Yamaha também copia Ducati e testa ‘cauda de estegossauro’ em Valência

Ducati, Suzuki, Honda e agora Yamaha. Foi a vez da equipe de Iwata apresentar a atualização aerodinâmica — que não é tão novidade assim — na YZR-M1 para Valência

Ducati, Suzuki, Honda e agora Yamaha. Foi a vez da equipe de Iwata apresentar uma atualização aerodinâmica na YZR-M1 para Valência. A novidade, contudo, não é exatamente autoral e mais parece uma cópia da cauda de estegossauro introduzida pela Ducati em agosto passado, durante o fim de semana do GP da Grã-Bretanha.

Em outubro, a Honda já havia aparecido com a mesma inovação. Agora, na manhã deste sábado (5), foi a vez da Yamaha testar o equipamento. Possivelmente, as equipes optaram por esta nova peça numa tentativa de interromper o fluxo de ar para as motos que vêm atrás, dificultando ainda mais uma eventual aproximação dos rivais e, consequentemente, tentativas de ultrapassagens.

WEB STORY
🔁 Bagnaia x Quartararo: a matemática do título da MotoGP
🔁 Ducati x Yamaha: duelo de titãs na decisão da MotoGP 2022
🔁 Bagnaia x Quartararo: o perfil dos candidatos ao título da MotoGP 2022

O uso de asas para melhorar a aerodinâmica não é muito comum na MotoGP, e a novidade da Ducati com certeza repercutiu nos bastidores. Nos últimos anos, a marca italiana foi responsável por muitas novidades nas motos e, apesar de costumeiramente atacada pelas inovações, é também tradicionalmente copiada pelos adversários. Foi assim, por exemplo, com os dispositivos que ajustam a altura da moto, tanto na dianteira quanto na traseira.

Honda, contudo, não foi a primeira equipe a seguir a Ducati com asas traseiras. No fim do mês passado, em Motegi, a Suzuki apresentou uma versão própria, mas a casa de Hamamatsu foi mais criativa e surgiu com um layout de ‘orelhinhas de coelho’.

A classificação da MotoGP em Valência está marcada para sábado, às 10h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.