Roberts surpreende e lidera o primeiro dia de treinos da Moto2 no Catar
Americano apareceu nos últimos dois minutos da sessão para superar Bezzecchi. Luthi cai duas vezes e Gardner tem acidente assustador
GUIA DA MOTOGP 2020
⟿ Três novatos, um adeus e um homem a ser batido: como vem a MotoGP
⟿ Com poucas mudanças, destaque de 2020 fica por conta da entrada da Finlândia
⟿ Com duo de Márquez, Honda tem nova chance de provar qualidade da RC213V
⟿ Último remanescente dos ‘aliens’, Rossi abre ano decisivo na MotoGP
⟿ Stop & Go: Alberto Puig
⟿ Hexa, Márquez tem encontro com história em 2020: recorde de Rossi
⟿ Com duo de Márquez, Honda tem nova chance de provar qualidade da RC213V
⟿ Último remanescente dos ‘aliens’, Rossi abre ano decisivo na MotoGP
⟿ Stop & Go: Alberto Puig
⟿ Hexa, Márquez tem encontro com história em 2020: recorde de Rossi
⟿ Destaque em 2019, Quartararo segue na busca pela primeira vitória
⟿ A hora da verdade continua: o que será da Yamaha em 2020?
⟿ Com muitas movimentações no grid, Moto2 tem 'experientes' como favoritos
⟿ A hora da verdade continua: o que será da Yamaha em 2020?
⟿ Com muitas movimentações no grid, Moto2 tem 'experientes' como favoritos
⟿ O novo Mamola? Contra Márquez, Dovizioso tenta perder estigma de eterno vice
⟿ Ao lado do irmão, Álex Márquez tenta provar que merece vaga na MotoGP
⟿ De grão em grão, Suzuki cresce na MotoGP. Qual o próximo passo?
⟿ Com forte equilíbrio no grid, Moto3 começa temporada de novo sem favoritos
⟿ Stop & Go: Davide Brivio
⟿ Sonho possível? Ducati afia Desmosedici para seguir na busca por título
⟿ No ritmo da F1, Aprilia prepara revolução. Será o suficiente?
⟿ Com toque de Pedrosa, KTM abre nova fase na temporada 2020 da MotoGP
⟿ Ao lado do irmão, Álex Márquez tenta provar que merece vaga na MotoGP
⟿ De grão em grão, Suzuki cresce na MotoGP. Qual o próximo passo?
⟿ Com forte equilíbrio no grid, Moto3 começa temporada de novo sem favoritos
⟿ Stop & Go: Davide Brivio
⟿ Sonho possível? Ducati afia Desmosedici para seguir na busca por título
⟿ No ritmo da F1, Aprilia prepara revolução. Será o suficiente?
⟿ Com toque de Pedrosa, KTM abre nova fase na temporada 2020 da MotoGP
A Moto2 começou oficialmente nesta sexta-feira. E com as motos acelerando em Losail, no Catar. Joe Roberts foi a grande surpresa do dia, marcando o melhor tempo e liderando o combinado das duas sessões de treinos livres.
No primeiro, o domínio ficou com Tom Luthi, mas as coisas não ficaram boas para o suíço depois, com duas quedas no TL2.
Na segunda sessão, o equilíbrio e as constantes mudanças de posição foram predominantes. Joe Roberts, porém, apareceu nos minutos finais para marcar 1min58s421, o melhor tempo da sexta-feira. O americano, com essa marca, ainda alcançou o novo recorde da pista do Catar.
Marco Bezzecchi registrou 1min58s669 nos segundos finais e terminou na segunda posição, acompanhado pelo companheiro de equipe Luca Marini. Nagashima, que liderou parte do TL2, ficou em quarto, enquanto Vierge completou o top-5.
Entre os pilotos que, nos tempos combinados, alcançariam o Q2 deste sábado ainda aparecem Fernández, Bendsneyder, Bastianini, Bulega, Martín, Luthi, Navarro, Schrotter e o estreante Canet.
Paddockast #51 QUEM VENCEU DRIVE TO SURVIVE 2 |
Veja como foram os primeiros treinos da Moto2 em Losail:
TREINO LIVRE 1
O primeiro treino do dia começou sob o sol do Catar e com os pilotos saindo imediatamente para a pista. Xavi Vierge foi o primeiro a se destacar, mas negativamente, quando sua moto perdeu a frente e caiu na curva 6.
Com 1min59s353, Bezzecchi foi o primeiro a liderar a sessão por um bom tempo, seguido por Di Giannantonio e Navarro. Minutos depois, porém, Luca Marini fez 1min59s301 para assumir a ponta.
Restando 24 minutos para o fim da sessão, Jorge Navarro foi mais uma vítima da curva 6, mas o espanhol perdeu controle da parte traseira da moto e foi ao chão. O tombo fez com que a maioria dos pilotos fosse para os boxes.
Thomas Luthi saiu dos pits e, faltando 10 minutos para o fim do treino, marcou 1:59.168, assumindo a liderança, seguido por Remy Gardner. O australiano, no entanto, rapidamente foi superado por Augusto Fernández. O estreante Aron Canet foi bem em seu primeiro treino na Moto2, figurando entre os cinco primeiros por alguns minutos.
No último minuto, foi a vez de Lorenzo Baldassari cair em sua última tentativa. Enquanto isso, vários pilotos aceleravam em suas últimas voltas. Luthi manteve a melhor volta do TL1, seguido por Jorge Martín, Aron Canet, Augusto Fernández e Joe Roberts completando o top-5.
Joe Roberts (Foto: Reprodução/Facebook)
TREINO LIVRE 2
Já sob as luzes artificiais de Losail, os pilotos da Moto2 partiram para o segundo treino livre do dia.
Líder da primeira sessão, Luthi iniciou a noite no Catar com problemas, caindo na curva 14. O piloto, felizmente, saiu andando sozinho. Na frente, Nagashima ditou o ritmo inicial, com 1min59s081, seguido por Marini.
A ponta, no entanto, durou pouco. Augusto Fernández subiu para o primeiro lugar com o tempo de 1min59s074, também mais rápido do que o melhor tempo da tarde.
Na metade do treino livre, como de praxe, os pilotos se recolheram para os boxes. Bo Bendsneyder foi um dos poucos a se manter na pista, mas por pouco tempo.
A sete minutos do fim, Marco Bezzecchi subiu para a terceira posição.
Remy Gardner se acidentou e caiu de maneira assustadora ao sair da curva 1. O australiano perdeu o controle da moto, bateu com o capacete no painel e quase teve o próprio pé atropelado pelo equipamento. Apesar da força do impacto, ele se levantou com ajuda dos fiscais e andou normalmente para fora da pista.
Restando três minutos para o término, Luca Marini se aproveitou do vácuo para assumir a liderança, mas por pouco tempo. Joe Roberts rapidamente assumiu a ponta: 1min58s421. O tempo do americano, inclusive, é o novo recorde da classe intermediária do Mundial em Losail.
Como se não pudesse piorar, Luthi voltou a cair no último minuto do treino, dessa vez na curva 2. O piloto novamente saiu andando sem problemas.
Bezzecchi ainda melhorou para o segundo lugar, mas Roberts ficou em primeiro, sem ser incomodado. Marini, Nagashima e Vierge fecharam o top-5.
Relacionadas
Moto2 2020, GP do Catar, Losail, Treinos livres:
1 | J ROBERTS | American Kalex | 1:58.421 | |
2 | M BEZZECCHI | VR46 Kalex | 1:58.669 | +0.248 |
3 | L MARINI | VR46 Kalex | 1:58.759 | +0.338 |
4 | T NAGASHIMA | Red Bull KTM Ajo Kalex | 1:58.921 | +0.500 |
5 | X VIERGE | SIC Kalex | 1:59.059 | +0.638 |
6 | A FERNÁNDEZ | Marc VDS Kalex | 1:59.074 | +0.653 |
7 | B BENDSNEYDER | RW NTS | 1:59.089 | +0.668 |
8 | E BASTIANINI | Italtrans Kalex | 1:59.114 | +0.693 |
9 | N BULEGA | Gresini Kalex | 1:59.136 | +0.715 |
10 | J MARTÍN | Red Bull KTM Ajo Kalex | 1:59.148 | +0.727 |
11 | T LÜTHI | Intact Kalex | 1:59.168 | +0.747 |
12 | J NAVARRO | Speed UP | 1:59.189 | +0.768 |
13 | M SCHROTTER | Intact Kalex | 1:59.198 | +0.777 |
14 | A CANET | Aspar Speed Up | 1:59.215 | +0.794 |
15 | L BALDASSARRI | PONS Kalex | 1:59.237 | +0.816 |
16 | R GARDNER | SAG Kalex | 1:59.277 | +0.856 |
17 | F DI GIANNANTONIO | Speed UP | 1:59.284 | +0.863 |
18 | S CHANTRA | Team Tady Kalex | 1:59.290 | +0.869 |
19 | E PONS | Gresini Kalex | 1:59.486 | +1.065 |
20 | S LOWES | Marc VDS Kalex | 1:59.561 | |
21 | J DIXON | SIC Kalex | 1:59.641 | +1.220 |
22 | M RAMÍREZ | American Kalex | 1:59.709 | +1.288 |
23 | S CORSI | Forward MV Agusta | 1:59.839 | +1.418 |
24 | H GARZÓ | PONS Kalex | 2:00.020 | +1.599 |
25 | S MANZI | Forward MV Agusta | 2:00.126 | +1.705 |
26 | J RAFFIN | NTS RW | 2:00.181 | +1.760 |
27 | H SYAHRIN | Aspar Speed Up | 2:00.228 | +1.807 |
28 | L DALLA PORTA | Italtrans Kalex | 2:00.804 | +2.383 |
29 | F IZDIHAR | Team Tady Kalex | 2:01.082 | +2.661 |
30 | K BIN KASMAYUDIN | SAG Kalex | 2:02.886 | +4.465 |
REC | T LÜTHI | interwetten Suter | 1:58.711 | 163.1km/h |
MV | J ROBERTS | American Kalex | 1:58.421 | 163.5 km/h |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |