GP3: Vainio mantém domínio e crava pole-position da primeira etapa no circuito de Hungaroring

Aaro Vainio segue dominante em Hungaroring. O jovem finlandês da Lotus assegurou a pole-position da primeira etapa húngara da temporada 2012 da GP3. Fabiano Machado larga em 23º

Na luta pelo título da GP3, Aaro Vainio deu um passo importante para a vitória neste sábado (28), na Hungria. O finlandês da Lotus manteve o domínio exibido na última sexta-feira e garantiu, até com certa tranquilidade, a pole-position da primeira etapa do fim de semana em Budapeste.

Assim como aconteceu na sexta-feira, Vainio levou a Lotus à ponta após bater o luso António Félix da Costa, da Carlin. O finlandês conquistou sua segunda pole na temporada ao cravar 1min36s052, 0s249 mais rápido que o jovem piloto de Portugal.

Aaro Vainio não teve dificuldades para garantir a pole na Hungria (Foto: GP3/LAT Photographic)

Entretanto, o adversário de Aaro na luta pelo título vai largar próximo: Mitch Evans, da MW Arden — equipe de Mark Webber e Christian Horner —, sai logo atrás do finlandês, em terceiro. O líder do campeonato cravou 1min36s381, 0s329 atrás do nórdico da Lotus. Ao seu lado vai largar o filipino Marlon Stockinger, da Arden.

David Fumanelli, companheiro de equipe de Evans na MW Arden, conquistou o quinto melhor tempo, superando Daniel Abt, da Lotus. Também correndo pela equipe aurinegra, Conor Daly garantiu o sétimo melhor tempo, sendo mais rápido que Kevin Ceccon. Matias Laine e Patric Niederhauser fecham o rol dos dez mais rápidos em Hungaroring.

Dois pilotos foram punidos por bloquearem a passagem de adversários na sessão classificatória. Além de Fumanelli, quinto do grid, Robert Cregan, 22º, vão perder três posições cada um no alinhamento inicial deste sábado.

Único brasileiro do grid da GP3 em solo magiar, Fabiano Machado, que corre pela Manor, vai largar em 22º no circuito de Budapeste, sendo seguido por Ethan Ringel, Vicky Piria, Cregan e Carmen Jordá, que fecha o grid húngaro na tarde deste sábado.

A largada da primeira etapa da GP3 em Hungaroring está marcada para 17h20, horário local (12h20 de Brasília).

GP3, Hungaroring, etapa 1, grid de largada:

 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube