Pedrosa voa no molhado, supera Yamaha e vence 1ª de 2015 no Japão. Rossi aproveita erro de Lorenzo e é segundo

Depois de escalar o pelotão, Dani Pedrosa voou na metade final do GP do Japão e tirou as Yamaha do caminho para vencer pela primeira vez em 2015. Sem conseguir reagir à aproximação do #26, Jorge Lorenzo ainda errou e viu Valentino Rossi receber bandeirada à frente

A cobertura completa do GP do Japão no GRANDE PRÊMIO

A Honda parecia carta fora do baralho em Motegi, mas a chuva colocou a marca da asa dourada de volta à briga neste domingo (11). Sexto no grid de largada do GP do Japão, Dani Pedrosa voou em Motegi e chegou ao primeiro triunfo do ano depois de tirar as duas Yamaha do caminho.

 
Largando na pole, Jorge Lorenzo foi desafiado por Valentino Rossi logo na saída, mas não tardou a se colocar na frente e sumir na ponta como bem gosta de fazer. Sem ritmo para acompanhar o ponteiro, o #46 se isolou na segunda colocação, mas viu as coisas mudarem de cenário na segunda metade da disputa.
Dani Pedrosa venceu pela primeira vez na temporada 2015 (Foto: Honda)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP do Japão

Exibindo um ritmo fortíssimo já com o piso secando em Motegi, Pedrosa passou a descontar o atraso e, apesar da grande diferença dos rivais, não se acanhou. Primeiro, o espanhol deixou Rossi pelo caminho e, então, começou a reduzir os quase 3s de vantagem de Lorenzo. 

 
Mesmo sem conseguiu permanecer colado em Pedrosa, Rossi usou a manobra do espanhol para ganhar certo fôlego. De camarote, Valentino assistiu Dani tomar a ponta do #99 e depois de se colocou em posição de atacar.
 
Pouco depois, Lorenzo cometeu um raro erro, permitindo a passagem de Rossi, que voltou a aumentar sua vantagem na classificação em uma corrida que parecia completamente perdida. Os dois pilotos da Yamaha terminaram a prova com os pneus de chuva bastante desgastados.
Depois de passar Lorenzo, Pedrosa disparou na ponta e recebeu a bandeirada com 8s573 de vantagem, chegando ao 50º triunfo da carreira e empatando com Ángel Nieto em 139 pódios no Mundial de Motovelocidade.
 
Lorenzo, por sua vez, também não conseguiu se manter junto de Rossi e completou a prova em terceiro, mais de 3s5 atrás do líder do Mundial.
 
Isolado na maior parte da corrida, Marc Márquez ficou com o quarto posto, à frente de Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow. Bradley Smith aparece na sétima colocação, seguido pelo sempre impressionante wild-card Katsuyuki Nakasuga. Héctor Barberá e Scott Redding completam a lista dos dez primeiros.
Com o resultado deste domingo, Rossi chegou aos 283 pontos e agora tem 18 de vantagem para Lorenzo. Com 197 pontos na classificação da MotoGP, Márquez agora está oficialmente fora da briga pelo título. Iannone tem o quarto posto no Mundial, seguido por Pedrosa.
 
Saiba como foi o GP do Japão de MotoGP:
 
Os pilotos torciam por uma corrida em piso seco, mas não tiveram suas preces atendidas. A chuva começou ainda na madrugada e não deu trégua com o amanhecer. Ao longo das provas das categorias menores, a água deu um pequeno intervalo, mas nada que fosse o suficiente para alterar significativamente as condições do asfalto. 
 
No momento em que os pilotos da MotoGP partiram para o grid, os termômetros marcavam 19°C, com o asfalto chegando aos 20°C. A ausência de ventos também dificultava a secagem do piso.
 
