Insatisfeita, Mini dispensa Araújo e anuncia Atkinson como substituto pelo restante da temporada de 2012

Troca de pilotos na Mini. Descontente com os resultados e com a postura de Armindo Araújo, a montadora o dispensou e chamou o australiano Chris Atkinson para ocupar seu lugar. A reestreia de Atkinson no WRC acontecerá no próximo fim de semana, na Alemanha

Chris Atkinson completará um ciclo na temporada de 2012 do WRC. Anunciado pela Mini como substituto do luso Armindo Araújo pelo restante da temporada do Mundial, o piloto competirá, assim, pelas três montadoras que atuam diretamente na categoria neste ano. A “reestreia” acontecerá na Alemanha, no próximo fim de semana.

Atkinson participou de duas etapas em 2012. Ele disputou o Rali do México, pela Ford, e o da Finlândia, no começo deste mês, pela Citröen. No passado, ele representava outra marca, a Subaru, que deixou o certame no fim de 2008, em meio à crise econômica mundial, recém-eclodida. Desde então, o australiano fez apenas aparições esporádicas no Mundial.

Chris Atkinson completará um ciclo quando pegar a estrada de Mini no GP da Alemanha (Foto: WRC)

A dispensa de Araújo reflete a insatisfação da Mini com seu rendimento no campeonato. O português precisa, na opinião do chefe da equipe, Bruno di Pianto, precisa “recuperar o foco”.

“Depois da reunião pós-Rali da Finlândia e de outras conversa com Armindo desde que voltamos para casa, decidimos que o melhor para ele seria fazer uma pausa, relaxar e recuperar o foco no esporte e em sua postura”, declarou o dirigente da Mini.

“A decisão não foi fácil e foi tomada levando em consideração aspectos puramente esportivos”, assegurou Di Pianto. “Não se tratou de uma decisão pessoal e todos na equipe desejam o melhor para o futuro de Armindo”, acrescentou.

Novo primeiro piloto da Mini já a partir da etapa germânica do WRC, Atkinson, que subiu ao pódio seis vezes e liderou 40 estágios enquanto piloto da Subaru, afirmou estar “muito feliz por voltar ao Mundial como primeiro piloto para uma grande marca pelo restante da temporada de 2012”.

“Eu amo o asfalto, então é bom saber que em três dos cinco eventos que restam são neste tipo de superfície”, declarou o australiano, que completou: “Espero levar vantagem por toda a minha experiência nos ralis que restam nesta temporada”.

13º colocado no campeonato, Araújo somou apenas 11 pontos em oito etapas e é o pior entre os pilotos que disputam regularmente o WRC. O melhor resultado de Atkinson foi um quinto lugar, em 2008.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube