Yamaha anuncia entrada na Moto2 em 2022 em parceria com VR46

A Yamaha divulgou neste sábado (13) que fez parceria com a VR46 e transformará o projeto bem-sucedido 'Master Camp' em equipe no grid da Moto2 em 2022

Pol Espargaró escapou na curva 13 durante o TL3 e sofreu forte queda (Foto: DAZN)

A Yamaha VR46 Master Camp, um projeto de desenvolvimento de jovens pilotos idealizado pelo nove vezes campeão mundial da MotoGP, Valentino Rossi, em parceria com a Yamaha, dará um passo importante em 2022: eles farão parte do grid da Moto2 a partir do ano que vem.

A nova equipe Yamaha VR46 Master Camp é de propriedade total da marca nipônica, mas terá gerenciamento da VR46, numa parceria que já dá certo por longos cinco anos. O time será chefiado por Gelete Nieto, filho de Ángel Nieto e irmão de Pablo Nieto, que gerencia a equipe oficial da VR46, e terá Keminth Kubo, piloto tailandês de 22 anos, que participou da etapa na Catalunha em 2021, e Manuel González, espanhol de 19 anos que corre pela WorldSSP desde 2020, como sua dupla oficial de pilotos.

LEIA TAMBÉM
Acosta conquista merecido título da Moto3 e cria expectativas para futuro no Mundial
Bagnaia domina rivais, alcança melhor fase e se coloca como um dos favoritos para 2022

O tailandês Keminth Kubo será um dos pilotos oficiais da Yamaha VR46 Master Camp (Foto: Yamaha)

“O projeto Yamaha VR46 Master Camp tem sido muito bem-sucedido desde o seu lançamento, em 2016. Começamos com o programa de treinamento semestral de 5 dias em Tavullia que visa apoiar e nutrir jovens talentos da Yamaha Racing. Em 2017, o Master Camp iniciou a sua própria equipe, a FIM CEV Moto3, que passou para a classe FIM CEV Moto2, em 2019. Kubo é graduado na 5ª edição do Master Camp e piloto do Master Camp CEV, enquanto Gonzalez é um piloto da WorldSSP que faz parte do programa da Yamaha Motor Europe”, disse Keitarou Horikoshi, diretor-executivo da divisão de esportes da Yamaha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Yamaha, VR46 e à Thai Yamaha Motor por me apoiarem na realização do meu sonho. Poder competir na Moto2 me dá grande entusiasmo. Tem sido o meu objetivo ao longo da minha carreira. Claro, haverá muitos desafios, mas farei o meu melhor. Espero sinceramente que no futuro ainda tenha o seu apoio”, disse Kubo.

“Estou muito feliz por este novo projeto e pela grande oportunidade que recebi. Será um grande passo para a minha carreira. Vou aprender muito e me divertir. Vou dar o máximo para crescer neste universo. Um grande ‘obrigado’ à Yamaha e à VR46 por acreditarem em mim”, completou González.

Com sede oficial em Tavullia, o treinamento aplicado no VR46 Master Camp foi desenvolvido para aumentar as habilidades de pilotagem, melhorar o controle de motocicletas e aprender a escolher a melhor trajetória, tudo isso executando exercícios a bordo das Yamaha R3 e YZ250F, bicicletas e karts, sempre aprofundando o conhecimento técnico e criando mecanismos para motivar os jovens pilotos.

Já passaram mais de 23 participantes pela academia VR46 Master Camp, todos adolescentes que correm em vários campeonatos com a YZF-R25 e o YZF-R3 em países como Austrália, Canadá, Finlândia, França, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Países Baixos, Tailândia e Ucrânia.

A recém-formada Yamaha VR46 Master Camp Team fará a sua estreia na Moto2 no primeiro teste oficial de inverno em Valência, que será realizado entre 3 a 4 de fevereiro de 2022.

MOREIRA CONQUISTA VAGA NA MOTO3 PARA 2022 E COLOCA BRASIL NO MUNDIAL | GP às 10

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.