Mir é campeão com menor número de vitórias em uma temporada na MotoGP

Com apenas um triunfo na temporada, no GP da Europa, o espanhol é quem levou o título da classe rainha com menor número de triunfos. Ainda, é quem mais subiu no pódio pela Suzuki em 20 anos

Joan Mir entrou para a história da MotoGP ao conquistar o título de 2020. Mas além do triunfo, o espanhol da Suzuki também se tornou o piloto que sagrou-se campeão com o menor número de vitórias em uma temporada.

Neste domingo (15), o espanhol cruzou a linha de chegada na sétima colocação, resultado suficiente para conseguir colocar as mãos no caneco. Ainda, tratou de encerrar um jejum de 20 anos para a equipe de Hamamatsu.

A campanha 2020 do competidor de Palma de Maiorca foi marcada pela regularidade – foram sete pódios em 13 etapas. Entretanto, apenas um deles foi com um triunfo, no GP da Europa, a primeira corrida em Valência.

Joan Mir teve o menor número de vitórias para um campeão (Foto: Michelin)

LEIA TAMBÉM
Mir dribla tumultos, prima pela regularidade e entra em seleta lista de campeões pela Suzuki
Suzuki se agiganta no ano do centenário e recupera título após duas décadas de jejum

Antes de Mir, os pilotos que haviam sido campeões com o menor número de vitórias em um ano haviam sido Leslie Graham, em 1949, Umberto Masetti, em 1950 e 1952, e Nicky Hayden, em 2006, os três com dois triunfos cada.

Mas pelo lado positivo, foi quem mais terminou dentro do top-3 em 2020. Ainda, é o primeiro competidor da Suzuki a terminar sete ou mais vezes no pódio desde Kenny Roberts Jr em 2000. Na época, o norte-americano foi nove vezes.

Outro número que fez Joan entrar para a história do Mundial de Motovelocidade é que tornou-se o sétimo campeão mais jovem da categoria, passando Jorge Lorenzo e ficando imediatamente atrás de Valentino Rossi.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube