Sainz revela conselhos e credita vitória do pai no Rally Dakar à “corrida inteligente”

Piloto da Ferrari, Carlos Sainz disse que o pai “foi mais esperto que todos os outros” para vencer no Dakar 2024. Espanhol ainda elogiou a Audi, que se prepara para disputar a Fórmula 1 em 2026

Mesmo sem ter vencido sequer uma etapa em sua 17ª participação no Rally Dakar, o veterano Carlos Sainz conquistou o quarto título da carreira na competição. E de acordo com seu filho, piloto da Ferrari na Fórmula 1, a consistência e a inteligência foram os grandes diferenciais para que o pai vencesse a edição de 2024. Sainz ainda elogiou a Audi, que venceu o Dakar pela primeira vez e agora vai focar seus recursos na F1, que passa a disputar a partir de 2026.

O dono do carro #55 da escuderia de Maranello viajou até a Arábia Saudita para comemorar a vitória do pai na última sexta-feira (19). Lá, o espanhol aproveitou para falar sobre os conselhos que deu ao agora tetracampeão antes do início da competição.

“Pedi para não forçasse todos os dias porque, no fim das contas, o Dakar é uma corrida de resistência, e ele gosta muito de ir ao limite”, disse Carlos. “Ele teve que se esforçar muito para vencer, mas foi mais esperto do que qualquer outro e administrou a corrida como só ele sabe fazer.”

“O Dakar foi perfeito, ele fez o Dakar mais inteligente que já o vi fazer na minha vida. Ele administrou a corrida com perfeição e mostrou que também é bastante experiente.”

Carlos Sainz celebrou a vitória com a família (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O piloto de 29 anos ainda falou sobre o orgulho de ver o pai vencer mais uma vez. “Você não consegue imaginar o orgulho de pai, de marido, de tudo. Aqui estão todos os seus melhores amigos, não apenas eu, e há todas as pessoas que o amam e o encorajam a cada momento.”

“Foi um Dakar muito longo, um Dakar muito difícil, com todos os tipos de terreno, todos os tipos de etapas. Houve de tudo, e ele conseguiu superar. Nas etapas principais também é onde ele se saiu melhor, e isso mostra que ele veio muito preparado, muito motivado.”

A Audi enfrentou uma série de problemas com o seu protótipo elétrico RS Q e-tron desde que chegou ao Dakar em 2022 e, por isso, poucos consideravam a fabricante alemã como a favorita para aquela que seria a sua temporada de despedida da competição principal do rali, já que a marca quer dedicar todos os recursos para 2026 na F1.

Sainz, que já teve seu nome ligado a uma possível mudança para o projeto dos alemães na categoria máxima do automobilismo, não deixou de elogiar o desempenho da Audi. “Foi um projeto muito ambicioso, mas a terceira vez foi o charme. Eles acertaram em cheio, fizeram um Dakar perfeito, tanto a Audi quanto ele, e acho que eles merecem porque fizeram uma corrida impressionante desde o primeiro dia”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.