Itália lidera quadro de medalhas do Motorsport Games. Brasil conquista prata

A Itália venceu o quadro geral de medalhas do Motorsport Games, as Olimpíadas do esporte a motor, realizada no circuito de Paul Ricard, na França. Delegação conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Brasil ficou com uma prata

A edição 2022 do Motorsport Games, espécie de Olimpíadas do esporte a motor, foi realizado no último fim de semana no circuito de Paul Ricard, em Marselha, na França. Ao fim dos 14 eventos disputados, a delegação da Itália terminou na liderança geral do quadro de medalhas. O Brasil ficou com uma medalha de prata, abrindo o grupo dos 13º colocados.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Durante quatro dias, 14 modalidades estiveram em disputa: Auto Slalom, Cross Car Jr, Cross Car Sr, Drifting, eSports, F4, GT, GT Sprint, Rali Histórico, Kart Endurance, Kart Slalom, Kart Sprint Jr, Kart Sprint Sr, Rali2. Rali4, Turismo. Foram 72 países envolvidos.

A Itália conquistou três medalhas de ouro, no Rali4, Rali Histórico e F4, além de uma medalha de prata, na GT Sprint, com Mirko Bortolotti, que acabou valendo a conquista, uma vez que a França também conquistou três ouros, mas teve de se contentar com o segundo lugar.

O quadro de medalhas do Motorsport Games 2022 (Arte: FIA)

Vale lembrar que o quadro de medalhas tem peso especial para a melhor colocação. Ou seja, conquistar um ouro, vale mais que qualquer soma de medalhas de prata e bronze, bem como conquistar uma prata vale mais que qualquer número de medalhas de bronze.

A terceira colocada foi a Bélgica, que teve dois ouros, uma prata e dois bronzes. Alemanha e Holanda tiveram dois ouros e uma uma, ao passo que o Reino Unido teve um ouro e um bronze. Austrália, Letônia e Peru ficaram com um ouro. O curioso foi que a delegação que mais ganhou medalha foi a Espanha, mas, com quatro pratas, quatro bronzes e nenhum ouro, ficou no décimo lugar. Tchéquia e Suécia, com uma prata e um bronze, ainda apareceram antes do Brasil.

A delegação brasileira ficou com uma prata e terminou empatada com Kuwait, Portugal, Eslováquia, Sri Lanka, e Turquia. A Polônia teve dois bronzes, enquanto Dinamarca, Estônia, Geórgia, Irlanda e Israel terminaram com uma medalha de bronze.

Gabriel Koenigkan conquistou prata no Motorsport Games (Foto: FIA)

A medalha brasileira foi conquistada por Gabriel Koenigkan. O kartista de apenas 13 anos ficou com a medalha de prata na classe Kart Jr. Koenigkan largou na pole, mas foi para fora da pista após uma briga por espaço. Apesar de receber a bandeirada no quarto posto, subiu ao segundo por conta de punições distribuídas no fim da corrida.

“Estou muito feliz com esse resultado, agradeço a CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo] pela oportunidade! Venci baterias, consegui segundos lugares, mas na final as coisas não aconteceram como a gente queria na pista, mas mesmo assim conseguimos a prata. Agradeço a todos que torceram e de alguma forma me apoiaram”, finalizou o piloto.

A delegação brasileira conquistou outros quatro top-10. Bruno Baptista foi sexto colocado no GT Sprint, Pedro Clerot foi sétimo na F4, nono lugar para Igor Rodrigues no eSports e para a dupla Bruno e Adalberto Baptista no GT.

Depois das competições, a FIA ainda anunciou que Valência será sede do Motorsport Games em 2024.

LEIA MAIS
+ Interdições ilegais em rodovias causam impacto na F1. Ferrari fica parada no trânsito

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.