Acosta subjuga Moto2 e vence fácil GP da Itália. Arbolino é segundo

Pedro Acosta teve apenas de ser consciente para se afastar de possíveis erros e vencer com folga o GP da Itália da Moto2 neste domingo (11), à frente de Tony Arbolino

Após ultrapassar o pole-position Arón Canet nas primeiras curvas, restou a Pedro Acosta gerenciar bem a corrida para vencer com folga o GP da Itália da Moto2, o terceiro triunfo do espanhol na temporada. O piloto da Red Bull KTM Ajo conseguiu abrir vantagem e terminar 6s194 à frente do ainda líder do campeonato Tony Arbolino — que agora está 20 pontos à frente do rival no Mundial de Pilotos.

Com o italiano da Marc VDS em segundo, Jake Dixon superou Canet nos giros finais e ocupou o último lugar do pódio. O piloto da Pons e Celestino Vietti aparecem em seguida, na quarta e quinta posições, respectivamente.

É o terceiro triunfo de Pedro Acosta em 2023 (Foto: Ajo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso López foi punido por um toque em Sam Lowes no início da prova e cumpriu volta longa, mas conseguiu finalizar na sexta posição. Mugello, inclusive, viu uma corrida bastante acidentada, com sete abandonos.

Filip Salac, Manuel González, Somkiat Chantra e Sergio García completam as dez primeiras posições.

Moto2 volta na próxima semana com o GP da Alemanha, em Sachseniring. GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Itália de Moto2:

Apesar das muitas nuvens no céu da Toscana, a Moto2 encontrou pista seca para a corrida. Antes da largada, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 40°C. A umidade relativa do ar estava em 56%, com o vento soprando a 8 km/h.

No quesito escolha de pneus, uniformidade no grid: todos com um par de macios.

Dono da pole-position, mas lesionado pelo acidente na classificação de sábado, Arón Canet reagiu bem na largada e manteve a ponta, mas pressionado bem de perto por Pedro Acosta, que tomou a liderança ainda na curva 1, depois de dividir a curva com Sam Lowes.

A San Donato ainda viu uma queda de Fermín Aldeguer, Jeremy Alcoba e Darryn Binder, que abandonaram.

Três pilotos caíram logo após a largada, na curva (Foto: Reprodução/MotoGP)

Ainda na primeira volta, Lowes caiu depois de um toque com Alonso López na Palagio, a curva 11. O britânico não se feriu, mas ficou profundamente irritado com o piloto da Speed Up, gesticulando em direção à pista. O incidente seria investigado pelo Painel de Comissários.

Ainda na volta 1, Arbolino passou Canet para assumir o terceiro posto, atrás de López e Acosta.

Acosta lidera a prova (Vídeo: MotoGP)

Alonso, aliás, foi punido com uma volta longa pelo incidente com Lowes.

Pouco depois, Canet passou Arbolino e tomou o terceiro posto, mas o troco não tardou a chegar.

Na ponta, Acosta ia pressionado por López, que ainda não tinha cumprido a punição. Arbolino vinha em terceiro, 0s7 atrás do primeiro pelotão.

Quando entrou no loop para cumprir a volta longa, López errou e foi parar na brita, voltando para a corrida apenas em nono. No entanto, Alonso teria de voltar ali, já que a punição não foi considerada cumprida corretamente.

Minutos depois, Alonso pagou a pena direito e despencou para 14º, 7s6 atrás do líder Acosta, que ganhou um enorme respiro na ponta no instante em que o espanhol saiu de cena.

Alonso López se enrosca na hora de cumprir a volta longa (Vídeo: MotoGP)

Rodando em segundo, Arbolino vinha com 2s1 de atraso para Acosta ainda com 15 voltas pela frente. Filip Salac, porém, tinha assumido o terceiro posto após passar Canet e vinha a pouco mais de 0s3 do piloto da Marc VDS.

Dono de um ritmo forte, López foi tentando uma prova de recuperação. Com 12 voltas para o fim, o espanhol já vinha em décimo, pressionando Celestino Vietti.

