Yamaha apresenta M1 de Quartararo e Rins para manter retomada na MotoGP 2025

A Yamaha apresentou os equipamentos de Fabio Quartararo e Álex Rins para a próxima temporada da MotoGP mantendo o sonho de reencontrar o caminho das glórias depois de anos complicados no grid

A Yamaha tornou-se mais uma equipe a exibir o equipamento para a próxima temporada da MotoGP, nesta sexta-feira (31), durante evento realizado em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Sem grandes mudanças na pintura, a montadora japonesa apresentou a M1 que será pilotada por Fabio Quartararo e Álex Rins em 2025.

O ano, aliás, promete seguir a reformulação da Yamaha. Apesar de manter a pintura e a dupla de pilotos, o tipo segue o desenvolvimento da moto que não vence desde 2022 na MotoGP e que sequer chegou ao pódio no último certame. Para isso, ganhou a chegada da Pramac, equipe satélite que promete ajudar nas atualizações do equipamento.

Outra grande mudança na Yamaha foi a saída de Lin Jarvis. Chefe da montadora na MotoGP desde 1999, o diretor saiu do comando da divisão de corridas e passou o bastão para Paolo Pavesio, que já atuou como diretor de marketing e esporte a motor, possuindo vasta experiência interna na fábrica de Iwata.

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Fabio Quartararo segue coma Yamaha em 2025 (Foto: Yamaha)

Entre os pilotos, porém, a marca dos três diapasões manteve a base. Fabio Quartararo segue como líder do projeto. Campeão em 2021 e grande responsável pelos bons resultados nos últimos anos, o francês carrega a responsabilidade de evoluir depois do modesto 13º lugar no último campeonato.

Álex Rins, por outro lado, espera melhor sorte na MotoGP. Marcado por muitas lesões nos últimos dois anos, estreou na Yamaha em 2024, mas chegou a perder três corridas por conta de acidentes graves e enfrentou dificuldades para compreender o ritmo da M1. Mesmo assim, ganha mais uma nova chance da montadora japonesa.

No último Mundial de Construtores, a Yamaha ficou na penúltima colocação, com apenas 124 pontos conquistados, à frente apenas da rival Honda, mas bem distante da campeã Ducati, que fez 722 tentos. No Mundial de Equipes, ainda salvou um oitavo lugar, mas espera melhorar ainda mais.

Por isso, a Yamaha está investindo em uma nova tentativa de recuperação. A marca japonesa, a única ainda utilizando motores em linha de quatro cilindros na categoria, intensificou os esforços no desenvolvimento do motor V4 e esperar testá-lo antes do começo da temporada 2025.

A nova unidade de potência é uma alternativa ao motor que equipa a YZR M1 desde o início da era MotoGP. Com a chegada de engenheiros e técnicos, incluindo algumas contratações vindas da Ducati e o ex-consultor de motores da Fórmula 1Luca Marmorini, a Yamaha tem trabalhado no novo motor desde meados desta temporada. Ainda não há, porém, expectativa de estreia oficial da nova unidade de potência.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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