8ª ETAPA |11 de janeiro
Salta (ARG) a Belén (ARG)
Deslocamento: 766 km
Trecho cronometrado: 393 km
Percurso total: 1.159 km
O Rali Dakar começou uma nova fase nesta segunda-feira (11) e, com ela, chegou ao fim o domínio da Peugeot. No início daquela que é considerada a etapa mais difícil da maior prova off-road do planeta, Nasser Al-Attiyah fez valer sua experiência e garantiu a vitória no primeiro encontro dos competidores com as dunas argentinas.
Atual campeão do Dakar na disputa entre os carros, o príncipe do Catar completou os 393 km da especial entre Salta e Belén em 4h12min23s, apenas 12s à frente de Carlos Sainz, que ficou com a segunda melhor marca nesta oitava especial da disputa. 31s atrás do #300, Stéphane Peterhansel ficou com o terceiro posto.
Nasser Al-Attiyah conquistou a primeira vitória da Mini em 2016 (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
Líder do Dakar na abertura dos trabalhos desta segunda, Sébastien Loeb viu sua
expectativa por uma semana difícil se confirmar da pior maneira possível. O multicampeão do WRC enfrentou alguns entreveros ao longo da especial, mas o pior deles veio a 30 km do fim, quando uma quebra o forçou a parar para tentar reparar o 2008 DKR. O sonho do título acaba por aqui para o experiente francês.
Praticamente o único piloto a brigar na cova dos leões da Peugeot, Al-Attiyah começou a segunda-feira em alta e chegou ao primeiro Way Point já na liderança, à frente de Loeb e Sainz.
No Way Point seguinte, o atleta olímpico já sustentava uma margem de 1min04s para Sébastien, com Sainz aparecendo com um atraso de 1min52s. Mikko Hirvonen vinha em quarto, confirmando a boa performance dos Mini no trecho entre Salta e Belén.
Peterhansel, por sua vez, não vinha lá em seus melhores dias. Cinco vezes campeão na disputa entre os carros, o #302 chegou ao segundo Way Point com mais de seis minutos de atraso para o líder da especial.
Sébastien Loeb despencou na classificação nesta segunda (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
O top-3 se manteve inalterado no CP1, com Hirvonen e Giniel De Villiers completando o top-5. Cyril Despres aparecia em sexto, com Peterhansel se afastando mais e mais da liderança.
Fora da briga pelo título após um problema ainda no início do Rali, Nani Roma chegou ao CP1 para tomar o quinto posto, colocando três carros da Mini nas primeiras cinco posições da tabela pela primeira vez no ano.
No fim da primeira parte da especial, Al-Attiyah se afastou mais e mais de Loeb, enquanto Hirvonen tomou a terceira colocação de Sainz.
A chegada ao trecho de dunas trouxe os primeiros problemas para Loeb. O francês ficou preso na areia, mas logo conseguiu sair, perdendo apenas alguns minutos.
Enquanto isso, Sainz ia encostando em Nasser, reduzindo para 1min29s a vantagem do piloto da Mini no Way Point 6. Peterhansel também se encontrou nas dunas e começou a reagir, se aproximando dos líderes.
Neste ponto da prova, os Toyota de Leeroy Poulter e De Villiers decidiram entrar na brincadeira de Mini e Peugeot, subindo para terceiro e quarto, respectivamente.
Mais adiante, no CP3, Al-Attiyah já estava sob constante pressão de Sainz, que vinha apenas 15s mais lento. Peterhansel era o terceiro, seguido por De Villiers e Loeb.
No último Way Point antes da linha de chegada, Carlos tomou a liderança de Al-Attiyah, abrindo 47s de margem. A Peugeot, entretanto, mal teve tempo de comemorar, já que Sébastien parou pouco depois.
Nos quilômetros finais, Nasser encontrou o que precisava para bater Sainz por 12s. Peterhansel, por sua vez, ficou em terceiro, apenas 31s atrás do ponteiro.
Restando 30 km para o fim do trecho cronometrado, Loeb e Daniel Elena tentavam reparar o 2008 DKR para chegar ao Bivouac de Belén e seguir no Dakar. A dupla conseguiu, mas com um tempo total de 5h20min32s, 1h08min09s depois de Al-Attiyah.
