerado o culpado pelo assustador acidente na primeira volta da sprint, realizada no último sábado, no circuito de Lusail.
Neste domingo (19), momentos antes do início do GP do Catar, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) escreveu em seu comunicado que o português da RNF Aprilia fez uma “pilotagem irresponsável” e, por isso, recebeu a punição com base no Artigo 3.5.5 do Regulamento da MotoGP.
O forte incidente aconteceu na curva 6, quando Oliveira tentou uma manobra arriscada e causou um “strike”, resultando na queda de Aleix Espargaró, Brad Binder e Enea Bastianini. Devido ao forte impacto da batida contra o solo, o português fraturou a escápula direita e precisou ser levado ao hospital local.
Além dele, Espargaró também levou a pior e sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda. Embora lesionado, o espanhol da Aprilia disputou a corrida principal em Lusail, que terminou com a vitória de Fabio Di Giannantonio.
Já Miguel não teve a mesma sorte e, antes mesmo de fazer os exames no hospital, foi vetado do GP do Catar. Devido à gravidade da fratura na escápula direita, Oliveira, possivelmente, não terá condições físicas para participar do GP da Comunidade Valenciana, última etapa da temporada 2023 da MotoGP.
Ou seja, a punição de volta longa deverá ser paga na primeira sprint em 2024, quando Oliveira deverá estar apto a competir no Mundial de Motovelocidade.
A MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
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