Na maciota, Mir é sétimo em Valência e conquista título de 2020. Morbidelli vence

Com uma etapa de antecedência, Mir sagrou-se o grande campeão da temporada 2020 da MotoGP. Morbidelli vence, com Jack Miller e Pol Espargaró completando o pódio do dia

Joan Mir é o mais novo campeão da MotoGP. No GP da Comunidade Valenciana desde domingo (15), o espanhol cruzou a linha de chegada em sétimo, resultado suficiente para colocar as mãos no título. Quem venceu a prova em um final eletrizante foi Franco Morbidelli.

O espanhol da Suzuki largou da 12ª colocação e escalou aos poucos o pelotão na corrida no circuito Ricardo Tormo, sem assumir grandes riscos. Com a conquista com uma etapa de antecedência, ainda encerrou um jejum de 20 anos da Suzuki.

Morbidelli segurou Miller e venceu em Valência (Foto: SRT)

LEIA TAMBÉM
+ Mir dribla tumultos, prima pela regularidade e entra em seleta lista de campeões pela Suzuki
+ Suzuki se agiganta no ano do centenário e recupera título após duas décadas de jejum

O ítalo-brasileiro da SRT Yamaha dominou de ponta a ponta a disputa em Valência, mas se viu obrigado a segurar Jack Miller no final em um final de tirar o fôlego. O australiano recebeu a bandeira quadriculada em segundo, o terceiro top-3 do ano. Pol Espargaró completou o pódio, o quinto do campeonato.

Entre os demais postulantes ao caneco da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, Álex Rins fechou o dia na quarta posição em Valência, enquanto Fabio Quartararo, após início complicado, caiu e abandonou a prova.

Saiba com foi o GP da Comunidade Valenciana de MotoGP:

A ameaça de chuva dos últimos dias desapareceu neste domingo em Cheste. Em um dia de céu claro e poucas nuvens, a temperatura subiu mais do que nos outros dias, chegando a 22,7°C pouco antes da largada, com o asfalto alcançando 27,9°C. A velocidade do vento também tinha aumentado em relação aos outros dias, pulando para 21 km/h.

Ao contrário do que aconteceu na semana passada, quando a escolha de pneus foi na sorte, desta vez as equipes tinham informações suficientes para uma opção consciente. Assim, a maioria optou pelo dianteiro duro, com exceção de Stefan Bradl, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Lorenzo Savadori e Jack Miller, que escolheram os médios. Para a traseira, a aposta no composto médio foi unânime.

Quando as luzes se apagaram no Ricardo Tormo, Jack Miller usou a força do motor Ducati para tomar a ponta, mas Morbidelli logo aproveitou a espalhada do australiano para retomar a liderança. Pol Espargaró assumiu brevemente o segundo posto, mas logo foi superado pelo piloto da Pramac.

Ainda nos primeiros metros, Quartararo deu uma bela escapada da pista na curva 2 e despencou para 20º. Era o fim do sonho do título. Enquanto isso, Rins apostou em uma boa saída e já era o sétimo, com Mir aparecendo em décimo, o suficiente para fechar o campeonato.

Dono de um ritmo forte ao longo de todo o fim de semana, Morbidelli ia confortável na ponta, mas ainda sem uma vantagem decisiva para Miller, que também tinha um respiro curtinho em relação a Pol Espargaró. Nakagami ocupava o quarto posto, à frente de Oliveira, Zarco e Rins.

Na volta cinco, Miguel Oliveira passou Nakagami e assumiu o quarto posto, já 0s8 atrás de Pol Espargaró. Lá atrás, Quartararo foi por dentro e tomou a 16ª colocação de Álex Márquez.

Rins, então, atacou Zarco pela sexta colocação. O francês deu o troco, mas ao entrar na curva 1, perdeu a frente e caiu, abandonando a corrida. Álex retomou a posição e passou a caçar Nakagami.

Na sétima volta da corrida, Morbidelli já sustentava 0s764 de margem para Miller, que, por sua vez, via 0s6 à frente de Pol. Oliveira ia tentando encostar no piloto da KTM, trazendo Nakagami, Rins, Binder, Aleix e Mir atrás.

Na nona volta, após receber um alerta de que estava desrespeitando os limites da pista, Quartararo fez ainda pior: caiu na curva 6. Era, realmente, o fim do sonho do título. E também do pesadelo de Valência.

Quartararo abandonou o GP em Valência após queda (Foto: Reprodução)

Nakagami recuperou o quarto posto, com Rins passando Oliveira pela quinta colocação. Mir também avançou uma casa, passando Aleix Espargaró pela oitava posição. Andrea Dovizioso vinha pressionando o piloto da Suzuki.

Uma vez em oitavo, Mir tinha 1s7 de atraso para Binder, mas não tinha se livrado da pressão de Aleix e Dovizioso.

Enquanto isso, Morbidelli ia funcionando como um relógio, rodando a 1min31s4, 1min32s7. Na volta 15 das 27 previstas, porém, a vantagem baixou para 0s9, mas logo voltou a aumentar.

Faltando 11 voltas para a bandeirada, Miller derrubou a vantagem de Morbidelli para 0s886. Pol ainda tinha mais de 1s1de atraso para o australiano. Mais atrás, Binder passou Oliveira pelo sexto lugar.

No miolo do pelotão, Dovizioso passou Aleix para assumir a nona colocação, mas 0s8atrás de Mir. Aleix tinha uma diferença similar, com Maverick quase 4s atrás.

Faltando oito voltas para a bandeirada, Nakagami, que vinha chegando em Pol Espargaró caiu na curva 14 e quase levou o catalão junto. O piloto da LCR Honda, porém, escapou de lesões. Assim, Rins foi promovido à quarta colocação, seguido por Binder, Oliveira e Mir.

Na ponta, Morbidelli seguia pressionado por Miller, que tinha baixado a vantagem do ítalo-brasileiro para 0s705. Na volta 22, a diferença caiu para 0s4.

Morbidelli seguiu empenhado em defender a vitória e, embora não tivesse nada muito superior ao australiano, ia controlando a aproximação.

Na abertura da volta final, Miller tomou a ponta de Morbidelli na freada da curva 1, mas o italiano foi por dentro na dois para recuperar o comando. Jack passou mais uma vez, mas o troco foi imediato, garantindo ao piloto da SRT o terceiro triunfo do ano.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

MotoGP 2020, GP da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, corrida

1F MORBIDELLISRT Yamaha41:22.478
2J MILLERPramac Ducati+0.093
3P ESPARGARÓKTM+3.006
4A RINSSuzuki+3.697
5B BINDERKTM+4.127
6M OLIVEIRATech3 KTM+7.272
7J MIRSuzuki+8.703
8A DOVIZIOSODucati+8.729
9A ESPARGARÓAprilia Gresini+15.512
10M VIÑALESYamaha+19.043
11F BAGNAIAPramac Ducati+19.456
12V ROSSIYamaha+19.717
13C CRUTCHLOWLCR Honda+23.802
14S BRADLHonda+27.430
15D PETRUCCIDucati+30.570
16A MÁRQUEZHonda+30.619
17T RABATAvintia Ducati+42.365
18L SAVADORIAprilia Gresini+46.472
19T NAKAGAMILCR HondaNC
20F QUARTARAROSRT YamahaNC
21J ZARCOAvintia DucatiNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.