Depois de um treino classificatório espetacular, Jorge Lorenzo tinha a pole, seguido por Valentino Rossi, que parte da primeira fila pela quarta vez no ano. Trata-se da primeira dobradinha da Yamaha no grid da MotoGP desde que o #99 e Cal Crutchlow saíram na frente no GP do Catar de 2013. Se considerarmos apenas os pilotos de fábrica, a casa de Iwata não tinha um 1-2 no grid desde Le Mans em 2010.
 
Para a prova deste fim de semana, a Bridgestone levou os pneus dianteiros macios, médios e duros, e traseiros extramacios, macios e médios. Com a interrupção da chuva, os pilotos tinham de decidir entre os pneus de chuva e os slicks, uma aposta que poderia ser decisiva.
 
Quando as luzes se apagaram em Motegi, Rossi fez uma boa saída e tomou a ponta. Lorenzo chegou a se colocar na frente, mas Valentino defendeu a posição. Um pouco adiante, Jorge passou e assumiu a liderança. Pedrosa pulou para terceiro, mas logo foi ultrapassado por Dovizioso.
 
Como sempre procura fazer, Lorenzo logo tratou de abrir uma margem – 0s7. Ao fim da primeira volta, a diferença entre os pilotos da Yamaha já era de 0s9, enquanto Dovizioso ia tentando colar em Rossi. Pedrosa vinha em quarto, já mais de 1s atrás. Márquez era o quinto, seguido por Iannone.
 
Rodando cada vez mais rápido, Lorenzo foi se afastando mais e mais, levando a diferença para 2s2 ao fim da segunda volta. Dovizioso, por sua vez, tinha 0s556 de atraso para Valentino. Mais atrás, Aleix Espargaró passou Iannone para assumir a sexta colocação. Márquez vinha 0s881 à frente.
 
Com as condições de pista melhorando, Lorenzo ia virando cada vez mais rápido, estabelecendo a marca de 1min54s867 como melhor marca da corrida, ao menos nesse início de prova.
 
Ainda nos primeiros giros, Loris Baz escapou da pista e logo correu aos boxes para pegar a moto reserva, que não estava preparada.
 
Enquanto Lorenzo ia escapando mais e mais de Rossi, o italiano conseguia se afastar de Dovizioso, mantendo a diferença na casa de 0s7. Pedrosa vinha na quarta colocação, à frente de Márquez e Crutchlow, que assumiu o sexto posto após Aleix Espargaró errar e escapar da pista.
 
Falando na briga da Yamaha, Lorenzo e Rossi foram para a pista cm duas motos ligeiramente diferentes. O espanhol usou as asas, mas o italiano não. Em termos de pneus, Jorge, Valentino e Marc largaram com pneus de chuva duros na frente de macios atrás.
Valentino Rossi voltou a abrir vantagem na liderança do Mundial (Foto: Yamaha)
Na sétima volta do GP do Japão, Jack Miller sofreu uma queda, mas não se feriu e conseguiu voltar para a pista.
 
Na ponta, Lorenzo permanecia virando mais rápido que Rossi, com a diferença entre os dois ficando na casa de 3s4.
 
A partir do oitavo giro, Valentino mostrou alguma reação, passando a virar ligeiramente mais rápido que o companheiro de equipe, levando o atraso em relação ao ponteiro para 3s1. Terceiro, Dovizioso já vinha a 1s950 do #46.
 
Com 16 giros para o fim, Danilo Petrucci se despediu da prova após um tombo na curva 7. O italiano não se feriu. 
 
Com 15 voltas para o fim, Lorenzo voltou a ampliar sua margem em relação a Rossi, levando a diferença para 3s3. Dovizioso tinha a quarta colocação, seguido por Pedrosa, Márquez, Crutchlow, Iannone, Smith, Pol Espargaró e Katsuyuki Nakasuga.
 
Pouco depois, Andrea Iannone teve um problema com a GP15 e abandonou a disputa. Na sequência, Pedrosa passo Dovizioso e assumiu o terceiro posto, já 4s218 atrás de Rossi.
 
