MotoGP avalia sistema de comunicação com pilotos via rádio durante teste de Jerez

A ideia da organização da MotoGP é, em um primeiro momento, enviar mensagens pré-gravadas da direção de prova para alertar os pilotos de situações como bandeiras, chuva e condições de pista

A MotoGP aproveitou o teste de Jerez para experimentar um sistema de comunicação com os pilotos via rádio. A ideia é que os competidores possam receber mensagens pré-gravadas da direção de prova enquanto estiverem nas motos.

Esta, porém, não é a primeira vez que este tipo de comunicação é testada. Em 2020, uma primeira versão tinha sido testada em Misano, mas, agora, dois sistemas diferentes foram avaliados: um que fica ao redor dos tampões de ouvido usados pelos pilotos e outro que vai diretamente no ouvido.

Jonas Folger foi um dos pilotos que testou a comunicação via rádio em Jerez (Foto: GasGas)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com a organização da MotoGP, “conforto, barulho, viabilidade e falibilidade são de extrema importância, e vários pilotos diferentes testaram para dar o feedback deles”.

No momento, o foco é melhorar a comunicação da direção de prova com os pilotos, mas, no futuro, a MotoGP admite a possibilidade de ter comunicação em duas vias e também entre equipes e competidores.

Diretor-esportivo da Dorna Sports, a promotora do Mundial, Carlos Ezpeleta explicou que o sistema testado em 2020 não foi confortável para os pilotos e, por isso, o campeonato optou por seguir o caminho da comunicação via painéis de LED, que hoje estão presentes em todos os circuitos.

“Nós trabalhamos muito próximos com os pilotos e as equipes, e a comunicação dos pilotos com a direção de prova foi uma prioridade dos últimos anos”, disse Carlos. “Em 2020, os pilotos estavam reclamando da visibilidade das bandeiras, ou seja, saber o que estava acontecendo na pista e serem avisados sobre bandeiras, chuvas ou acidentes, então fizemos um teste de rádio em 2020. Mas os pilotos não ficaram felizes com o primeiro sistema, não se sentiram confortáveis com ele e com o nível de barulho”, seguiu.

“Então decidimos pelo caminho dos painéis de LED e colocá-los como exigência para todos os circuitos a partir do ano passado, o que foi um sucesso. Os pilotos estão muito felizes e acho que conseguimos um forte progresso e desenvolvimento em termos de bandeiras amarelas e bandeiras em geral, e em levar as informações aos pilotos durante a corrida e as sessões. Então estamos muito felizes com os painéis de LED, que agora estão em todo o calendário”, destacou.

Ezpeleta destacou, porém, que era importante seguir trabalhando para dar um passo mais em termos de segurança.

“Ainda assim, era importante para nós continuar ajudando e comunicando com os pilotos quando eles estão na moto e a próxima fase para nós era voltar ao projeto do rádio e da comunicação de áudio”, justificou. “É um desafio para nós, pois, diferente dos carros, os capacetes para moto são apertados, especialmente no rosto, e as motos são muito mais barulhentas. Tem muito mais movimento — os pilotos precisam estar livres para se movimentarem nas motos, então é mais desafiador. Também precisa existir a comunicação com o piloto em si, não com a moto, da direção de prova. Então tem coisas em que precisamos trabalhar, mas estamos muito felizes”, apontou.

“Estamos testando dois sistemas. Como todo mundo sabe, os pilotos usam tampões de ouvido por causa do barulho, então o sistema se encaixa por ali. Alguns pilotos já testaram e se sentiram confortáveis, então durante o teste nós enviamos mensagens de rádio pré-gravadas”, falou Carlos. “A ideia para o sistema no futuro é ser marcado por GPS, então se você está se aproximando de uma área com bandeira amarela, chuva ou pista escorregadia, você será avisado antes — na reta que leva àquele setor. Será bem avançado em termos de informação e quando transmitir a informação aos pilotos. O outro sistema é direto no ouvido, mas achamos que o outro é melhor”, continuou.

Em um primeiro estágio, a ideia é apenas transmitir aos pilotos mensagens pré-gravadas da direção de prova. Para o futuro, porém, é possível ampliar para que os pilotos também possam falar com o controle de corrida ou receber mensagens das equipes.

“Por enquanto, são mensagens relacionadas a segurança, só mensagens pré-gravadas do controle de prova para os pilotos, mas acho que muito desenvolvimento pode acontecer ao longo dos próximos anos”, observou. “É um sistema de uma via, no momento, e todos os pilotos concordaram que, em princípio, é positivo. Em um estágio futuro, e uma vez que eles se sintam confortáveis com o sistema, em termos de comunicação em duas vias por rádio, dos pilotos para a direção de prova ou das equipes para os pilotos, por exemplo, acho que é algo que provavelmente vai acontecer no futuro”, opinou.

“Os pilotos já têm muito trabalho na moto com os dispositivos de ajuste de altura e tudo mais, então vamos ver o que acontece com o regulamento técnico! Mas, com certeza, muita inovação vai acontecer nas próximas temporadas”, apostou.

Por fim, Ezpeleta destacou que ter GPS nos pilotos é algo que interessa a organização do campeonato, também para que a dinâmica dos acidentes possa ser estudada.

“É também muito interessante para nós estudar a dinâmica das quedas e ter sistema de GPS nos pilotos, para ver como eles derrapam, onde param, para trabalharmos ainda mais na segurança. Então é por isso que estamos começando com segurança em termos de um projeto de comunicação via rádio”, explicou. “A introdução total depende de diferentes fatores e não será antes do início de 2024, no Catar, mas também quando os pilotos concordem que é seguro ouvir mensagens de rádio. Tem muito desenvolvimento do lado do software, então se eles só quiserem receber mensagens em locais pré-determinados, isso será mais desafiador para nós prepararmos essas mensagens e setores”, encerrou.

MotoGP volta à ativa no fim de semana de 14 de maio, com o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Chegou? “KTM é surpresa agradabilíssima neste início de MotoGP 2023”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.