MotoGP

Pilotos pedem punição exemplar a Fenati. E Crutchlow sugere: “Ele nunca mais deveria correr”

Romano Fenati foi assunto na coletiva de imprensa da MotoGP deste domingo (9). Após o GP de San Marino, os pilotos comentaram a atitude do italiano contra Stefano Manzi na prova da Moto2. Enquanto Marc Márquez e Andrea Dovizioso pediram uma punição exemplar, Cal Crutchlow fez duras críticas

Warm Up / Redação GP, de São Paulo
A atitude de Romano Fenati deu o que falar até mesmo entre os pilotos da MotoGP. Neste domingo (9), após o GP de San Marino e Riviera de Rimini, Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Marc Márquez deram suas opiniões sobre o episódio.
 
Durante a corrida da Moto2, Fenati não gostou de um lance mais agressivo de Manzi. Para dar o troco no adversário, alinhou na reta oposta e acionou, deliberadamente, o freio do rival. Por sorte, um acidente mais grave não aconteceu.
 
Romano, instantes depois, recebeu bandeira preta e foi desclassificado. Pouco depois, a FIM anunciou que recebeu ainda duas corridas de suspensão. Já Manzi vai perder seis posições do grid na próxima etapa.
 
Na coletiva de imprensa após a corrida da classe rainha, os pilotos comentaram sobre o ocorrido. Dovizioso e Márquez reconheceram o erro, mas adotaram um discurso mais ameno, enquanto Crutchlow não poupou as críticas em cima do italiano.
Romano Fenati atacou Stefano Manzi em Misano (Foto: Reprodução)
“O que ele fez, com certeza, é uma coisa muito ruim. A bandeira preta é uma coisa normal, mas, com certeza, aconteceu alguma coisa antes. Nós temos de ver o que aconteceu antes com Manzi, não sei se o Manzi fez algo de errado. Mas, de qualquer forma, você não pode fazer isso”, disse o titular da Ducati e grande vencedor do dia.
 
“Concordo com Dovi. A direção de prova precisa decidir e entender a situação, mas, sim, ele fez aquele movimento porque pensou que era... eles precisam aplicar uma punição para que os outros caras nunca façam isso, pois, se você sofre uma pena severa, é uma coisa que.... Se você fizer isso, você não vai correr”, concordou o atual líder da classificação.
 
“Eu acho que eles são dois diplomatas”, comentou Cal, se referindo a Dovi e Marc. “Como vocês podem imaginar, acho que ele nunca mais deveria correr de moto. Ele deveria ter voltado para a garagem e ser chutado imediatamente pelo time. Você não pode fazer isso com outro piloto de moto. Nós já arriscamos nossas vidas o suficiente e se alguém aperta o seu freio ― claro, talvez tenha havido um contato antes ―, mas tem contato o tempo todo. Não acho que, pelo replay, o que Manzi fez foi tentar passar Fenati, ele tentou passar e teve um contato, isso é corrida. Pegar a alavanca do freio na reta, ele merece ser chutado direto”, disparou o inglês.
 
Através das redes sociais, Michael van der Mark, que hoje corre no Mundial de Superbike, não concordou com a punição dada. “Apenas duas?”, escreveu em seu Twitter.