Na frente, Lorenzo parecia controlar a situação. Sempre que Rossi conseguia se aproximar, o espanhol respondia e elevava a margem mais uma vez.
Rodando bem mais rápido que os dois ponteiros, Pedrosa conseguiu tirar um pouco da vantagem de Rossi, que caiu para 3s027. Márquez vinha isolado em quinto, à frente de Crutchlow, Smith, Nakasuga, Viñales e Barberá.
 
Com 11 voltas para o fim, Pedrosa seguia se aproximando de Rossi, diminuindo mais e mais a vantagem de Rossi. O italiano, por sua vez, não conseguia se aproximar de Lorenzo, que tinha 3s645 de margem.
 
No giro seguinte, Viñales caiu na entrada da curva 11 e deixou a disputa, o segundo abandono do espanhol no ano.
 
Enquanto isso, Pedrosa vinha colando em Rossi, que tinha apenas 0s6 de vantagem para o rival da Honda com nove voltas para a bandeirada.
 
Rodando muito mais rápido, Dani chegou de vez no #46 e passou a pressionar o piloto de Tavullia pela segunda colocação. Sem demora, o #26 passou Valentino por fora, assumindo o segundo posto. Assim que passou, Dani tinha 2s747 de margem para Lorenzo.
 
Embalado e em busca de seu primeiro triunfo no ano, Pedrosa seguiu apertando o ritmo e reduzindo mais e mais a vantagem de Lorenzo, que logo baixou de 2s. Rossi, por sua vez, não conseguiu acompanhar o piloto da Honda. 
 
Na abertura da 17ª volta, a vantagem de Lorenzo já era de apenas 0s6. E ia diminuindo. 
Chuva movimentou domingo em Motegi (Foto: Ducati)
O #26 não tardou em colar no piloto da Yamaha e, do jeito que chegou, passou, assumindo o comando da disputa. Nesse ponto, Rossi tinha 0s7 de atraso para o companheiro de Yamaha.
 
Sem conseguir responder ao ataque de Pedrosa, Lorenzo logo permitiu que o piloto da Honda escapasse, se afastando 1s478. Rossi, por sua vez, ia tentando colar em Jorge, que rodava mais lento que os dois ponteiros.
 
Com cinco voltas para o fim, Rossi colocou em Lorenzo e aproveitou um erro do espanhol para tomar o segundo posto, abrindo vantagem logo de cara. 
 
Pouco depois, Marc Márquez passou Dovizioso e assumiu a quarta colocação, mais de 13s atrás de Lorenzo.

MotoGP, GP do Japão,  Motegi, Final:

1 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 46:50.767
2 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +8.573
3 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +12.127
4 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +27.841
5 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +35.085
6 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +37.263
7 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +37.667
8 21 KATSUYUKI NAKASUGA JAP YAMAHA +44.654
9 45 SCOTT REDDING ING MARC VDS HONDA +48.572
11 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +50.121
12 72 TAKUMI TAKAHASHI JAP HONDA +1:00.535
13 69 NICKY HAYDEN EUA ASPAR HONDA +1:01.211
14 68 YONNY HERNÁNDEZ COL PRAMAC DUCATI +1:11.261
15 63 MIKE DI MEGLIO FRA AVINTIA DUCATI +1:13.896
16 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +1:15.421
17 50 EUGENE LAVERTY IRN ASPAR HONDA +1:20.507
18 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +1:31.224
18 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +1:46.833
19 64 KOUSUKE AKIOSHI JAP AB HONDA +2:00.072
20 26 TONI ELIAS ESP FORWARD YAMAHA +1 volta
21 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA NC
22 43 JACK MILLER AUS LCR HONDA NC
23 76 LORIS BAZ FRA FORWARD YAMAHA NC
24 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI NC
25 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI NC
26 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI NC
  15 ALEX DE ANGELIS RSM IODA ART NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.