Pol Espargaró vê 2020 “difícil e exigente” e admite: “Pensamos que não aconteceria”

Pol Espargaró está animado para o início da temporada da MotoGP. Entretanto, o espanhol afirmou que o calendário encurtado vai trazer maior exigência e pressão aos pilotos

Pol Espargaró não tem escondido a empolgação com a aproximação do início da temporada 2020 da MotoGP. Entretanto, o espanhol admitiu que, por conta da pandemia, pensou que o campeonato não aconteceria neste ano.

O coronavírus obrigou as principais categorias do esporte a motor a adiar o início de suas temporadas. No início do ano, o Mundial de Motovelocidade chegou a ir ao Catar, mas apenas Moto2 e Moto3 realizaram corridas.

Agora, seguindo diversos protocolos de segurança, a categoria divulgou calendário com 13 etapas para o segundo semestre de 2020. Serão cinco países contemplados, todos na Europa, em um espaço de cinco meses.

“Estamos muito animados [com o novo calendário] porque em dado momento deste ano – e quem não disser isso está mentindo – que todos pensamos que não seria possível correr nesta temporada e já estávamos pensando sobre 2021”, disso Pol em entrevista ao site oficial da MotoGP.

Pol Espargaró vê maior pressão em 2020 (Foto: KTM)

No calendário original, 20 etapas estavam programadas. Entretanto, com a situação mundial e prezando pela segurança, cinco circuitos receberão provas consecutivas – Jerez, Misano, Red Bull Ring, Motorland e Ricardo Tormo.

“A Dorna fez um trabalho inacreditável em ajustar tudo e fazer esse calendário. Com certeza não é um calendário normal em que viajamos para todos os lugares. Isso é triste para nós, pois queremos mostrar nosso esporte ao redor do mundo”, destacou.

“E com certeza vai ser difícil, comprimido, com três finais de semana consecutivos e então uma semana de descanso. Vai ser exigente fisicamente, especialmente por lesões, então precisamos ser bastante cautelosos quanto a isso e cuidar bem de nossos corpos”, sublinhou.

“Mas, no final, não nos importamos. Estamos apenas pensando que temos um final de semana e que vamos começar tudo e é inacreditável”, pontuou o piloto de 29 anos.

Por fim, Pol vê grande pressão para a temporada 2020. “É uma situação muito especial e muito pode acontecer. Muitas corridas serão consecutivas no mesmo lugar e vai haver muito nervosismo, pois o campeonato vai ser mais curto”, opinou.

“Não pode cometer erros, mas ainda precisa ser muito rápido porque é uma temporada curta. Não é apenas sobre os pilotos, as motos também precisam terminar todas as corridas e os mecânicos precisam ser muito bons, pois com certeza vai haver provas flag-to-flag ou com chuva. Então todos precisam estar muito focados”, continuou.

“Também acho que estratégias vão aparecer neste ano. Diferentes times vão ter diferentes estratégias, mas o mais importante é sermos como uma grande família, muito unidos, pois vai ser bastante difícil”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.