Também em meados da corrida, Lukas Tulovic caiu na Poggio Seco, a curva 3, motivando bandeira amarela em um trecho da pista. O piloto, porém, não se feriu e logo deixou a pista.

Uma das poucas brigas que acontecia na pista era pelo quinto posto, momentaneamente ocupado por Jake Dixon, que seguia pressionado por Sergio Garcia. Manu González também vinha por perto, com o wild-card Mattia Pasini aparecendo em oitavo.

Acosta gerencia bem a corrida e vai aumentando a vantagem na ponta (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Zonta van den Goorbergh caiu e deixou para trás a chance de somar os primeiros pontos da carreira no Mundial de Motovelocidade.

Enquanto isso, Acosta seguia firme na ponta da corrida. Com oito voltas para o fim, o piloto da Ajo tinha 2s867 de margem para Arbolino, que também já exibia 2s391 de frente para Salac.

Mais atrás, Dixon tinha quebrado o pelotão e vinha mais de 2s5 à frente de Manu González, o novo sexto colocado. López aparecia em sétimo, diante de Garcia.

López, aliás, avançou mais um pouco, passando González para ser o sexto. Vietti também tinha avançado e ocupava o oitavo lugar, à frente de Garcia.

Alonso López precisou fazer uma prova de recuperação (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Cm seis voltas para o fim, Canet conseguiu chegar em Salac e passar na Scarperia, a curva 10. O tcheco aparentava problemas, já que sequer resistiu ao ataque.

Na passagem pela Correntaio, Salac escapou da pista e facilitou a aproximação de Dixon. O titular da Gresini seguia escapamento, virando uma presa fácil para o pelotão que vinha atrás.

Com cinco voltas para o fim, Jake passou na primeira perna da Arrabbiata e tomou o quarto posto. Sexto, López tinha mais e 1s5 para o piloto da Gresini.

Faltando só três giros para a bandeirada, Vietti passou López e se instalou em sexto, já pouco mais de 0s6 atrás de Salac. González era o oitavo, seguido por Somkiat Chantra e Garcia.

Celestino chegou em Filip e passou na Palagio. O tcheco tampouco conseguiu resistir a López, que passou por dentro com direito a um contato com o joelho do #12.

Na frente, Dixon ia cortando o atraso em relação a Canet. Com duas voltas para o fim, a diferença entre os dois era de pouco mais de 0s2.

Na volta final, Dixon passou o ferido Canet na reta de Mugello, assumindo o terceiro lugar. Vietti vinha em quinto, 0s9 atrás do espanhol da Pons.

Moto2 2023, GP da Itália, Mugello, Corrida:

1P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex 17  voltas
2T ARBOLINOMarc VDS Kalex+6.194 
3J DIXONAspar Kalex+8.592 
4A CANETPONS Kalex+8.847 
5C VIETTIFantic Kalex+9.534 
6A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+9.534 
7F SALACGresini Kalex+10.852 
8M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+13.994 
9S CHANTRATeam Asia Kalex+16.171 
10S GARCIAPONS Kalex+18.008 
11M PASINIRW Kalex+18.021 
12J ROBERTSItaltrans Kalex+20.365 
13D FOGGIAItaltrans Kalex+22.895 
14B BENDSNEYDERSAG Kalex+23.143 
15A OGURATeam Asia Kalex+23.851 
16B BALTUSRW Kalex+24.307 
17B GOMEZFantic Kalex+25.046 
18I GUEVARAAspar Kalex+26.601 
19S KELLYAmerican Kalex+29.642 
20L DALLA PORTAForward+48.482 
21T HADASAG Kalex+48.708 
22K DANIELVR46 Master Camp Kalex+59.397 
23A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+1:31.843 
24Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+47.562 
25L TULOVICIntactGP KalexAbandonou 
26S LOWESMarc VDS KalexAbandonou 
27F ALDEGUERSpeed UP BoscoscuroAbandonou 
28J ALCOBAGresini KalexAbandonou 
28D BINDERIntactGP KalexAbandonou 
29M RAMÍREZForwardAbandonou 
Estrela da Honda e sem espaço na Ducati. “Jogo virou para Marc Márquez”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.