Arbolino supera López no molhado e vence reduzido GP da Argentina na Moto2

Tony Arbolino foi insistente o bastante para aproveitar um erro de Alonso López e vencer o GP da Argentina de Moto2

Tony Arbolino foi insistente o bastante para aproveitar um erro de Alonso López e assumir a ponta da prova a três voltas para o fim do GP da Argentina de Moto2. O piloto da Marc VDS segurou o espanhol nos últimos minutos para vencer a etapa sul-americana mais de 0s6 à frente. O italiano assume a liderança do campeonato com 41 pontos.

Com o #21 atrás, Jake Dixon, que teve boa largada e chegou a liderar, foi quem completou o pódio. Arón Canet foi punido por queimar largada e tomou dupla volta longa de punição. Ainda assim, terminou em quarto, à frente de Sergio García.

Tony Arbolino venceu na Argentina (Foto: Marc VDS)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Darryn Binder, Somkiat Chantra, Filip Salac, Albert Arenas e Sam Lowes completam as dez primeiras posições.

A largada da MotoGP para o GP da Argentina está marcado para as 14h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Argentina de Moto2:

A Moto2 começou com um corte: por causa das condições da pista e da ausência total de treinos nestas circunstâncias, a direção de prova optou por reduzir a distância da corrida, que caiu de 21 para apenas 14 giros.

Antes da largada, o céu estava bastante nublado, mas a temperatura tinha subido discretamente em comparação com o início da Moto3. Os termômetros mediam 18°C, com a pista chegando a 21°C. A umidade relativa do ar era de 57%, com o vento soprando a 5 km/h.

Assim como na classe menor, a escolha de pneus foi uniforme: todos com os calçados de chuva. Na dianteira, o Ms2. Na traseira, o Val3.

No apagar das luzes em Termas de Río Hondo, foi Arón Canet quem saiu melhor e tomou a ponta, com Jake Dixon aparecendo em terceiro, diante de Manuel González, Somkiat Chantra e o pole Alonso López.

Largada da Moto2 na Argentina (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, Dixon foi para cima de Canet e tomou a ponta, com López passando Chantra para ser quarto.

López seguiu escalando e tentou passou Canet, que segurou. Na segunda tentativa, porém, Alonso passou, para se instalar a 0s4 do ponteiro.

A direção de prova, então, anunciou uma dupla volta longa a Canet, por ter queimado a largada.

Na terceira volta, López tomou a ponta de Dixon com uma bela manobra, deixando o britânico para se defender da pressão de Canet, que ainda tinha sanção a cumprir. Arón, aliás, passou em seguida.

López foi pressionado por Arblino, mas conseguiu manter a ponta (Vídeo: MotoGP)

Quando Canet foi cumprir a punição, Arbolino avançou para terceiro, mas logo ganhou uma posição a mais, passando Dixon para ser segundo. Darryn Binder veio para a quarta colocação, diante de Canet.

Uma vez na ponta, López passou a abrir vantagem. Na quarta volta, a margem já era de 0s8, mas Arbolino vinha rápido para cortar a diferença.

Após cumprir a segunda volta longa, Canet caiu para quinto, perdendo muito pouco tempo com as advertências.

López deu escorregada na pista traiçoeira e perdeu um pouco de vantagem, mas seguia com mais de 0s5 de frente para Arbolino. Dixon era o terceiro, com Canet já aparecendo em quarto após passar Binder.

Na volta 6, Arbolino colou em López e passou a pressionar pela ponta. Dixon também estava por lá e ficou cercando para buscar um ponto de ultrapassagem.

Alonso, então, forçou o ritmo mais uma vez, voltando a abrir vantagem de cerca de 0s4. Tony, contudo, não deixou por menos e recortou de imediato, mesmo que sem conseguir uma aproximação tão destacada.

López, porém, fez em 1min52s191 a melhor volta da corrida e conseguiu se afastar 0s878 de Arbolino. O italiano, por sua vez, tinha se distanciado apenas ligeiramente de Dixon. O pai da recém-nascida Summer Rose, porém, tinha mais de 3s2 de frente para Canet e podia focar apenas no que acontecia diante dele.

Ainda que López tenha conseguido se distanciar, Arbolino voltou a reduzir a vantagem, aproveitando para se afastar 0s3 de Dixon.

Faltando só quatro voltas para o fim, Arbolino voltou a se aproximar, aproveitando uma escapadela de López. Assim, a diferença caiu para 0s2. Dixon seguia por perto, mas com 0s5 de atraso para o titular da Marc VDS.

Mais atrás, Sergio García aparecia em sexto, apenas na segunda categoria intermediária.

Na passagem seguinte, López errou de novo, e Arbolino aproveitou a porta aberta para passar e assumir a liderança. Dixon já vinha bem mais perto, tentando aproveitar qualquer bobeada.

Arbolino conseguiu se afastar na última volta para assegurar a vitória (Foto: Reprodução)

Tony conseguiu impor um ritmo sólido e abriu mais e mais em reação a López, que também tinha se afastado de Dixon. A margem entre eles era de cerca de 0s5.

Na abertura da volta final, a vantagem de Arbolino caiu para pouco mais de 0s3, mas o italiano voltou a se afastar no miolo, assegurando a vitória. Mais atrás, García passou Binder e tomou a quinta colocação.

Moto2 2023, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Corrida:

1T ARBOLINOMarc VDS Kalex26:26.60614 voltas
2A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+0.663 
3J DIXONAspar Kalex+1.961 
4A CANETPONS Kalex+7.769 
5S GARCIAPONS Kalex+11.954 
6D BINDERIntactGP Kalex+12.274 
7F SALACGresini Kalex+13.100 
8S CHANTRATeam Asia Kalex+12.758 
9A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+13.649 
10S LOWESMarc VDS Kalex+14.107 
11M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+15.581 
12P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+16.913 
13C VIETTIFantic Kalex+17.135 
14J ROBERTSItaltrans Kalex+25.871 
15F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro+27.388 
16J TORRESAspar Kalex+31.901 
17J ALCOBAGresini Kalex+32.583 
18Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+33.523 
19B BALTUSRW Kalex+33.755 
20S MINAMIMOTOVR46 Master Camp Kalex+33.918 
21B GOMEZFantic Kalex+48.220 
22B BENDSNEYDERSAG Kalex+49.932 
23L DALLA PORTASAG Kalex+55.187 
24M RAMÍREZForward+55.414 
25D FOGGIAItaltrans Kalex+55.564 
26R SKINNERAmerican KalexNC 
27D SANCHIS ForwardNC 
28S KELLYAmerican KalexNC 
“Bonitinha, mas ordinária”: nova MotoGP diverte, mas deixa saldo negativo | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.