Suzuki promete união após saída de Brivio e descarta buscar novo chefe fora

Líder do projeto da Suzuki na MotoGP, Shinichi Sahara reiterou o choque com a saída de Davide Brivio, mas avaliou que a equipe não vai perder o rumo sem o italiano

A Suzuki não planeja buscar fora da equipe um substituto para Davide Brivio. Líder do projeto da fábrica japonesa na MotoGP, Shinichi Sahara disse acreditar que fábrica japonesa é capaz de encontrar uma solução interna.

Na semana passada, a Suzuki comunicou a saída de Brivio, que aceitou um novo “desafio profissional”. A expectativa é de que o italiano vá trabalhar na Alpine, na Fórmula 1, mas o anúncio formal ainda não foi feito.

Assim como fez no dia do anúncio, Sahara admitiu que foi pego de surpresa com a decisão de Davide, mas considerou que a equipe sabe o que fazer para se manter entre os ponteiros.

Shinichi Sahara garantiu Suzuki focada na defesa do título (Foto: Suzuki)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2020, a Suzuki encerrou um jejum de 20 anos ao conquistar o título da classe rainha do Mundial de Motovelocidade com Joan Mir, que encerrou a campanha com 13 pontos de vantagem para Franco Morbidelli, o vice.

“Foi uma notícia chocante”, resumiu Sahara. “Eu realmente aprecio o que Davide fez desde que se juntou à Suzuki. Ele chegou no início, com um projeto recém-criado que foi crescendo até se tornar uma equipe top. Com certeza, estamos afetados por isso, mas não acho que vamos perder o rumo sem ele, pois sempre olhamos para as coisas da mesma maneira e concordamos na direção a seguir. Também temos um staff de especialistas para nos ajudar. Confio plenamente na estrutura da equipe que temos e no resto das pessoas que nos ajudaram a crescer”, sublinhou.

Questionado sobre como a Suzuki se sente após o anúncio, Sahara respondeu: “Quando Davide disse para a equipe, todos ficaram chocados, claro. Mas logo voltamos nossas mentes para os próximos passos para superarmos essa situação juntos. Seremos mais unidos do que nunca, pois todos nós amamos esta marca, esta equipe, e vamos dar 150% para seguir com os novos desafios da melhor maneira”.

Sahara considera, no entanto, que a saída de Brivio não vai afetar o trabalho de Mir e da Suzuki na defesa do título da MotoGP.

“Na minha opinião, isso não deve afetar em nada a partir de agora. Vamos trabalhar como sabemos e ainda mais do que antes, já que agora somos campeões mundiais. Nossa atitude nunca mudou: vamos focar na luta pelo título mais uma vez com nossos dois fortes pilotos: Mir e Rins”, garantiu.

O dirigente considerou, também, que os pilotos ao serão afetados pela mudança na gestão da equipe.

“Não vai afetar a habilidade de nossos pilotos de lutarem pelo campeonato. Já somos campeões e temos dois jovens, talentosos e grandes pilotos. Eles sabem como lidar com os problemas ou situações difíceis e lidar com a pressão o tempo todo. Não estou nem um pouco preocupado neste ponto de vista. Os dois são super profissionais e estão prontos para o campeonato de 2021”, afirmou.

Ainda, Shinichi explicou que a reestruturação do time é uma constante e seria assim ainda que Brivio permanecesse no comando.

“Como procedimento padrão, sempre é necessário refinar a estrutura do time para extrair o máximo de performance de cada membro, mesmo sem a saída de Davide. Mas acho que todos são profissionais o bastante e têm o conhecimento para seguir o melhor caminho possível”, defendeu.

Por fim, Sahara explicou que a Suzuki vai buscar uma solução caseira ao invés de ir ao mercado de trabalho em busca de um novo dirigente.

“Acho que podemos lidar com a situação com as pessoas de dentro da Suzuki. Esta é a melhor maneira para nós”, opinou. “Sabemos quem somos, como trabalhamos, como interagimos e do que precisamos. Não vamos buscar um chefe de fora agora. Vamos tentar administrar nós mesmos”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
+ Do título à decepção: sem Brivio, Suzuki perde peça-chave da reconstrução na MotoGP

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube