GP3: em Monza, Ellinas bate Abt no final e Evans fica com título por dois pontos de vantagem

Daniel Abt precisava da vitória em Monza para ficar com o título da GP3, mas foi batido por Tio Ellinas no final e viu Mitch Evans encerrar a temporada com dois pontos de vantagem na classificação

Daniel Abt chegou muito perto do título da GP3 neste domingo (9), mas foi batido por Tio Ellinas no final da corrida 2 em Monza e viu Mitch Evans sagrar-se campeão de 2012. O germânico era o único que podia impedir o triunfo do rival da MW Arden, mas precisava vencer e torcer para o neozelandês não pontuar.

Abt liderou parte da prova, enquanto Evans teve uma corrida problemática e despencou no grid após um furo no pneu. Com duas voltas para o final, no entanto, o piloto da Lotus GP foi ultrapassado por Ellinas, que disparou na ponta e cruzou a linha de chegada com 1s003 de vantagem.
 

Ellinas bateu Abt no final da corrida 2 em Monza (Foto: GP3/ Daniel Kalisz/LAT Photographic)


Com o resultado, Daniel chegou aos 149,5 pontos e perdeu o título para Evans por uma diferença de apenas dois pontos.

Giovanni Venturini largou na pole neste domingo e conseguiu manter a ponta. Evans teve um início mais complicado, escapando na primeira chicane, mas logo conseguiu se recuperar subindo para a 12ª colocação ainda nos primeiros minutos após largar do 25º posto.

Lewis Williamson e Vicky Piria também tiveram dificuldades com a primeira chicane e abandonaram a disputa logo no começo da prova. Abt, por outro lado, fez um bom início de corrida e saltou do oitavo para o quarto posto, passando a atacar os rivais pela ponta.

Mais atrás, Evans garantia dois importantes pontos na briga pelo título ao anotar a volta mais rápida da disputa quando assumiu a décima colocação. Na sequência, o neozelandês teve um furo no pneu e precisou parar para trocar os compostos, voltando para a corrida no fim do pelotão.

Na ponta, Abt e Ellinas disputavam a liderança após ultrapassarem Venturini. O trio andava junto, mas Tio já demonstrava uma ótima velocidade. Daniel conseguiu passar e assumir a ponta, mas com duas voltas para o fim perdeu a posição de honra para o cipriota.

Com o resultado, Abt somou 12 pontos e viu Evans, que completou a prova com o 20º posto, garantir o título por uma diferença de apenas dois pontos.

Evans ficou com o título por dois pontos de vantagem (Foto: GP3/ Daniel Kalisz/LAT Photographic)


Venturini ficou com o terceiro posto, 1s408 atrás de Ellinas. Marlon Stöckinger foi o quarto, seguido por Antônio Félix da Costa e Matias Laine. Robert Visoiu ficou em sétimo, à frente de Alice Powell, Kevin Ceccon e Alex Bundle.

Fabiano Machado completou a disputa no 16º lugar, 36s048 atrás do líder. A melhor volta do brasileiro foi registrada em 1min46s917. O piloto da Marussia Manor completou o campeonato na 20ª colocação e não pontuou durante a temporada.

GP3, Monza, corrida 2:
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.