Depois de uma etapa sem problemas, Despres ficou com o quarto posto, 4min40s atrás de Nasser. Hirvonen fechou a especial em quinto, à frente de Nani Roma, Orlando Terranova, Poulter e Yazeed Alrajhi. 15min16s atrás do vencedor, Erik van Loon completou a especial com a décima marca.
Os brasileiros João Franciosi e Gustavo Gugelmin, que encararam uma verdadeira epopeia para chegar até Salta, completaram a especial em 5h28min29s e ficaram com o 35º posto.
Com o resultado desta segunda, Peterhansel assumiu o comando do Dakar, 2min09s à frente de Sainz. Al-Attiyah subiu para o terceiro posto, seguido por Hirvonen e Poulter. Loeb, por sua vez, desceu para a oitava colocação, 1h05min16s atrás do #302. Franciosi/Gugelmin tem a 41ª colocação.
Dakar 2016, Dia 9, Carros:
1
|
300
|
NASSER AL-ATTIYAH
MATTHIEU BAUMEL
|
CAT
|
X-RAID
MINI
|
4:12:23
|
|
2
|
303
|
CARLOS SAINZ
LUCAS CRUZ
|
ESP
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT
|
4:12:35
|
00:00:12
|
3
|
302
|
STÉPHANE PETERHANSEL
JEAN-PAUL COTTRET
|
FRA
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT
|
4:12:54
|
00:00:31
|
4
|
322
|
CYRIL DESPRES
DAVID CASTERA
|
FRA
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT
|
4:17:03
|
00:04:40
|
5
|
315
|
MIKKO HIRVONEN
MICHEL PÉRIN
|
FIN
|
X-RAID
MINI
|
4:19:05
|
00:06:42
|
6
|
304
|
NANI ROMA
ALEXANDRE HARO
|
ESP
|
X-RAID
MINI
|
4:22:34
|
00:10:11
|
7
|
310
|
ORLANDO TERRANOVA
BERNARDO GRAUE
|
ARG
|
X-RAID
MINI
|
4:24:00
|
00:11:37
|
8
|
319
|
LEEROY POULTER
ROBERT HOWE
|
RSA
|
TOYOTA SOUTH AFRICA
TOYOTA
|
4:24:29
|
00:12:06
|
9
|
305
|
YAZEED ALRAJHI
TIMO GOTTSCHALK
|
SAL
|
TOYOTA SOUTH AFRICA
TOYOTA
|
4:26:44
|
00:14:21
|
10
|
306
|
ERIK VAN LOON
WOUTER ROSEGAAR
|
HOL
|
VANLOON
MINI
|
4:27:39
|
00:15:16
|
11
|
307
|
VLADIMIR VASILYEV
KONSTANTIN ZHILTSOV
|
RUS
|
G ENERGY
TOYOTA
|
4:30:18
|
00:17:55
|
12
|
317
|
EMILIANO SPARTARO
BENJAMIN LOZADA
|
ARG
|
RENAULT DUSTER
RENAULT
|
4:30:22
|
00:17:59
|
13
|
327
|
JAKUB PRZYGONSKY
ANDREI RUDNITSKI
|
POL
|
ORLEN X-RAID
MINI
|
4:31:11
|
00:18:48
|
14
|
323
|
HARRY HUNT
ANDREAS SCHULZ
|
ING
|
ALL 4
MINI
|
04:31:50
|
00:19:27
|
15
|
301
|
GINIEL DE VILLIERS
DIRK VON ZITZEWITZ
|
RSA
|
TOYOTA SOUTH AFRICA
TOYOTA
|
04:36:24
|
00:24:01
|
30
|
314
|
SÉBASTIEN LOEB
DANIEL ELENA
|
FRA
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT
|
05:20:32
|
01:08:09
|
35
|
384
|
JOÃO ANTÔNIO FRANCIOSI
GUSTAVO GUGELMIN
|
BRA
|
MITSUBISHI PETROBRAS
MITSUBISHI
|
05:28:29
|
01:16:06
|
#GALERIA(5533)
VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR
determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Massa acha que terá passe valorizado em 2017 http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/massa-espera-ter-passe-valorizado-com-mudanca-nas-regras-da-f1-as-pessoas-vao-estar-em-busca-de-experiencia
Publicado por Grande Prêmio em Segunda, 11 de janeiro de 2016
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.