Mini apresenta protesto acusando Peterhansel de reabastecer em local proibido durante oitava etapa do Dakar

A Mini apresentou um protesto contra Stéphane Peterhansel acusando o piloto da Peugeot de ter abastecido o 2008DKR em local proibido no trecho entre Salta e Belén. Multicampeão do Rali Dakar será ouvido pela direção de prova e, se punido, pode receber o acréscimo de seis horas ao seu tempo de prova ou até mesmo ser desclassificado

O clima esquentou entre Mini e Peugeot após a oitava especial do Rali Dakar. Na segunda-feira (11), Nasser Al-Attiyah conquistou a primeira vitória de 2016 para a marca da BMW, mas o time do leão segue no comando da maior prova off-road do planeta, com Stéphane Peterhansel sustentando uma vantagem de 2min09s para Carlos Sainz. O catari tem apenas o terceiro posto, com 14 minutos de atraso.
 
Além de reagir no trecho cronometrado, a Mini decidiu levar a briga para fora da especial e registrou uma queixa contra Peterhansel ainda na segunda-feira, acusando o piloto da Peugeot de ter reabastecido o 2008DKR em uma zona não autorizada — a 180 km do fim da especial.
Mini acusa Stéphane Peterhansel de ter reabastecido em local proibido (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
Por conta da queixa, a direção de prova abriu uma investigação e vai ouvir Peterhansel na tarde desta terça. Se considerado culpado, o Mr. Dakar pode receber até seis horas de punição ou até mesmo ser desclassificação.
 
 Diretor-esportivo da Peugeot, Bruno Famin confirmou a queixa da Mini, mas afirmou que Peterhansel agiu dentro da legalidade, já que o reabastecimento estava previsto na planilha.
 
“Este reabastecimento foi legal, porque estava no road-book”, garantiu Bruno. “Não entendo a queixa e estamos esperando para descobrir mais”, concluiu.
 
Em seu segundo ano no Dakar, a Peugeot dominou a primeira semana de disputa e chegou ao dia de descanso em Salta, na Argentina, com três carros nas primeiras três colocações da tabela. O primeiro revés veio exatamente na oitava especial, quando Sébastien Loeb teve um problema ao cruzar um rio e perdeu mais de uma hora reparando o carro, despencando para o oitavo posto na tabela.

#GALERIA(5533)
 

VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR

determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube