Na maciota, Mir é sétimo em Valência e conquista título de 2020. Morbidelli vence
Com uma etapa de antecedência, Mir sagrou-se o grande campeão da temporada 2020 da MotoGP. Morbidelli vence, com Jack Miller e Pol Espargaró completando o pódio do dia
Joan Mir é o mais novo campeão da MotoGP. No GP da Comunidade Valenciana desde domingo (15), o espanhol cruzou a linha de chegada em sétimo, resultado suficiente para colocar as mãos no título. Quem venceu a prova em um final eletrizante foi Franco Morbidelli.
O espanhol da Suzuki largou da 12ª colocação e escalou aos poucos o pelotão na corrida no circuito Ricardo Tormo, sem assumir grandes riscos. Com a conquista com uma etapa de antecedência, ainda encerrou um jejum de 20 anos da Suzuki.
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O ítalo-brasileiro da SRT Yamaha dominou de ponta a ponta a disputa em Valência, mas se viu obrigado a segurar Jack Miller no final em um final de tirar o fôlego. O australiano recebeu a bandeira quadriculada em segundo, o terceiro top-3 do ano. Pol Espargaró completou o pódio, o quinto do campeonato.
Entre os demais postulantes ao caneco da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, Álex Rins fechou o dia na quarta posição em Valência, enquanto Fabio Quartararo, após início complicado, caiu e abandonou a prova.
Saiba com foi o GP da Comunidade Valenciana de MotoGP:
A ameaça de chuva dos últimos dias desapareceu neste domingo em Cheste. Em um dia de céu claro e poucas nuvens, a temperatura subiu mais do que nos outros dias, chegando a 22,7°C pouco antes da largada, com o asfalto alcançando 27,9°C. A velocidade do vento também tinha aumentado em relação aos outros dias, pulando para 21 km/h.
Ao contrário do que aconteceu na semana passada, quando a escolha de pneus foi na sorte, desta vez as equipes tinham informações suficientes para uma opção consciente. Assim, a maioria optou pelo dianteiro duro, com exceção de Stefan Bradl, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Lorenzo Savadori e Jack Miller, que escolheram os médios. Para a traseira, a aposta no composto médio foi unânime.
Quando as luzes se apagaram no Ricardo Tormo, Jack Miller usou a força do motor Ducati para tomar a ponta, mas Morbidelli logo aproveitou a espalhada do australiano para retomar a liderança. Pol Espargaró assumiu brevemente o segundo posto, mas logo foi superado pelo piloto da Pramac.
Ainda nos primeiros metros, Quartararo deu uma bela escapada da pista na curva 2 e despencou para 20º. Era o fim do sonho do título. Enquanto isso, Rins apostou em uma boa saída e já era o sétimo, com Mir aparecendo em décimo, o suficiente para fechar o campeonato.
Dono de um ritmo forte ao longo de todo o fim de semana, Morbidelli ia confortável na ponta, mas ainda sem uma vantagem decisiva para Miller, que também tinha um respiro curtinho em relação a Pol Espargaró. Nakagami ocupava o quarto posto, à frente de Oliveira, Zarco e Rins.
Na volta cinco, Miguel Oliveira passou Nakagami e assumiu o quarto posto, já 0s8 atrás de Pol Espargaró. Lá atrás, Quartararo foi por dentro e tomou a 16ª colocação de Álex Márquez.
Rins, então, atacou Zarco pela sexta colocação. O francês deu o troco, mas ao entrar na curva 1, perdeu a frente e caiu, abandonando a corrida. Álex retomou a posição e passou a caçar Nakagami.
Na sétima volta da corrida, Morbidelli já sustentava 0s764 de margem para Miller, que, por sua vez, via 0s6 à frente de Pol. Oliveira ia tentando encostar no piloto da KTM, trazendo Nakagami, Rins, Binder, Aleix e Mir atrás.
Na nona volta, após receber um alerta de que estava desrespeitando os limites da pista, Quartararo fez ainda pior: caiu na curva 6. Era, realmente, o fim do sonho do título. E também do pesadelo de Valência.
Nakagami recuperou o quarto posto, com Rins passando Oliveira pela quinta colocação. Mir também avançou uma casa, passando Aleix Espargaró pela oitava posição. Andrea Dovizioso vinha pressionando o piloto da Suzuki.
Uma vez em oitavo, Mir tinha 1s7 de atraso para Binder, mas não tinha se livrado da pressão de Aleix e Dovizioso.
Enquanto isso, Morbidelli ia funcionando como um relógio, rodando a 1min31s4, 1min32s7. Na volta 15 das 27 previstas, porém, a vantagem baixou para 0s9, mas logo voltou a aumentar.
Faltando 11 voltas para a bandeirada, Miller derrubou a vantagem de Morbidelli para 0s886. Pol ainda tinha mais de 1s1de atraso para o australiano. Mais atrás, Binder passou Oliveira pelo sexto lugar.
No miolo do pelotão, Dovizioso passou Aleix para assumir a nona colocação, mas 0s8atrás de Mir. Aleix tinha uma diferença similar, com Maverick quase 4s atrás.
Faltando oito voltas para a bandeirada, Nakagami, que vinha chegando em Pol Espargaró caiu na curva 14 e quase levou o catalão junto. O piloto da LCR Honda, porém, escapou de lesões. Assim, Rins foi promovido à quarta colocação, seguido por Binder, Oliveira e Mir.
Na ponta, Morbidelli seguia pressionado por Miller, que tinha baixado a vantagem do ítalo-brasileiro para 0s705. Na volta 22, a diferença caiu para 0s4.
Morbidelli seguiu empenhado em defender a vitória e, embora não tivesse nada muito superior ao australiano, ia controlando a aproximação.
Na abertura da volta final, Miller tomou a ponta de Morbidelli na freada da curva 1, mas o italiano foi por dentro na dois para recuperar o comando. Jack passou mais uma vez, mas o troco foi imediato, garantindo ao piloto da SRT o terceiro triunfo do ano.
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MotoGP 2020, GP da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, corrida
1 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | 41:22.478 |
2 | J MILLER | Pramac Ducati | +0.093 |
3 | P ESPARGARÓ | KTM | +3.006 |
4 | A RINS | Suzuki | +3.697 |
5 | B BINDER | KTM | +4.127 |
6 | M OLIVEIRA | Tech3 KTM | +7.272 |
7 | J MIR | Suzuki | +8.703 |
8 | A DOVIZIOSO | Ducati | +8.729 |
9 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | +15.512 |
10 | M VIÑALES | Yamaha | +19.043 |
11 | F BAGNAIA | Pramac Ducati | +19.456 |
12 | V ROSSI | Yamaha | +19.717 |
13 | C CRUTCHLOW | LCR Honda | +23.802 |
14 | S BRADL | Honda | +27.430 |
15 | D PETRUCCI | Ducati | +30.570 |
16 | A MÁRQUEZ | Honda | +30.619 |
17 | T RABAT | Avintia Ducati | +42.365 |
18 | L SAVADORI | Aprilia Gresini | +46.472 |
19 | T NAKAGAMI | LCR Honda | NC |
20 | F QUARTARARO | SRT Yamaha | NC |
21 | J ZARCO | Avintia Ducati | NC |