Rovanperä confirma título do WRC 2022 com vitória no Rali da Nova Zelândia

Aos 22 anos e um dia, Rovanperä se torna o campeão mais jovem da história do Mundial de Rali com vitória na Nova Zelândia. O finlandês vence o título desta temporada com duas etapas de antecedência

Kalle Rovanperä não tomou conhecimento dos adversários e cravou, neste domingo (2), seu nome na história do Mundial de Rali ao se tornar o mais jovem campeão da categoria da história. Aos 22 anos e um dia de idade, o finlandês da Toyota foi inconstestável neste último dia de provas na Nova Zelândia e venceu, com o tempo de 2h48min01.4s.

Em segundo lugar, veio o francês Sébastien Ogier, quase 34.6s atrás do vencedor. Completando o pódio na Nova Zelândia, ficou o estoniano Ott Tänak, que era o principal perseguidor de Kalle na busca por este título.

A temporada 2022 de Rovanperä foi dominante do início ao fim, com seis vitórias – Suécia, Croácia, Portugal, Quênia, Estônia e Nova Zelândia – e o título inédito veio com duas etapas de antecedência e 64 pontos de vantagem para Tänak, restando Catalunha e Japão para encerrar o Mundial de Rali este ano.

Rovanperä se tornou o mais jovem campeão do Mundial de Rali em 2022 (Foto: WRC)

O finlandês supera o recorde que anteriormente era do escocês Colin McRae que, em 1995, venceu o WRC com 27 anos e 89 dias com o Subaru Impreza. Ele morreu em um acidente de helicóptero em 2007.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“É um grande alívio depois de uma temporada tão boa, finalmente estamos aqui. Foi uma pequena espera depois de alguns ralis difíceis, mas o maior agradecimento vai para a equipa, que fizeram este foguete este ano. Mesmo depois de tudo que passamos, eles acreditaram em nós e nos deram todo o apoio”, disse o campeão recém-coroado.

Jari-Matti Latvala, chefe de equipe da Toyota Gazoo Racing, falou sobre a importância de ter um campeão finlandês, afinal, era uma seca de 20 anos desde o título de Marcus Grönholm, em 2002. “É muito importante o que fez. É incrível para um jovem de 22 anos quebrar todos os recordes e conquistar o título do campeonato. Estou muito grato por ele ter feito isso, ele é um super-herói.”

A penúltima etapa do WRC acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, na Catalunha. A briga agora fica pelo vice-campeonato, com Ott Tänak (173) e Thierry Neuville (144) sendo os principais concorrentes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.