Vitória de Rins em Austin é 1ª da Honda sem ser com Marc Márquez desde 2018

Álex Rins não só tirou a Honda de um jejum de mais de 500 dias sem vitórias na MotoGP, como também ajudou a equipe a quebrar outra marca: a de ter outro piloto sem ser Marc Márquez no degrau mais alto do pódio — algo que não acontecia desde o GP da Argentina de 2018

Se o triunfo de Álex Rins no GP das Américas deste domingo (16) representou o fim do jejum de 539 dias sem vitórias da Honda na MotoGP, outra marca ainda mais longínqua também caiu por terra em Austin: desde o GP da Argentina de 2018, a fabricante japonesa não sabia o que era ver outro piloto além de Marc Márquez no degrau mais alto do pódio.

Na ocasião, a corrida realizada em Termas de Río Hondo foi vencida por Cal Crutchlow. Coincidentemente, o britânico também defendia a satélite LCR, assim como o #42, e a vitória na Argentina foi a sua terceira na classe rainha. Crutchlow recebeu a bandeirada em primeiro após largar apenas em décimo. Johann Zarco foi o segundo e Rins fechou o pódio.

Álex Rins venceu o GP das Américas (Foto: MotoGP)

Márquez esteve no grid da corrida argentina, mas foi apenas o 18º — a prova, aliás, foi daquelas para o hexacampeão apagar da memória: primeiro, Marc teve de cumprir um ‘ride through’ pela confusão na largada, já que a RC213V do #93 apagou, mas em vez de seguir o regulamento, levantar o braço e aguardar ajuda para deixar o grid, o piloto desceu da Honda, empurrou o protótipo pela pista, ligou a moto no tranco e voltou à sua posição original como se nada tivesse acontecido.

Para completar, como precisou correr atrás do prejuízo, o espanhol foi com tudo para cima de Valentino Rossi a quatro voltas do fim, forçou o #46 para fora da pista e causou a queda do italiano, o que lhe rendeu mais uma punição: o acréscimo de 30s ao tempo de prova.

Com a vitória neste domingo, Rins subiu para terceiro na classificação da temporada 2023 da MotoGP. Marco Bezzecchi lidera, seguido de Francesco Bagnaia — que mais uma vez caiu quando liderava até com tranquilidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.