MotoGP altera planos e define introdução de comunicação via rádio para temporada 2025

A MotoGP vai ganhar uma novidade tecnológica a partir da temporada 2025: comunicação via rádio entre a direção de prova e os pilotos. A Dorna já comunicou equipes da decisão e testou o equipamento em Misano, nesta segunda-feira (9)

A MotoGP vai ganhar uma grande novidade para a temporada 2025. A partir do próximo, os pilotos da classe rainha do Mundial de Motovelocidade vão receber mensagens da direção de prova via rádio, mas ainda não vão poder responder de volta, algo que deve acontecer apenas em 2026.

A Dorna, promotora do campeonato, já convocou reunião e informou as equipes da decisão na última semana, de acordo com a versão espanhola do site Motorsport. A publicação ainda destaca que conversas entre pilotos e equipes vão fazer parte da última etapa de introdução da tecnologia, ainda sem prazo definido.

A entrada da comunicação via rádio era estudada pela MotoGP há anos, inclusive com testes realizados em 2020 e 2023, mas sem sucesso. No ano passado, pilotos fizeram experimentos com sistema de comunicação via rádio com a direção de prova em Jerez. O grid, no entanto, se dividiu entre a aprovação e o temor sobre a distração causada pelas mensagens.

O sistema atual já foi testado nesta segunda-feira (9), em Misano, por Fabio Quartararo, Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori. A tecnologia tem sido desenvolvida nos últimos dois anos pela Dorna e por uma equipe de televisão. O fone será colocado por fora da orelha e o som transmitido por vibrações, sendo menos intrusivo para os pilotos.

Comunicação entre e pilotos e equipes deve entrar em 2026 (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Pode ser muito interessante para a segurança. Se, por exemplo, há um acidente, um piloto no meio da pista, a direção de prova pode te avisar imediatamente”, disse Maverick Viñales, piloto da Aprilia.

“Está claro que os tempos estão mudando e esse tipo de coisa reforça o espetáculo. Minha frase favorita já posso te adiantar, será ‘me deixe em paz agora'”, brincou o espanhol.

Quartararo, um dos que testou a novidade em Misano, defendeu a ideia para questões de segurança e também para desenvolvimento de estratégias, como durante a chuva que caiu no GP de San Marino, no último domingo (8).

“Sergi [Sendra, responsável de mídia da Dorna] está trabalhando muito bem nisso. Há muito tempo que está desenvolvendo e acredito que é uma grande ideia por muitos motivos. Ainda nos falta muito porque é difícil escutar bem com o ruído das motos”, pontuou o francês da Yamaha.

MotoGP volta a acelerar entre 20 a 22 de setembro, com o GP da Emília-Romanha, novamente em Misano, para a 14ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.