Loeb aproveita problema de Al-Attiyah para comandar trinca da Peugeot no quarto dia de Dakar nos carros. Peterhansel é líder

Sébastien Loeb conseguiu sua primeira vitória em etapa da edição 2018 do Rali Dakar neste terça-feira. Ele aproveitou abandono de Cyril Despres e problemas no carro de Nasser Al-Attiyah para triunfar, enquanto Stéphane Peterhansel, o líder geral, ficou em 3°, com Carlos Sainz chegando na segunda colocação

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

4ª ETAPA | 9 de janeiro
San Juan de Marcona (PER) – San Juan de Marcona (PER)
 
Trecho cronometrado: 330 km

Percurso total: 444 km

Sébastien Loeb triunfou entre os carros na quarta etapa do Rali Dakar, nesta terça-feira (9) em percurso disputado completamente na cidade de San Juan Marcona, no Peru. Foi o primeiro triunfo de Loeb nesta edição do Dakar – em etapa que tirou da briga um dos favoritos e complicou os planos aquele que mais havia vencido até aqui.

Outro que aproveitou problemas dos rivais foi Stéphane Peterhansel. O francês, que assumiu a liderança na última segunda, a manteve nesta terça graças à terceira colocação. A trinca da Peugeot foi completada por Carlos Sainz, segundo.

O abandono de Cyril Despres, que era o vice-líder da competição entrando nesta terça e campeão do Dakar nas motos em cinco oportunidades, porém, é que foi o momento de destaque no dia.

Despres teve problemas na suspensão de seu Peugeot e furou o pneu direito traseiro no km 180, após colidir com uma pedra. Ele e David Castera, copiloto, tentaram consertar o veículo, mas não foi possível, trasnformando o momento em seu último no rali.

Cyril Despres (Foto: Twitter/Dakar)

Além de Despres, outro a sofrer no dia, mas em menor proproção, foi aquele que entrou na quarta etapa como líder: Nasser Al-Attiyah. O catari perdeu cerca de uma hora após problema mecãnico sofrido no km 204. Chegou 54 minutos após Loeb e despencou para quase uma hora atrás do líder Peterhansel na classificação.

Enquanto isso, a trinca da Peugeot brigou muito pela vitória. Loeb liderou a maior parte da etapa, a mais longa do rali até aqui, mas chegou a perder a primeira colocação paa Peterhansel no penúltimo trecho, antes de recuperá-la na parte final.

Na parte final, também, Peterhansel cedeu a segunda colocação para Sainz, que chegou a 1min35s de Loeb. Peterhansel ficou a 3min do líder e agora sua liderança é de 7 minutos sobre Loeb e de 13 minutos sobre Sainz.

O título dificilmente sai deste trio, já que Al-Attiyah, mesmo distante, ainda é o quarto colocado no geral.

#GALERIA(8259,166601)
Nos caminhões, mais uma vez a vitória ficou com Eduard Nikolaev, seguido de Federico Vilagra. O russo terminou a etapa 27 minutos à frente do argentino e, assim, abriu boa vantagem na liderança geral. Ele tem 12h22min27s no total, contra 12h59min22s do rival sulamericano.

Na competição do S&S, Patrice Garrouste completou a especial em 5h43min45s, cerca de 25min33s à frente do brasileiro Reinaldo Varela. Mais de 1h atrás, completou Léo Larrauri. Na classificação geral, Garrouste tem 1h56min22s de vantagem para Varela.

Na quinta-feira, o Dakar se move de San Juan de Marcona após dois dias e ruma para Arequipa, ainda no Peru.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube